joaoreis00 Publicado Outubro 4, 2012 Share Publicado Outubro 4, 2012 (editado) Boas.Recentemente reparei o meu antigo aquário q tinha fugas e decidi-me a aprofundar o conhecimento sobre aquariofilia.Tenho alguma duvidas iniciais e preciso de ajuda!- o Aquário em questão leva uns 45 litros de agua (isto já com toda a decoração e equipamentos la dentro)- Aquecedor: Tetratec - Tetra HT 100- Filtro: Tetratec - Tetra IN 600 plus- Bomba de Ar: Tetratec AP80já tenho esses equipamentos á algum tempo e sei q abusei um pouco na compra deles já q são para aquários maiores! mas á partida quero investir mais tarde num de uns 60 a 80 litros.o objectivo é ter meia dúzia de peixes não mt grandes e por algumas plantas de baixa manutenção!Duvidas:vou precisas de usar a bomba de ar?!o Filtro tem 2 "andares" de filtragem mas só usam uma espécie de esponjas! é preciso tb filtrar a agua com algum filtro de carvão activo?!mais tarde vou postando fotos do aquário. por enquanto ainda só tem areão e está la o filtro a trabalhar pq a agua ficou toda turva! Editado Dezembro 23, 2012 por joaoreis00 Citar Feedback Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
cmam Publicado: Outubro 4, 2012 Share Publicado: Outubro 4, 2012 não precisas do carvão ativo para nada. O material que compraste também está bom, apesar de as matérias filtrantes serem poucas para tanta água. A bomba de ar não precisas para nada. Citar Carlos Marques Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
joaoreis00 Publicado: Outubro 4, 2012 Autor Share Publicado: Outubro 4, 2012 não precisas do carvão ativo para nada. O material que compraste também está bom, apesar de as matérias filtrantes serem poucas para tanta água. A bomba de ar não precisas para nada. estas a referir-te aos 45l do actual aquário ou ao futuro upgrade para 60/80l?! Citar Feedback Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
cmam Publicado: Outubro 4, 2012 Share Publicado: Outubro 4, 2012 mesmo do de 45. Por norma os filtros internos não tem espaço para colonificação de bactérias, por esse motivo não tem as matérias filtrantes que deviam e por isso a filtragem é deficiente. Para já serve desde que não tenhas muita carga orgânica na água mas quando tiveres o de 80l devias pensar em ter um filtro externo. vai pesquisando sobre a matéria. Citar Carlos Marques Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
joaoreis00 Publicado: Outubro 4, 2012 Autor Share Publicado: Outubro 4, 2012 mesmo do de 45. Por norma os filtros internos não tem espaço para colonificação de bactérias, por esse motivo não tem as matérias filtrantes que deviam e por isso a filtragem é deficiente. Para já serve desde que não tenhas muita carga orgânica na água mas quando tiveres o de 80l devias pensar em ter um filtro externo. vai pesquisando sobre a matéria. o objectivo é ir aprendendo agora o máximo possível assim com um aquário mais pequeno! tb já tinha pensado num exterior mas por enquanto quero manter-me com aquele! li por aí algures q ñ aconselham testes de PH por fitas. aconselham alguma loja online com bons preços de coisas para aquários?! Citar Feedback Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
cmam Publicado: Outubro 4, 2012 Share Publicado: Outubro 4, 2012 em portugal tenho ideia que a pet4you é a loja mais barata mas sinceramente já tive problemas com eles por isso nunca mais lá faço compras. Mas no caso dos testes podes sempre comprar lá que é uma coisa que não dá problemas. O teste mais importante não é o do ph, procura antes o de amónia, nitritos e nitratos. O ph serve apenas para saberes quais são os peixes que servem para a tua água e para mais nada. Citar Carlos Marques Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
