Recommended Posts

Publicado (editado)

Boas,

como alguns tiveram oportunidade de acompanhar, tenho andado a preparar um aquapor de 37,5 litros para montar o meu primeiro aquário de camarões com ADA New Amazónia II (daí o nome :) ).

Trata-se de um aquário em que vou usar um filtro de fundo com dois tubos elevadores e um filtro de esponja duplo, onde alterei a iluminação (adaptei barras de leds do IKEA), refiz a colagem dos vidros e que espero venha a dar-me algumas alegrias (que bem preciso...)

Eis uma foto tirada ontem à noite:

DSC_0162-2.jpg

Brevemente vai levar o substrato e será colocado a ciclar.

Em termos de flora, levará somente musgo.

Em termos de hardscape, alguns pedaços de madeira e talvez rocha vulcânica. Mas nada de muito relevante pois quero que haja muito espaço livre no substrato para tirar o máximo partido do mesmo.

Fica só a faltar adquirir um termoestato de 50w pois o resto vai ser com material que já tenho em casa. Ainda não sei se uso uma ou duas bombas de ar para alimentar os dois tubos elevadores e o filtro de esponja.

Logo se vê...

Editado por Paulo Lisboa
Publicado:

Para maximizar a capacidade que o substrato tem de condicionamento dos parâmetros da água.

Para além disso, fomenta a criação de bactérias.

É o meu primeiro aqua com este tipo de filtro.

Got my fingers crossed ;)

Publicado:

Boas Paulo

tens de me dizer onde arranjas-te esses filtros, tanto o de esponja como os de fundo = D

Vou montar um aquario novo e não era mal pensado visto que os camarões vão ser mesmo muito sensíveis!

Cumps

Publicado:

Então é assim:filtro de fundo: Jumbo tem mas só num tamanho. Não sei se te interessa.

Se precisares de outros locais, diz qualquer coisa que eu arranjo forma de ajudar.

Filtro de esponja: ebay...

Publicado:

Qual é? é para um cubo de 40cm.. deve chegar..

Tenho de explorar o ebay,tenho sempre receio desses sites, mas estou a ver que a malta aposta forte nisso!

Cumps

Publicado:

Para um cubo tens de optar por algo modular, ou seja, em pequenas peças de encaixar (como Legos :) ).

Os que a Aquapor tem são rectangulares e não podem ser cortados senão o substrato passa para debaixo da placa.

Publicado:

André, nota o seguinte.

As placas apoiam-se no fundo do aqua e têm abas a toda a volta que impedem que o substrato entre para a parte de baixo. Dessa forma, só a água passa, percebes?

Se as cortares para caberem no cubo, deixam de ter a aba de um dos lados e assim o substrato vai passar e acabará por ser puxado para dentro dos tubos elevadores. Imaginas a sujeira que isso seria, certo?

Ou seja, para um cubo de 40cm terias de comprar um Filtro Biolift PQ 38*17cm (vê aqui: http://www.aquapor.p...tros/fundo.html).

A parte menos boa é que mais de metade do fundo ficaria sem filtro de fundo, a menos que metesses dois (17*2=34cm).

Dessa forma ficavas com quase todo o fundo 'ocupado' mas também terás mais tubos elevadores de água para 'alimentar' com ar ;)

Gonthy, muito obrigado.

Desejo-te o mesmo!

Tenho acompanhado com interesse o teu Aquabee também!!!

Publicado: (editado)

Montado e a bombar.

Ainda sem 'decoração' alguma.

Fiz um vídeo mas não o consigo disponibilizar aqui porque o forum não funciona bem com vídeos colocados no photobucket...

Outras oportunidades virão...

Siga!

Editado por Paulo Lisboa
Publicado: (editado)

Tenho sim. Estou a fazer upload para lá agora.

Foi só um desabafo.

Quanto ao PVC, ainda não avancei.

Tenho tempo pois ainda estou à espera das placas de leds.

Não quero fazer a colagem dos perfis de pvc sem ter tudo pronto no que diz respeito ao interior. Ou seja, luz e tubo de ar para fazer TPAs mais facilmente.

Vou precisar de me mexer dentro da estrutura e por isso não quero meter mais nada que me possa atrapalhar.

