Aviur Publicado Março 14, 2005 Publicado Março 14, 2005 Olá a todos... Quero iniciar-me em aquariofilia, já li uns sites, já visitei algumas lojas, mas continuo com algumas dúvidas. É possível juntar uma tartaruga num aquário de peixes? Como controlo a qualidade da água, sei que existem testes, mas devemos fazer testes exactamente a quê? E se verificar-mos que a água está muito ácida, por exemplo, o que se faz? Citar
Vlad Publicado: Março 14, 2005 Publicado: Março 14, 2005 Eu penso que seja desaconselhavel juntar tartarugas com peixes, mas alguem mais letrado em tartarugas poderá ajudar de certeza. Em relação aos testes: Para medir acidez e alcalinidade: teste de pH Para medir a toxicidade: teste de amónia e/ou nitritos... informa-te sobre o ciclo do azoto. As tuas dúvidas são muito genéricas... se conseguires ir um bocadito mais além nas mesmas, manda que a gente tenta ajudar. Vlad! Citar Se xcreves axim e eu respondi é pk tivxt sorte.
Aviur Publicado: Março 14, 2005 Autor Publicado: Março 14, 2005 É natural que as minhas dúvidas sejam um pouco genéricas... É que sou mesmo principiante. Tenho uma tartaruga e é disso que percebo. Como estou a pensar comprar um aquário maior, pensei em colocar peixes e plantas para não ficar muito vazio, mas claro, para isso tenho que saber um pouco mais. Vou tentar ser mais específica... Vlad: Espero que não leves a mal de te tratar por tu... OK, fazes o teste do Ph, vamos imaginar que dá... sei lá 8,0... Os teus peixes dãos-se bem com 6,5, o que fazes? Citar
Vlad Publicado: Março 14, 2005 Publicado: Março 14, 2005 Toda a gente aqui se trata por tu, estás total e completamente à vontade! Existem n formas de baixar o pH. A utilização de troncos, turfa, etc. O mais usado (bem ou mal) é um acidificante. Se ainda não houver peixes, sou de opinião que pode ser usado. De qualquer das formas se os peixes que pretendes ter gostarem de uma água ligeiramente ácida (6.5), se plantares o aquário (o que eu aconselho) e injectares CO2, facilmente atingirás um valor de 6.8. O tempo, a introdução de peixes e seus dejectos farão o pH ir aos 6.6 ou algo próximo. Basicamente é uma questão de tempo até atingires os valores que pretendes para o teu aquário. Um aquário de águas alcalinas, tipicamente tem elementos que endurecem a água, sendo o mesmo verdade para águas ácidas... assim como para duras ou moles, etc. Diz-me uma coisa... o que é que pretendes fazer? Quais as dimensões do aquário? Tens alguma ideia dos peixes que pretendes? Vlad! Citar Se xcreves axim e eu respondi é pk tivxt sorte.
feijao Publicado: Março 14, 2005 Publicado: Março 14, 2005 Ola avitur olha ñ te aconselho a juntares uma tartaruga com peixes, pois elas são carnivoras e vão comer os peixes ou as barbatanas deles. "OK, fazes o teste do Ph, vamos imaginar que dá... sei lá 8,0... Os teus peixes dãos-se bem com 6,5, o que fazes?" bem quanto a isso a muitas formas de o fazer, á produtos para elevar ou diminuir o valor do ph se tiver mt acida ou mt alcalina podes tb mudar parte da agua, por agua nova ñ te esquesas de usar um anti cloro espero q te tenha ajudado um pouco. Citar
Aviur Publicado: Março 14, 2005 Autor Publicado: Março 14, 2005 Pensei que só se conseguia alterar o ph com a ajuda de produtos quimicos e não com produtos naturais. Ainda não me decidi que aquário comprar, mas nunca será inferior a 80 cm de comprimento, antes pelo contrário, estava a pensar num maior. Mas pelos vistos ainda tenho muito que aprender antes de comprar seja o que for. Citar
Vlad Publicado: Março 14, 2005 Publicado: Março 14, 2005 Temos todos muito para aprender, sempre, não te preocupes. Checklist: 1. Kit minimo para aquariofilia - Teste de pH - Teste de Amónia e ou Nitritos (depende dos gostos) - Anticloro 2. Aquário - Quanto maior, melhor! - Litros = (comprimento x altura x profundidade) / 1000 3. Filtro - Depende do tipo de peixe que queiras ter. Aponta para uma litragem/hora 5x superior ao volume do aquário. - Matérias Filtrantes: lã, esponja, cerâmica 4. Substrato - Areão ou Substrato + Areão 5. Peixes Parece fácil, mas não é vlad! Citar Se xcreves axim e eu respondi é pk tivxt sorte.