joaoreis00 Publicado: Outubro 5, 2012 Autor Share Publicado: Outubro 5, 2012 em portugal tenho ideia que a pet4you é a loja mais barata mas sinceramente já tive problemas com eles por isso nunca mais lá faço compras. Mas no caso dos testes podes sempre comprar lá que é uma coisa que não dá problemas. O teste mais importante não é o do ph, procura antes o de amónia, nitritos e nitratos. O ph serve apenas para saberes quais são os peixes que servem para a tua água e para mais nada. obrigado! para ter plantas de abaixa manutenção (tipo musgo) convém tb por substrato por baixo do areão?! é q por enquanto o aquário está cheio de agua mas só para ver se tem alguma fuga, mas vou ter de o esvaziar pq quero meter lá uns troncos e aproveitava q metia tb substrato! Citar Feedback Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
joaoreis00 Publicado: Outubro 28, 2012 Autor Share Publicado: Outubro 28, 2012 posso meter as plantas antes do ciclo de azoto estar completo?! Citar Feedback Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
cmam Publicado: Outubro 29, 2012 Share Publicado: Outubro 29, 2012 eu coloco sempre substrato fértil porque nao é caro e sempre dá alguns nutrientes ás plantas. ve o jbl aquabasis plus 2,5l é suficiente para tu. Plantas podem ir antes do ciclo á vontade. Citar Carlos Marques Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
joaoreis00 Publicado: Outubro 29, 2012 Autor Share Publicado: Outubro 29, 2012 eu coloco sempre substrato fértil porque nao é caro e sempre dá alguns nutrientes ás plantas. ve o jbl aquabasis plus 2,5l é suficiente para tu. Plantas podem ir antes do ciclo á vontade. então é esse q vou encomendar! tb vi na descrição q se aguenta por 3 anos! assim até da jeito q encomendo o substracto juntamente com as plantas e so gasto portes uma vez! Citar Feedback Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
cmam Publicado: Outubro 29, 2012 Share Publicado: Outubro 29, 2012 onde vais encomendar? ve lá onde compras as plantas. Há poucos sítios de qualidade. Citar Carlos Marques Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
joaoreis00 Publicado: Outubro 30, 2012 Autor Share Publicado: Outubro 30, 2012 vou mandar vir de " http://crystalred.eu/ " gostei mt do layout e explicação detalhada da maior parte dos produtos lá vendidos! parecem ser mt profissionais! PS: q peixe "resistente" devo comprar para completar o ciclo de azoto?! Citar Feedback Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
cmam Publicado: Outubro 30, 2012 Share Publicado: Outubro 30, 2012 a nível de plantas o melhor sitio é a aquaeden. Na crystalred é tudo bom menos o preço. É tudo demasiado caro. Não compres nenhum peixe para completares o ciclo, é assim tão urgente o ciclo estar completo? fazer um peixe sofrer só para completar o ciclo é mauzinho. Citar Carlos Marques Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
joaoreis00 Publicado: Outubro 30, 2012 Autor Share Publicado: Outubro 30, 2012 a nível de plantas o melhor sitio é a aquaeden. Na crystalred é tudo bom menos o preço. É tudo demasiado caro. Não compres nenhum peixe para completares o ciclo, é assim tão urgente o ciclo estar completo? fazer um peixe sofrer só para completar o ciclo é mauzinho. ok... vou então dar uma vista de olhos por esse site! o ciclo não é urgente! mas pelas minhas leituras pensei q fosse obrigatório ter lá o peixe! mas sendo assim vou fazer o ciclo sem ele Citar Feedback Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
joaoreis00 Publicado: Novembro 14, 2012 Autor Share Publicado: Novembro 14, 2012 Finalmente chegou o substracto e lá consegui por o projecto em marcha! Vou deixar aqui algumas fotos! ele já está cheio mas o tronco de videira lembrou-se de começar a boiar! suponho q agora tenha de absorver agua para voltar ao fundo do aquario! qd o tronco estiver no lugar dele tiro fotos do aquario já cheiro. falta depois mandar vir algumas plantas e ventosas para o filtro e termostato. Citar Feedback Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Alvaro Silva Publicado: Novembro 15, 2012 Share Publicado: Novembro 15, 2012 Boas Não te esqueças de dia sim,dia não colocares no aquário um pouco de comer dos peixes para ajudar o ciclo,têns que ter muita calma e deixa o ciclo completare-se,boa sorte. Cump; Álvaro Silva Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