Voltando a este, vou precisar de meter silicone nas extremidades das barras de luz.

Com as bolhas de ar, saltam muitos salpicos e aquilo fica perigoso...

Entretanto, já acabou o upload para o youtube. Não tem muito que ver há mais para memória futura...

Editado por Ricardo.Fonseca
Publicado:

Gostei ... :)

Se precisares de pedras, troncos, pedaços de madeiras , e anubias , avisa tenho cá muito disso.. Ah, e tambem de musgo fissidens fontanus que tambem há ..

Ab

PS esses Leds do IKEA ate se portam bem..

O meu aquario Stranix

O meu outro hobby A Fotografia

O meu nano The Secret World of Shrimps.

Publicado:

Paulo, tentei editar, foi o melhor que consegui. O teu texto estava com caracteres esquisitos.

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

Publicado:

Obrigado, Ricardo!

Isto não anda fácil... clico em POST e não funca em FF, tenho de clicar sempre em MORE REPLY OPTIONS (sei que está identificado e que aguarda resolução), não consigo apagar um post colocado por mim em tópicos que foram iniciados por mim, em FF não me aparece a barra de ferramentas de edição do post.. mas pronto...

Wesley, Obrigado a ti também mas vou primeiro colocar o que tenho cá em casa e depois logo falamos, se for MESMO necessário.

Quanto aos leds... vou ter de esperar para ver.

Aproveito para pedir feed-backs a marcas e modelos de bombas de ar baratas e silenciosas.

Das que tenho cá em casa, só uma se revelou suficientemente silenciosa para a usar.

A da Aquapor faz muito barulho.

Por isso, sugestões aceitam-se!

Publicado:

Eheim 400 é super silenciosa.

Tenho duas que te posso emprestar, mais outra que podes comparar o barulho "aquanova" 2x 200lt/h (400) e ainda... uma bomba de pistão que debita 2400 lt/h.

É uma questão de combinarmos.

Posso levar p a loja e passas lá, fica-te mais perto.

Abraço

RF

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

Publicado:

Tenho cá por casa 2 bombas de ar paradas, nunca as usei, foram-me oferecidas há mais de um ano, se as quiseres troco por umas futuras crias dessa bateria :naughty:

Publicado:

Ricardo, a eheim 400 será para a bateria mas cada vez mais me convenço que não vai chegar.

Neste ADA I tive de início a funcionar duas bombas que tinha cá em casa.

Uma aquapor que faz 90 L/H e outra Azoo que faz 72 L/H (ambas ao nível do aquário, mas tenho dúvidas que o rendimento real seja esse).

Acabei por desligar a da Aquapor devido ao barulho mas, enquanto estiveram a funcionar, o volume de ar pareceu-me bem.

Mas note-se que seriam uns teóricos 160 litros/hora.

Isto só testando na prática, pois tenho zero experiência nesta área.

Agradeço imenso a tua disponibilidade. Eu queria mesmo era perceber se este ou aquele modelo são boas compras ou não. E sim, não há melhor forma de o saber do que experimentá-las :)

Como te disse, aconselhado por ti e por mais gente, já avancei para a compra de um eheim 400 mas será destinada à bateria.

Para este, que tem uma exigência muito menor (dois tubos da placa de fundo + filtro de esponja), gostaria de encontrar algo mais em conta.

Um amigo comum tem uma AquaOne de 200 L/H e está satisfeito. Já a vi em funcionamento e pareceu-me bem.

Mas queria ver se encontrava algo mais em conta.

---------------------------------------------------------------------------

Brancaman, obrigado também pela disponibilidade.

Na tua proposta não me agrada estar a comprometer-me com algo que ainda não tenho, nem sei se vou ter, que é sucesso...

De qualquer forma, se forem silenciosas e poupadinhas (!!!), talvez se possa fazer negócio. :)

Publicado:

A questão aqui é mesmo experimentar e ver se funciona, como te disse anteriormente não tenho interesse na venda das bombas.

Abraço

RF

Publicado:

Compreendido! Parece-me muito bem.

Nesse caso, combinamos detalhes via MP, ok? :)

Publicado:

Certo, Abraço

RF