Aviur Publicado: Março 14, 2005 Autor Publicado: Março 14, 2005 Obrigada aos dois pela ajuda... Vlad Esta última dica foi preciosa, claro que vou ter que aprender muitas coisas mais... Citar
Aviur Publicado: Março 14, 2005 Autor Publicado: Março 14, 2005 Há outra dúvida que me incomoda... Filtragem Quimica, Biológica e Mecânica... O que é? Existem filtros para os três tipos de filtros? Para um aquário grande, tipo: 120x40x40 basta usar um filtro? Existem tantos tipos de filtros... que tipo de filtro usar? Ai ceus... tantas questões tenho eu... Citar
SusanaB Publicado: Março 14, 2005 Publicado: Março 14, 2005 Se comprares um filtro exterior (são os melhores porque não ocupam espaço dentro do aquário entre outras coisas) estes têm os 3 tipos de filtragem num só filtro. Também há os internos que fazem as 3 filtragens, tipo da Eheim, o Aquabal com up-grade kit e várias potências. Citar
antonio silva Publicado: Março 14, 2005 Publicado: Março 14, 2005 Boas, Filtragem mecanica=Retenção de particulas poluentes por meio de esponja e/Ou lã (perlon), existem tambem aneis ceramicos NÃO porosos que fazem filtragem mecanica por turbilhão, ou seja desfazem os detritos nocivos em particulas minusculas, evitando assim a obstrucão das lã e/ou esponja por particulas grandes(fezes, restos de comida,detritos das plantas). Filtragem quimica= Carvão activo(utilizado para remover da água substancias indesejaveis), só é aconselhavem em ocasiões pontuais(remoção de medicamentos, por exem.). Resinas:á quem use sempre...(duração +- 6 meses) Filtragem Biológica=O coração do aquário, materias porosas que permitem o alojamento e reprodução das bactérias indispensaveis do ciclo do azoto,essas bactérias vão decompor a amónia e os nitritos em nitratos, que vão ser absorvidos pelas plantas, e/ou reduzidos a niveis inofencivos pelas trocas parciais de água. Num aquário como o que descreves aconselho um filtro externo, com débito dependente do tipo de peixes que vais querer, quanto maior o peixe maior a poluição..,para peixes mais comuns 5x o volume do aquário deve chegar:5x 200 litros= filtro exterior de 1000 litros hora. 1 conselho:antes de pensares no equipamento a comprar , pensa nos peixes que queres ter, para construires um habitat apropriado, pensa se queres muitas plantas, pois caso assim seja a iluminação que vem nos kits com o aquário não serve...E´só para evitar comprares coisas que depois não servem. Cumps Antonio Silva Citar Cumps António Silva APC#128
Aviur Publicado: Março 15, 2005 Autor Publicado: Março 15, 2005 Sim, realmente os produtos de aguário já são tão caros, não convem nada gastar dinheiro em coisas que depois não se vai utilizar... :D Obrigada... Boa dica... Citar
Aviur Publicado: Março 16, 2005 Autor Publicado: Março 16, 2005 Quanto a juntar tartarugas com peixes, tenho no aquário da minha tartaruga 2 limpa fundos e 2 limpa vidros e a tartaruga dá-se bem com eles, nem lhes toca. Quanto a plantas é que é mais complicado... Faz dela salada... É impossível mantêlas... Citar
Brunex Publicado: Março 16, 2005 Publicado: Março 16, 2005 Quanto a tartarugas eu não aconselho!!!! é k eu já tive uma junta com um peixe de água fria e o resultado final foi....comida para a tartaruga. É possível que com peixes mais rápidos até não aconteça nada porque eles fogem mas de qualquer maneira ia ser um stress. Abraço Citar
Aviur Publicado: Março 16, 2005 Autor Publicado: Março 16, 2005 Sabes tudo depende da tartaruga... A minha tartaruga é que tem medo dos peixes... e não os peixes da tartaruga... A minha tuguinha gosta mesmo é das plantas, seja ela de aquário ou qualquer outra planta... Citar
Luís Fortunato Publicado: Março 17, 2005 Publicado: Março 17, 2005 Viva. Pensei que só se conseguia alterar o ph com a ajuda de produtos quimicos e não com produtos naturais.Mas os produtos naturais são todos constituídos por produtos químicos... Filtragem quimica= Carvão activo(utilizado para remover da água substancias indesejaveis), só é aconselhavem em ocasiões pontuais(remoção de medicamentos, por exem.). Resinas:á quem use sempre...(duração +- 6 meses) Só te esqueceste de uma também muito importante. A turfa, que diminui o pH e a dureza de uma água. A única contrapartida é que deixa a água amarelada. Num aquário como o que descreves aconselho um filtro externo, com débito dependente do tipo de peixes que vais querer, quanto maior o peixe maior a poluição..,para peixes mais comuns 5x o volume do aquário deve chegar:5x 200 litros= filtro exterior de 1000 litros hora. 1 conselho:antes de pensares no equipamento a comprar , pensa nos peixes que queres ter, para construires um habitat apropriado, pensa se queres muitas plantas, pois caso assim seja a iluminação que vem nos kits com o aquário não serve...E´só para evitar comprares coisas que depois não servem. Concordo totalmente contigo. E volto a repetir Aviur, primeiro pensa que tipo de peixes queres, só depois podes começar a pensar em comprar equipamento. Citar Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
Aviur Publicado: Março 18, 2005 Autor Publicado: Março 18, 2005 Obrigada ivanpantz... Gostei bastante da forma como apresentáste a tua opinião, de certeza que me vai ser muito útil. :D Agora tenho mesmo que decidir que tipo de peixes quero colocar no meu futuro aquário... Vai ser dificil a escolha, existem tantas espécies bonitas. Tenho que ter atenção as necessidades de cada espécie para que sejam compatíveis, não é? Vai ser uma escolha bastante difícil... Têm alguma sugestão? Citar
Vlad Publicado: Março 18, 2005 Publicado: Março 18, 2005 Perante tanta abertura de espirito, é claro que ajudamos. Pode sempre fazer um comunitário. De uma forma geral é a escolha de quem se inicia. Tens de ver compatibilidades entre peixes. Barbos Tigre têm a mania de ratar barbatanas bonitas em escalares por exemplo, mas há muitos outros condicionalismos. Se queres um comunitário, o meu conselho é escolheres um peixe, aprenderes sobre ele: condições da água, se vive em cardume, se gosta de esconderijos, etc. Depois escolhes peixes compativeis com esse primeiro, repetes o processo de aprendizagem, passas a ter dois para encontrar companhia, etc até chegares ao volume máximo aconselhado. Regra geral 1cm de peixe adulto por litro. Foi assim que eu comecei, mas estou determinado a não voltar a fazê-lo! Eu tenho um comunitário com asiáticos e sul-americanos. A gestão dos feitios tem sido o principal desafio, por isso vou dividir asiáticos para um aquário, sul-americanos para outro. Esta é a segunda forma (na minha opinião) de escolheres peixes: compatibilidade de habitat/zona geográfica. Escolhes um peixe, fazes o tal estudo e depois cinges-te à zona geográfica. Por um lado é mais fácil de gerir, manter, etc. Por outro é mais limitativo na escolha dos especimes. Terceira e ultima: biotopo... Aqui a coisa é mais a sério, mas é ainda mais controlada porque um biotopo tem tipicamente as mesmas condições de água, por outro lado é ainda mais limitativo. Aqui há muito para dizer... Os mui falados Ciclideos Africanos, com os seus diversos biototpos, Amazonas, só para citar os mais explorados. A pergunta é: há algum peixe que gostes em particular? Vlad! Citar Se xcreves axim e eu respondi é pk tivxt sorte.
[_SkAzI_] Publicado: Março 18, 2005 Publicado: Março 18, 2005 O Vlad disse: Pode sempre fazer um comunitário. De uma forma geral é a escolha de quem se inicia. Pois é! Concordo plenamente... só para teres uma pequena noção: as espécies mais utilizadas em aquarios comunitários são os néons, guppys, platys, molys, bettas (nunca juntes dois machos num aquario ou eles combatem até á morte, daí o seu nome "combatente"), escalares (também não aconselho a juntares escalares com néons ou o escalar faz deles paparoca), sei lá... há tantas possibilidades! Regra geral, para teres um comunitário é essencial teres uma qualidade de água que possa ser tolerada por todas as especies de peixes, por exemplo: ter o pH neutro (7,0 a 7,5), dureza da água média (5 a 10), temperatura a 26º (suponho que queiras ter peixes de água quente), percebes? :D boa sorte para o teu novo aqua Citar Gonçalo Foto geral do Aqua -> http://ftp.netvisao.pt/goncalomg/Aqua1.jpg
Recommended Posts