João Marques Publicado Outubro 4, 2012 Publicado Outubro 4, 2012 Boa tarde, Tenho o aquario montado hà pouco mais de 1 ano. Tenho usado o Sera Bio-Nitrivec, bactérias nitrificantes. Como o aquario está estabilizado, tem areia de fundo, uma rocha porosa e um bio filtro com ceramica, será necessário continuar a adicionar o produto (bio-nitrivec), cada vez que mudo a água? (já não o uso hà 2 meses...a amónia e nitratos apresentam valores correctos) É que tenho a ideia, que mesmo sem a adição destas bactérias elas aparecem espontaneamente....(este é um produto novo e já existem aquarios hà centenas de anos...) será dinheiro mal gasto? Desnecessário?! Também uso Sera Aquatan (acondicionador da água), pode também prescindir-se deste produto deixando a água da torneira repousar por 24 horas para evaporar o cloro, antes de introduzir a água no aquario? Citar
CyberJ Publicado: Outubro 4, 2012 Publicado: Outubro 4, 2012 Boas; Não é necessario adicionar bacterias, elas apenas são usadas aquando da montagem do aqua para acelerar o ciclo... Podes tambem usar quando lavas as materias de filtração biologica, fora isso esquece, é dinheiro deitado fora... Relativamente ao acondicionador de agua, se deixares a agua repousar 24H tambem não necessitas de usar. Citar
João Marques Publicado: Outubro 4, 2012 Autor Publicado: Outubro 4, 2012 (editado) Boa noite, Obrigado pela resposta. Costumo lavar as materias de filtração biologica com água do aquario, penso que deste modo minimizo os riscos de perder a colónia de bactérias. Posso, nesta situação, tb não usar o bio-nitrivec? Se o filtro por qualquer razão deixar de funcionar, quanto tempo dura a colónia de bacterias nesta situação...(embora submersas, não têm circulação de água. É que parece que já ouvi falar em 2 horas...penso que por causa da oxigenação....será? Outra questão, As ceramicas têm algum "prazo" para serem substituidas? Abraço, JM Editado Outubro 4, 2012 por João Marques Citar
pascoalmiguel Publicado: Outubro 5, 2012 Publicado: Outubro 5, 2012 Exactamente, o nitrivec podes usar quando limpas o filtro e matéria filtrante de resto é deitar dinheiro fora!!! Citar
Recommended Posts