Paulo Lisboa Publicado Outubro 3, 2012 Publicado Outubro 3, 2012 (editado) Boas, como alguns tiveram oportunidade de acompanhar, tenho andado a preparar um aquapor de 37,5 litros para montar o meu primeiro aquário de camarões com ADA New Amazónia II (daí o nome ). Trata-se de um aquário em que vou usar um filtro de fundo com dois tubos elevadores e um filtro de esponja duplo, onde alterei a iluminação (adaptei barras de leds do IKEA), refiz a colagem dos vidros e que espero venha a dar-me algumas alegrias (que bem preciso...) Eis uma foto tirada ontem à noite: Brevemente vai levar o substrato e será colocado a ciclar. Em termos de flora, levará somente musgo. Em termos de hardscape, alguns pedaços de madeira e talvez rocha vulcânica. Mas nada de muito relevante pois quero que haja muito espaço livre no substrato para tirar o máximo partido do mesmo. Fica só a faltar adquirir um termoestato de 50w pois o resto vai ser com material que já tenho em casa. Ainda não sei se uso uma ou duas bombas de ar para alimentar os dois tubos elevadores e o filtro de esponja. Logo se vê... Editado Outubro 3, 2012 por Paulo Lisboa Projectos antigos: Bateria 4 Aquários - Office Nano Wannabe - Rumo ao Sul(awesi) - RESET (180 litros) - Quiet Zone - Nano Reds
daniel91 Publicado: Outubro 3, 2012 Publicado: Outubro 3, 2012 Olá Paulo, porque usas essas placas de fundo?
Paulo Lisboa Publicado: Outubro 3, 2012 Autor Publicado: Outubro 3, 2012 Para maximizar a capacidade que o substrato tem de condicionamento dos parâmetros da água. Para além disso, fomenta a criação de bactérias. É o meu primeiro aqua com este tipo de filtro. Got my fingers crossed Projectos antigos: Bateria 4 Aquários - Office Nano Wannabe - Rumo ao Sul(awesi) - RESET (180 litros) - Quiet Zone - Nano Reds
Andre Miranda aP Publicado: Outubro 4, 2012 Publicado: Outubro 4, 2012 Boas Paulo tens de me dizer onde arranjas-te esses filtros, tanto o de esponja como os de fundo = D Vou montar um aquario novo e não era mal pensado visto que os camarões vão ser mesmo muito sensíveis! Cumps <p>Cumprimentos André Pinto http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=210000
Paulo Lisboa Publicado: Outubro 4, 2012 Autor Publicado: Outubro 4, 2012 Então é assim:filtro de fundo: Jumbo tem mas só num tamanho. Não sei se te interessa. Se precisares de outros locais, diz qualquer coisa que eu arranjo forma de ajudar. Filtro de esponja: ebay... Projectos antigos: Bateria 4 Aquários - Office Nano Wannabe - Rumo ao Sul(awesi) - RESET (180 litros) - Quiet Zone - Nano Reds
Andre Miranda aP Publicado: Outubro 4, 2012 Publicado: Outubro 4, 2012 Qual é? é para um cubo de 40cm.. deve chegar.. Tenho de explorar o ebay,tenho sempre receio desses sites, mas estou a ver que a malta aposta forte nisso! Cumps <p>Cumprimentos André Pinto http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=210000
Paulo Lisboa Publicado: Outubro 4, 2012 Autor Publicado: Outubro 4, 2012 Para um cubo tens de optar por algo modular, ou seja, em pequenas peças de encaixar (como Legos ). Os que a Aquapor tem são rectangulares e não podem ser cortados senão o substrato passa para debaixo da placa. Projectos antigos: Bateria 4 Aquários - Office Nano Wannabe - Rumo ao Sul(awesi) - RESET (180 litros) - Quiet Zone - Nano Reds
Andre Miranda aP Publicado: Outubro 4, 2012 Publicado: Outubro 4, 2012 Mas o comprimento das placas excede os 40 cm? Achas que há problema de ter as placas rectangulares num cubo?? <p>Cumprimentos André Pinto http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=210000
Gonthy Publicado: Outubro 4, 2012 Publicado: Outubro 4, 2012 boa sorte para esta nova montagem. .png' alt=':biggn:'> Gonçalo Afonso Feedback
