Dois casais de ramirezis


Paulo Lisboa

Recommended Posts

Boas,

 

ando aqui com umas ideias malucas mas antes de avançar queria trocar umas ideias convosco.

 

É o seguinte... tenho um aquário com um metro de frente e outro com 50x35x35 (61 litros brutos).

 

Com a conclusão da bateria para os camarões e a montagem de um outro aquário (também para camarões), vou ficar sem 'ocupação' para o de 50cm.

 

A ideia passava pelo seguinte: vendia o Aquatlantis de um metro de frente, mandava fazer um segundo aquário de 50cm de frente e colocava os dois aquários de 50cm lado a lado onde actualmente está o meu de um metro.

 

A dúvida é o seguinte: estes aquários que estava a pensar usar (com 50x35x35) servem para ter um casal de ramirezis em cada um deles?

Penso que litros úteis devem rondar os 55...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

hum... isso são más notícias para mim... damn...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Deixo o meu testemunho:

 

Já tive durante algum tempo um casal de rams sem problemas num aquario com essas dimensões. Cresceram bastante e ficaram com cores espectaculares e até tiveram varias posturas. Esse aquario era bem plantando.

 

Tive o meu macho ram gold sozinho num aquario com dimensões semelhantes e muito pouco plantado, e não se deu lá muito bem, sempre stressado atras dos outros peixes e nunca ganhou as cores, como mais tarde viria a ter em outro aquario igual, com mais plantas, rochas...

Editado por testum
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois... eu peguei nas palavras do Jorge Ferreira e fui pesquisar um bocado ontem à noite.

Tanto li fichas da espécie que apontam para os 50L como para 80L.

 

Eu não faço grande questão em ter muitos habitantes no aquário, se tiverem de ficar só os dois no aquário, vivo bem com isso...

 

Ao que parece também não precisam de muita luz.

Isso seria excelente. Passava de 3x39w para 1x39w. O meu actual aquário de 50cm está com uma pll de 36w.

Poupava, só em iluminação, 78+36w x 7h/dia :)

 

Depois era meter umas plantas de fácil manutenção, esconderijos e tpas certinhas.

 

Ainda não tomei nenhuma decisão. Não tenho gosto nenhum em estar a sujeitar os animais a condições deficientes mas confesso que estou com vontade de avançar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para cada casal?

 

Sim.

 

Também já experimentei ter um casal num aquário de 50cm, mas a coisa não me correu muito bem. Não sei se já vinham da loja assim ou se foi do stress do novo aquário, mas apanharam ictio e não os consegui salvar (talvez por alguma inexperiência da minha parte com doenças).

 

Desisti de tentar num aquário tão pequeno. Agora tenho 2 casais (e uma cria que já nasceu cá) num aquário de 120x50x60 e mesmo assim andam sempre às turras! :tongue:

 

Cumps.

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se é só um casal e relativamente bem plantado, sem mais fauna, talvez dê.

Mas eu colocava algo entre os aquários para não se verem ou podem andar às cabeçadas ao vidros.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se não for ramirezis... alguém tem alguma sugestão?

Estive a ver apistogrammas mas o tamanho mínimo sugerido não é muito diferente.

 

Ou seja, é capaz de dar mas... não será o tamanho ideal.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia, Paulo.

 

Depende da espécie de Apistogramma, que queiras. Por exemplo, o A. trifasciata precisa de um aqua de 45x30.

Aqui fica um link: http://www.seriouslyfish.com/species/apistogramma-trifasciata/

The Coast (Desactivado) / Second Experience (Desactivado) / White House (Desactivado) / Bateria de Invertebrados (Desactivado)/ Amazónia Peruana (Desactivado)
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Obrigado pela dica.

Tens ideia se são fáceis de encontrar no mercado nacional? Ou são daqueles caros e que só aparecem pontualmente?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Aquários com esse tamanho dá para teres o casal de Apistogrammas e até reproduzir sem problemas.

Claro que por vezes o que dispomos em casa não é o "ideal" para os peixes. Mas quem nos garante que o que temos não é também ideal e até tenha-mos bons resultados?!

 

Eu próprio já tirei várias posturas bem sucedidas de Apistogrammas Hongsloi num cubo de 30cm e nem foi preciso tirar o macho.

Enfim, se era o "supostamente ideal"? Não! Obtive bons resultados? Sim, muito bons!

 

O meu conselho é, avança. Os resultados dirão se as tuas condições são boas ou não.

 

Quanto a espécies fáceis ou difíceis, não penses nisso. Pensa antes se os parâmetros da água estão bons, se os esconderijos são suficientes, se tens uma filtragem e temperaturas adequadas etc. Ou seja, fazes-lhes uma boa cama, colocas o casal e esperas... Os resultados vão aparecer.

 

Quanto aos custos/raridade tens para todos os gostos, seja em lojas ou criadores.

 

Boa sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais