brunocoimbra Publicado Setembro 28, 2012 Publicado Setembro 28, 2012 Boa tarde, tenho um filtro UV da JBL 9W e actualmente comprei uma lampada UV 9W-L de 365nm no ebay. Sei que o 9w é a potencia e o 365nm é o comprimento de onda. A questão é? Será os 365nm seguro para o aquario? A lampada é igualzinha e encaixou na perfeição, mas os 365nm deixaram me com duvidas. Apelo aqui aos que percebam minimamente de lampadas que me dêem uma ajuda. Cumps a todos. Citar
Vasco Ferreira Publicado: Outubro 1, 2012 Publicado: Outubro 1, 2012 Não vejo pq não seja seguro. O comprimento de onda determina o poder "esterilizador" da lampada. O pior que pode acontecer é não ser o comprimento de onde adequado para esse processo e este ser deficiente. Pesquisa mais um pouco a ver se encontras o nm da lampada original e compara, mas deve andar tudo pelo mesmo. Citar ----------------- Ptuga --------------- The Green One; Uma espécie de aquascaping; Cornucópia Verde; Entropia Verde; O Reino da Muralha
brunocoimbra Publicado: Outubro 1, 2012 Autor Publicado: Outubro 1, 2012 obg pela resposta. o meu receio é k possa esterilizar demais e me "queime" mais do que devia Mas mais uma vez obg, visto ser o unico a expessar qq opinião. Citar
Vasco Ferreira Publicado: Outubro 2, 2012 Publicado: Outubro 2, 2012 Queimar mais o q? Passa por lá água que fica parcialmente esterilizada. Mais se as condições forem boas ao nivel de lampada e caudal, menos se isso não ocorrer. De resto podes ficar tranquilo... Citar ----------------- Ptuga --------------- The Green One; Uma espécie de aquascaping; Cornucópia Verde; Entropia Verde; O Reino da Muralha
brunocoimbra Publicado: Outubro 2, 2012 Autor Publicado: Outubro 2, 2012 ok. Queimar mais ao nivel das bacterias nitrificantes... Citar
j-santos Publicado: Outubro 2, 2012 Publicado: Outubro 2, 2012 as bacterias nitrificantes nao passam pela lampada elas estao alojadas nas ceramicas vidros areia etc.... nao andam na coluna de agua. Citar abraços joao santos
brunocoimbra Publicado: Outubro 2, 2012 Autor Publicado: Outubro 2, 2012 ok. Esse era o meu maior receio. Então posso ligar a vontade com os 365nm de comprimento de onda. Citar
ricardo.lima Publicado: Outubro 2, 2012 Publicado: Outubro 2, 2012 Havia alguém no forum que dizia que as bactérias querem-se no filtro e nao fora dele.... Mas não é motivo para deixar a lampada ligada 24 horas por dia Citar
brunocoimbra Publicado: Outubro 2, 2012 Autor Publicado: Outubro 2, 2012 Boas, a lampada sera para ligar apenas ao fim de semana 12h/dia. Após TPA. O meu receio é que, como comprei no ebay e a lampada apenas tinha como referencia lampada uv 9W 365nm a uma preço mt mt mt barato comparativamente ao que se pratica por cá, fiquei com algum receio. Citar
ricardo.lima Publicado: Outubro 4, 2012 Publicado: Outubro 4, 2012 só vais ligar ao fds? Não equacionas ligar diariamente ligada a um temporizador? Vais notar uma diferença brutal na agua.... para mais cristalina! Obviamente que também ajuda na esterlização. 4 a 6 horas por dia. pensa nisso... Estou muito satisfeito com os filtros UV da JBL apesar de serem um pouco frágeis a meu ver. Citar
Recommended Posts