Paulo Lisboa Publicado: Outubro 4, 2012 Autor Publicado: Outubro 4, 2012 André, nota o seguinte. As placas apoiam-se no fundo do aqua e têm abas a toda a volta que impedem que o substrato entre para a parte de baixo. Dessa forma, só a água passa, percebes? Se as cortares para caberem no cubo, deixam de ter a aba de um dos lados e assim o substrato vai passar e acabará por ser puxado para dentro dos tubos elevadores. Imaginas a sujeira que isso seria, certo? Ou seja, para um cubo de 40cm terias de comprar um Filtro Biolift PQ 38*17cm (vê aqui: http://www.aquapor.p...tros/fundo.html). A parte menos boa é que mais de metade do fundo ficaria sem filtro de fundo, a menos que metesses dois (17*2=34cm). Dessa forma ficavas com quase todo o fundo 'ocupado' mas também terás mais tubos elevadores de água para 'alimentar' com ar Gonthy, muito obrigado. Desejo-te o mesmo! Tenho acompanhado com interesse o teu Aquabee também!!! Projectos antigos: Bateria 4 Aquários - Office Nano Wannabe - Rumo ao Sul(awesi) - RESET (180 litros) - Quiet Zone - Nano Reds
Andre Miranda aP Publicado: Outubro 5, 2012 Publicado: Outubro 5, 2012 Pois é! já encontrei o filtro de esponja duplo, pra semana ja chega a casa = ) Obrigado! <p>Cumprimentos André Pinto http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=210000
Paulo Lisboa Publicado: Outubro 5, 2012 Autor Publicado: Outubro 5, 2012 (editado) Montado e a bombar. Ainda sem 'decoração' alguma. Fiz um vídeo mas não o consigo disponibilizar aqui porque o forum não funciona bem com vídeos colocados no photobucket... Outras oportunidades virão... Siga! Editado Outubro 5, 2012 por Paulo Lisboa Projectos antigos: Bateria 4 Aquários - Office Nano Wannabe - Rumo ao Sul(awesi) - RESET (180 litros) - Quiet Zone - Nano Reds
Tozé Nunes Publicado: Outubro 6, 2012 Publicado: Outubro 6, 2012 Boas Paulo, não tens conta no Youtube? Já colocaste os pvc? Adelaide Beehive- a Colmeia Scape no More! E se de repente... Crystal Beach Guesthouse Welcome to the JUNGLE
Paulo Lisboa Publicado: Outubro 6, 2012 Autor Publicado: Outubro 6, 2012 (editado) Tenho sim. Estou a fazer upload para lá agora. Foi só um desabafo. Quanto ao PVC, ainda não avancei. Tenho tempo pois ainda estou à espera das placas de leds. Não quero fazer a colagem dos perfis de pvc sem ter tudo pronto no que diz respeito ao interior. Ou seja, luz e tubo de ar para fazer TPAs mais facilmente. Vou precisar de me mexer dentro da estrutura e por isso não quero meter mais nada que me possa atrapalhar. Voltando a este, vou precisar de meter silicone nas extremidades das barras de luz. Com as bolhas de ar, saltam muitos salpicos e aquilo fica perigoso... Entretanto, já acabou o upload para o youtube. Não tem muito que ver há mais para memória futura... Editado Outubro 6, 2012 por Ricardo.Fonseca Projectos antigos: Bateria 4 Aquários - Office Nano Wannabe - Rumo ao Sul(awesi) - RESET (180 litros) - Quiet Zone - Nano Reds
wesley_boy Publicado: Outubro 6, 2012 Publicado: Outubro 6, 2012 Gostei ... Se precisares de pedras, troncos, pedaços de madeiras , e anubias , avisa tenho cá muito disso.. Ah, e tambem de musgo fissidens fontanus que tambem há .. Ab PS esses Leds do IKEA ate se portam bem.. O meu aquario Stranix O meu outro hobby A Fotografia O meu nano The Secret World of Shrimps.
Ricardo.Fonseca Publicado: Outubro 6, 2012 Publicado: Outubro 6, 2012 Paulo, tentei editar, foi o melhor que consegui. O teu texto estava com caracteres esquisitos. ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts ------------------------------------------------------------------------------------------------------- De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.
Paulo Lisboa Publicado: Outubro 6, 2012 Autor Publicado: Outubro 6, 2012 Obrigado, Ricardo! Isto não anda fácil... clico em POST e não funca em FF, tenho de clicar sempre em MORE REPLY OPTIONS (sei que está identificado e que aguarda resolução), não consigo apagar um post colocado por mim em tópicos que foram iniciados por mim, em FF não me aparece a barra de ferramentas de edição do post.. mas pronto... Wesley, Obrigado a ti também mas vou primeiro colocar o que tenho cá em casa e depois logo falamos, se for MESMO necessário. Quanto aos leds... vou ter de esperar para ver. Aproveito para pedir feed-backs a marcas e modelos de bombas de ar baratas e silenciosas. Das que tenho cá em casa, só uma se revelou suficientemente silenciosa para a usar. A da Aquapor faz muito barulho. Por isso, sugestões aceitam-se! Projectos antigos: Bateria 4 Aquários - Office Nano Wannabe - Rumo ao Sul(awesi) - RESET (180 litros) - Quiet Zone - Nano Reds
Ricardo.Fonseca Publicado: Outubro 7, 2012 Publicado: Outubro 7, 2012 Eheim 400 é super silenciosa. Tenho duas que te posso emprestar, mais outra que podes comparar o barulho "aquanova" 2x 200lt/h (400) e ainda... uma bomba de pistão que debita 2400 lt/h. É uma questão de combinarmos. Posso levar p a loja e passas lá, fica-te mais perto. Abraço RF ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts ------------------------------------------------------------------------------------------------------- De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.
Tozé Nunes Publicado: Outubro 7, 2012 Publicado: Outubro 7, 2012 Tenho cá por casa 2 bombas de ar paradas, nunca as usei, foram-me oferecidas há mais de um ano, se as quiseres troco por umas futuras crias dessa bateria Adelaide Beehive- a Colmeia Scape no More! E se de repente... Crystal Beach Guesthouse Welcome to the JUNGLE
Paulo Lisboa Publicado: Outubro 7, 2012 Autor Publicado: Outubro 7, 2012 Ricardo, a eheim 400 será para a bateria mas cada vez mais me convenço que não vai chegar. Neste ADA I tive de início a funcionar duas bombas que tinha cá em casa. Uma aquapor que faz 90 L/H e outra Azoo que faz 72 L/H (ambas ao nível do aquário, mas tenho dúvidas que o rendimento real seja esse). Acabei por desligar a da Aquapor devido ao barulho mas, enquanto estiveram a funcionar, o volume de ar pareceu-me bem. Mas note-se que seriam uns teóricos 160 litros/hora. Isto só testando na prática, pois tenho zero experiência nesta área. Agradeço imenso a tua disponibilidade. Eu queria mesmo era perceber se este ou aquele modelo são boas compras ou não. E sim, não há melhor forma de o saber do que experimentá-las Como te disse, aconselhado por ti e por mais gente, já avancei para a compra de um eheim 400 mas será destinada à bateria. Para este, que tem uma exigência muito menor (dois tubos da placa de fundo + filtro de esponja), gostaria de encontrar algo mais em conta. Um amigo comum tem uma AquaOne de 200 L/H e está satisfeito. Já a vi em funcionamento e pareceu-me bem. Mas queria ver se encontrava algo mais em conta. --------------------------------------------------------------------------- Brancaman, obrigado também pela disponibilidade. Na tua proposta não me agrada estar a comprometer-me com algo que ainda não tenho, nem sei se vou ter, que é sucesso... De qualquer forma, se forem silenciosas e poupadinhas (!!!), talvez se possa fazer negócio. Projectos antigos: Bateria 4 Aquários - Office Nano Wannabe - Rumo ao Sul(awesi) - RESET (180 litros) - Quiet Zone - Nano Reds
Ricardo.Fonseca Publicado: Outubro 7, 2012 Publicado: Outubro 7, 2012 A questão aqui é mesmo experimentar e ver se funciona, como te disse anteriormente não tenho interesse na venda das bombas. Abraço RF ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts ------------------------------------------------------------------------------------------------------- De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.
Paulo Lisboa Publicado: Outubro 7, 2012 Autor Publicado: Outubro 7, 2012 Compreendido! Parece-me muito bem. Nesse caso, combinamos detalhes via MP, ok? Projectos antigos: Bateria 4 Aquários - Office Nano Wannabe - Rumo ao Sul(awesi) - RESET (180 litros) - Quiet Zone - Nano Reds
Ricardo.Fonseca Publicado: Outubro 7, 2012 Publicado: Outubro 7, 2012 Certo, Abraço RF ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts ------------------------------------------------------------------------------------------------------- De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.
Recommended Posts