pcdrg Publicado Março 14, 2005 Share Publicado Março 14, 2005 Bom dia! montei o meu aquario de 60 litros este fds, no sabado. coloqui turfa e areao de rio no fundo mais um adubo especial para raizes da sera e pantei 5 plantinhas. mais 2 objectos da hagen. tudo bem lavado csg identificar 4 das especies (feto da java, cambomba, vallisneria, bacopa) e aconselhei-me com o sr da loja com as caracteristicas da agua e da iluminação. fiz o condicionamento da agua e a primeira fertilização. ontem (domingo) fiz os teste e tinha os niveis normais, mais um ph de 7.2/7.4, uma agua ligeramente dura, a 26 ªC nao tenho peixes ainda. coloquei o CO2 da nutrafin, começou a libertar no dia seguinte. tenho é a agua muito turva. limpei alguns detritos das plantas como folhas, e o filtro limpou o restante. uma das planta é uma cambomba e perde muitas folhinhas sempre q é mexida. pq sera q a água esta turva? li num livro q podiam ser colonias de bacterias num aquario incial? será q os detritos nao assentaram ainda? esta tudo ligado ha 48 horas. qd devo inserir os peixes? O ph e a temperatura já estao correctos. o que posso fazer se a agua nao clarificar? mal se ve a imagem q coloquei no fundo obrigado desde já pela vossa ajuda Pat Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
pcdrg Publicado: Março 14, 2005 Autor Share Publicado: Março 14, 2005 estou mesmo preocupada, parece q a agua ficou ainda mais turva nas ultimas 12horas.... devo fazer TPA's? qd as fizer tenho de adicionar Cycle? e o redutor do cloro? sempre q introduzo agua da tornera nao é? ajudem-me Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
ZANITO Publicado: Março 14, 2005 Share Publicado: Março 14, 2005 Boas. Colocaste a turfa e o adubo especial de que forma? Normalmente tantoa turfa como os adubos sujam a água toda, para evitar isso deve-se colocar uma camada areão, de seguida o adubo ou turfa, de seguida outra camada areão, de modo que o adubo e a turfa fikem no meio do areao e não acima dele. Se colocaste da maneira que se deve colocar, e se lavaste o areão de rio como referiste, não tou ver a causa para isso, excesso bactérias é impossivel, colocaste algum cycle ou algum daqueles pós para ajudar a formar colónias bactérias? Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
pcdrg Publicado: Março 14, 2005 Autor Share Publicado: Março 14, 2005 sim coloquei 2 cm de areão mais 3 placas de turfa nos sitios onde pretendo plantar e depois mais uns 3 ou 4 cm de areao. as pastinhas do tipo A q coloquei foi depois de plantar a 1 cm da raiz de cada planta, como dizia nas instruções da SERA, e daqui a uma semana tenho de por uma pastilha do tipo B para a s folhas para cada um das plantas. deitei tb o adubo liquido nas quantidades recomendadas. deitei o cycle da nutrafin para a colonia incial das bacterias. será q apsear de tudo nao lavei bem o areao e será por isso? uma das pastilhas a que ficou perto do feto de java acabou por se começar a dissolver e esta um pouco a superficie do areao, será disso? so devo colocar os primeiros peixes depois de clarificar? eu sou uma estreante nestas coisas, tenho lido bastante mas experiencia nao tenho nenhuma brigado Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
ZANITO Publicado: Março 14, 2005 Share Publicado: Março 14, 2005 mete carvão no filtro, deve ajudar-te a limpar e clarear a água, quanto a causa nao sei mesmo do que terá sido... Só deves meter peixes quando tiveres a água cristalina e nitratos amónia sensivelmente a 0. Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
SusanaB Publicado: Março 14, 2005 Share Publicado: Março 14, 2005 Eu montei um aquário há pouco tempo e posso-te dizer que a água só ficou cristalina ao 3º dia. Não sei que filtro tens mas se há muito lixo se calhar é melhor lavares a esponja do filtro pois pode estar saturada. Outra medida é colocares o carvão pelo menos por um dia. O waste control da nutrafin também costuma ajudar. Se a água passar de castanha a turva tipo nevoeiro é normal, são as bactérias. Ao adicionares água da torneira tens de por sempre o condicionador para tirar o cloro. Faz uma TPA se vires que a coisa não tem melhoras mas pouca água. Atenção que se lavares a esponja do filtro é bom adicionares mais Cycle. Normalmente o ciclo está completo ao final de 2 a 3 semanas mas se adicionares o Cycle é normal que tenhas a amónia a 0 ao fim de 3 dias mas os nitritos vão subir e só estarão a 0 lá para a 3ª semana. Vai testando. Não coloques os peixes antes. Mas podes ir divertindo-te com as plantações Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
pcdrg Publicado: Março 14, 2005 Autor Share Publicado: Março 14, 2005 colocar o carvao? nao sei como fazer? carvao activado é isso? coloco como? vou ver se limpa se nao vou limpar as esponjas do filtro Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
ZANITO Publicado: Março 14, 2005 Share Publicado: Março 14, 2005 o teu filtro deve ser interior, existem uns sacos pequeninos de carvão a venda, próprio para esse tipo do filtros interiores. quanto a esponja, convem ires limpando para reter alguma da porcaria que pela água anda. Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Brunnix Publicado: Março 15, 2005 Share Publicado: Março 15, 2005 Boas, eu aconselhava-te a esperar para ver se essa turvação passava,pode ser só o "pó" da areia e isso acenta.Queria dizer que nos meus aquas(2,um de 1,00mt e outro de 0,60mt) tive e tenho agua cristalina desde o primeiro dia e pus os peixes ao fim de 36 horas. Eu uso no 0,60 um filtro interno com copo para massas filtrantes e no de 1,00mt um filtro exterior.Só utilizo ceramicas,zeolit e turfa,nunca tive problema nenhum com a agua,tenho plantas e não uso co2.Quem usa turfa fica com a agua um pouco acastanhada,mas cristalina,como tenho discus é o ideal. Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
pcdrg Publicado: Março 15, 2005 Autor Share Publicado: Março 15, 2005 sim o meu filtro é interior. acho q a poeira acalmou esta muito mais transparente. tlvz a agua um pouco amarelada mas disseram-me q era normal pq usei turfa. as plantas estas ha 72 h plantadas e parecem estar bem, o co2 esta a funcionar parece estar tudo sobre controlo. q a cabomba eu acho q nao tenho potencia luminosa para ela, vamos ver como se dá. la para o fim da semana vou colocar os primeiros peixinhos :D tou ansiosa para ve-los la dentro olhar so para as plantas nao tem a mesma piada :D comprei ontem um temporizador para a lampada para garantir q os ciclos de dia e noite são bem certinhos. vou começar com 9h ligada. o que acham? Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Tiago do Vale Publicado: Abril 24, 2006 Share Publicado: Abril 24, 2006 9 horas parece-me bom... no entanto não sei que iluminação tens: se compraste o aquário em kit, é natural que tenhas uma iluminação de pouca intensidade (para as plantas), o que as inibe de aproveitar eficientemente o substracto fértil e o CO2 (e sobra para as algas)! Eu comecei com 12 horas, e fui descendo para as 9/10 horas por dia, mas tenho cerca de 90 watts para 100 litros: no teu caso acho que podes tentar um pouquito mais tempo, se a iluminação for mais fraca. Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts