Vanda Violante Publicado Outubro 1, 2012 Publicado Outubro 1, 2012 Olá, montei recentemente (há 4 dias) o meu novo aqua, e introduzi 2 Valisnérias (das grandes de folha grossa) e 2 anúbias nana. Em tão pouco tempo as pontas das folhas já estão amarelas e castanhas :/ O que é que será que fiz mal? Plantei as raízes fundo no substrato como me disseram. As anúbias (que enrolei nos troncos) continuam verdes e sem problemas. O aqua tem o seguinte setup: Material Aquário 110 cm x 33 x 40 - 145 L Filtro interno 700L/H - matérias filtrantes Siporax e lã de vidro JBL Termostato 50 W - 29º Iluminação - 1 * 30 W; - 6 horas/dia Bomba de ar Boyu s-1000a Hardscape Substrato fértil - Sera Floredepot 4.5 kg Substrato não fértil - Areão 10 kg + 10 kg Aquatic Nature Dekoline Quartz 2 troncos Parâmetros Amónia (NH4) - 0,003 mg/L Nitratos (NO3) - 10 mg/L Nitritos (NO2) - 0 mg/L pH - 7 KH- 3ºd GH - 10ºd Cl2 - 0 Plantas 2 Anubia "nana" 2 Valisnéria Peixes ainda não tem, está a ciclar. Outras observações esha Minaroll - 30 gotas no dia após montagem Utilizei Sera Nitrivec para ajudar a ciclagem no dia da montagem. utilizei o Siporax de um filtro de um aquário já maturado + 10 L de água desse mesmo aqua. Citar http://www.aquarium-manager.com/tank/look/437
pmpg98 Publicado: Outubro 1, 2012 Publicado: Outubro 1, 2012 Boas Vanda, É normal as plantas passarem por uma fase de adaptação às novas condições podendo até perder quase todas as folhas... Tens a meu ver pouca luz para uma aqua desse tamanho, pelo menos 60W parece-me normal, aumenta-lhe um pouco a tempo de horas ligadas... As Valls são resistentes vais ver que se aguentam, as Anubias crescem em qualquer lado por isso não te preocupes... Pedro Citar
Vanda Violante Publicado: Outubro 1, 2012 Autor Publicado: Outubro 1, 2012 (editado) olá Pedro, obrigada pela resposta pronta calculei que 30 w fosse pouco mas a verdade é que já esta iluminação me faz subir imenso a temperatura da água. Tenho o termóstato para 24 ºc e a temp. sobe até aos 29º quando a luz está ligada. !! Terei de ponderar esta questão antes de pôr os peixes porque não quero fazer caldeirada de peixe.... Voltando às plantas, achas que podar as pontas todas é boa ideia? e qto a fertilizantes liquídos, achas que podiam ajudar? Editado Outubro 1, 2012 por Vanda Violante Citar http://www.aquarium-manager.com/tank/look/437
João Vieira Publicado: Outubro 1, 2012 Publicado: Outubro 1, 2012 Eu acho que o essencial será aumentar os W´s da luz, se tens uma tampa fechada tenta deixar um pouco levantada para circular o ar ou pores uma ventoinha a apontar para o aquário. Citar João ________________________________________________________________ O meu projecto: Mais um curioso a querer fazer um aqua
Jorge N. Ferreira Publicado: Outubro 1, 2012 Publicado: Outubro 1, 2012 Pode ser falta de manganês e potássio. Estás a usar algum fertilizante? Citar The Skinny -- The Mini-Tank -- The River
Vanda Violante Publicado: Outubro 1, 2012 Autor Publicado: Outubro 1, 2012 Pois, foi o que fiz, abri as tampas para circular o ar, a temperatura desceu para os 28 ºc e aí se tem mantido... Jorge.... não :/ só o substrato fértil. Manganésio e potássio? Se for isso como posso resolver? Citar http://www.aquarium-manager.com/tank/look/437
pmpg98 Publicado: Outubro 1, 2012 Publicado: Outubro 1, 2012 Boas Vanda... Eu deixava as plantas adaptarem-se as novas condiçoes... sendi que aluz tens de rever rapidamente... o termoestato desliga-se quando a agua chega a determinada temperatura... Acho que deves mudar mesmo essa tampa talvez o Jorge possa ajudar num diy... pedro Citar
Jorge N. Ferreira Publicado: Outubro 1, 2012 Publicado: Outubro 1, 2012 Acho que deves mudar mesmo essa tampa talvez o Jorge possa ajudar num diy... Citar The Skinny -- The Mini-Tank -- The River
Vanda Violante Publicado: Outubro 2, 2012 Autor Publicado: Outubro 2, 2012 (editado) ouvi dizer que alguém podia ajudar num DIY.... anyway, o termostato desliga, mas como a calha está assente nas tampas de vidro aquece imenso a agua. Onde será que posso arranjar aquelas "perninhas" para manter as calhas uns centímetros acima das tampas? e como é que posso saber que tipo de lâmpadas posso colocar na calha? não percebo um boi de eletricidade..... :/ Editado Outubro 2, 2012 por Vanda Violante Citar http://www.aquarium-manager.com/tank/look/437
maseumaseu Publicado: Outubro 2, 2012 Publicado: Outubro 2, 2012 Olá! Pessoalmente, penso que 6 horas de luz é pouco. 10 horas poderá ser o ideal (digo eu)! Cumps! Citar "Enquanto o poço não seca, não sabemos dar valor à água." Thomas Fuller
Jorge N. Ferreira Publicado: Outubro 2, 2012 Publicado: Outubro 2, 2012 Bem... como é a tampa? Citar The Skinny -- The Mini-Tank -- The River
Vanda Violante Publicado: Outubro 3, 2012 Autor Publicado: Outubro 3, 2012 ah..... bom, o aqua tem umas tampas de vidro e por cima (assente nas tampas) está a calha... (lol) se calhar é melhor tirar uma foto, right? Citar http://www.aquarium-manager.com/tank/look/437
Recommended Posts