Recommended Posts

Publicado

Boa tarde,

Tenho o aquario montado hà pouco mais de 1 ano.

Tenho usado o Sera Bio-Nitrivec, bactérias nitrificantes.

Como o aquario está estabilizado, tem areia de fundo, uma rocha porosa e um bio filtro com ceramica, será necessário continuar a adicionar o produto (bio-nitrivec), cada vez que mudo a água? (já não o uso hà 2 meses...a amónia e nitratos apresentam valores correctos)

É que tenho a ideia, que mesmo sem a adição destas bactérias elas aparecem espontaneamente....(este é um produto novo e já existem aquarios hà centenas de anos...) será dinheiro mal gasto? Desnecessário?!

Também uso Sera Aquatan (acondicionador da água), pode também prescindir-se deste produto deixando a água da torneira repousar por 24 horas para evaporar o cloro, antes de introduzir a água no aquario?

Publicado:

Boas;

Não é necessario adicionar bacterias, elas apenas são usadas aquando da montagem do aqua para acelerar o ciclo...

Podes tambem usar quando lavas as materias de filtração biologica, fora isso esquece, é dinheiro deitado fora...

Relativamente ao acondicionador de agua, se deixares a agua repousar 24H tambem não necessitas de usar.

Publicado: (editado)

Boa noite,

Obrigado pela resposta.

Costumo lavar as materias de filtração biologica com água do aquario, penso que deste modo minimizo os riscos de perder a colónia de bactérias. Posso, nesta situação, tb não usar o bio-nitrivec?

Se o filtro por qualquer razão deixar de funcionar, quanto tempo dura a colónia de bacterias nesta situação...(embora submersas, não têm circulação de água. É que parece que já ouvi falar em 2 horas...penso que por causa da oxigenação....será?

Outra questão, As ceramicas têm algum "prazo" para serem substituidas?

Abraço,

JM

Editado por João Marques
Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!