joaoreis00 Publicado: Novembro 15, 2012 Autor Share Publicado: Novembro 15, 2012 Boas Não te esqueças de dia sim,dia não colocares no aquário um pouco de comer dos peixes para ajudar o ciclo,têns que ter muita calma e deixa o ciclo completare-se,boa sorte. Cump; Álvaro Silva ontem dediquei-me ás leituras sobre o ciclo de azoto. tinha lido á semanas a traz q acho q devia fazer TPA's mesmo durante o ciclo de azoto mas ontem nao encontrei nada sobre isso! devo mesmo fazer TPA's antes do ciclo estar concluido?! Citar Feedback Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
luizinho069 Publicado: Novembro 15, 2012 Share Publicado: Novembro 15, 2012 ontem dediquei-me ás leituras sobre o ciclo de azoto. tinha lido á semanas a traz q acho q devia fazer TPA's mesmo durante o ciclo de azoto mas ontem nao encontrei nada sobre isso! devo mesmo fazer TPA's antes do ciclo estar concluido?! Por acaso tb estou com a mesma duvida que tu... Citar http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=205972 Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
joaoreis00 Publicado: Novembro 16, 2012 Autor Share Publicado: Novembro 16, 2012 Por acaso tb estou com a mesma duvida que tu... hoje li numa thread aqui do forum q nas primeiras semanas não se deve fazer TPA's! Citar Feedback Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
luizinho069 Publicado: Novembro 16, 2012 Share Publicado: Novembro 16, 2012 hoje li numa thread aqui do forum q nas primeiras semanas não se deve fazer TPA's! Obrigado! Citar http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=205972 Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
joaoreis00 Publicado: Novembro 19, 2012 Autor Share Publicado: Novembro 19, 2012 Para Anubias e Musgo de Java preciso de qts Lumens?! chegam 400? Citar Feedback Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
cmam Publicado: Novembro 20, 2012 Share Publicado: Novembro 20, 2012 chegar acho que chega mas convinha teres mais um bocadinho tipo 1000 lumens. Citar Carlos Marques Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
joaoreis00 Publicado: Novembro 20, 2012 Autor Share Publicado: Novembro 20, 2012 (editado) chegar acho que chega mas convinha teres mais um bocadinho tipo 1000 lumens. Eish... As plantas pedem assim tanta luz??Ps: 5/6 horas de luz por dia chegam? Editado Novembro 20, 2012 por joaoreis00 Citar Feedback Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
cmam Publicado: Novembro 20, 2012 Share Publicado: Novembro 20, 2012 para 45 litros 1000 lumens não é nada de especial. é quase um led de 10w. põe 8 horas diárias para não teres carências. Eu já vi um aquário com anubias lindíssimas e sem luz artificial, o aquário estava numa divisão com boa iluminação solar indireta e elas cresciam saudáveis. Citar Carlos Marques Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
joaoreis00 Publicado: Novembro 20, 2012 Autor Share Publicado: Novembro 20, 2012 (editado) para 45 litros 1000 lumens não é nada de especial. é quase um led de 10w.põe 8 horas diárias para não teres carências. Eu já vi um aquário com anubias lindíssimas e sem luz artificial, o aquário estava numa divisão com boa iluminação solar indireta e elas cresciam saudáveis. 1000lumens servem para iluminar e bem a minha cozinha por isso é q eu estava a achar estranho. Como so estou a pensar meter anubias e musgos tinha comprado uma lampada led 3.2w q da a volta de 300/400lumen. Se bem q tenho la outra de 9w q debita uns 700lumen. Nao sabia q mesmo plantas de baixa manutençao precisavam assim de tanta luz... EDIT: Fui pesquisar um pouco e as plantas q estou a pensar meter precisam de uns 0.25W por litro. O Aquario leva 45l de agua, precisaria de uns 12W para o aquário inteiro mesmo fazendo as contas para o dobro daria qq coisa como uns 25W. Pelo q pesquisei uma lampada de 50W debitam á vota de uns 700/800Lumen (umas menos outras mais) mesmo usando metade daquela potencia (300/400L) continuo com uma boa margem. Acho q a de 3.2W é capaz de dar conta do recado Editado Novembro 20, 2012 por joaoreis00 Citar Feedback Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts