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Nos peixes é mais fácil meter uma etiqueta na barbatana, aquele tipo de etiqueta que se costuma ver nas orelhas do gado biggrin.png' alt=':biggn:'> :biggn:

 

E antes que haja cometário iluminado acerca do tipo de gado...estou a falar em gado de 4 patas ahahahahahaha

Bruno Pires

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Nas orelhas dos narizes de bebado é fácil, agora nas das corydoras como fazes? No meio de tanto pêlo não se vê a etiqueta... Uma vez meti uma etiqueta num Red Cherry, mas ele comeu-a e foi um problema. O chip apitava dia e noite e os planorbis guinchavam por causa do barulho... nunca mais me meto nisso!

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Ufff,,, Já li tudo! Isso está a encaminhar bem! :D LIKE!

 

Bruno! Aquela planta que me deste, as Rams assim que a plantamos, sacaram do babete, garfo e faca... Foi se tudo! Amazing! LOL!

 

Castigo para mim pois esqueci me essa semana de dar Spirulina e pimba, om nom nom nom! Sabia lá que eles tinham uma grande vontade de comer verdura :| Mais uma ref.ª de flocos para o Armário! Os planorbis rubus no entanto estão com um vermelho intenso e cheios de saúde e capacidades especiais de esquivar UMA helena :P

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Simples...metias uma etiqueta sem chip no RCS ou arranjavas planorbis mudos biggrin.png' alt=':biggn:'>

 

Mas o mais simples é mesmo meter as etiquetas nas barbatanas trazeiras... os peixes ficam como os aviões da publicidade, com uma bandeira sempre atrás :roflroll2:

Bruno Pires

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Ufff,,, Já li tudo! Isso está a encaminhar bem! :D LIKE!

 

Bruno! Aquela planta que me deste, as Rams assim que a plantamos, sacaram do babete, garfo e faca... Foi se tudo! Amazing! LOL!

 

Castigo para mim pois esqueci me essa semana de dar Spirulina e pimba, om nom nom nom! Sabia lá que eles tinham uma grande vontade de comer verdura :| Mais uma ref.ª de flocos para o Armário! Os planorbis rubus no entanto estão com um vermelho intenso e cheios de saúde e capacidades especiais de esquivar UMA helena :P

 

Qual foi mesmo a planta??? Se quiserem e vos der jeito podem vir cá buscar mais.

 

Agora apareceram-me uns planorbis azuis no aqua dos CRS (no maior), um dia destes a ver se levam uns azuis também.

Com uma helena só em principio não haverá problema pois a reprodução dos planorbis é bem maior que o apetite da helena biggrin.png' alt=':biggn:'>

Bruno Pires

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Naaah! Deixa estar! E vamos a ver se as Hzs se safam oh Rui! :| Rams + Plantas = Refeição! :D

 

 

São estes BRUNO!?

 

Haha! Era bom era...

 

blue_ramshorn_a.jpg

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São exactamente esses que me apareceram por cá. O mais engraçado é que não faço a minima ideia de onde terão vindo.

Bruno Pires

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Vou adiar a introdução de bicharada, pois o PH está a 5,8... Da torneira sai a 7,2.

 

Como hoje vou à bola, bou buber umas minis, amanhã mijo pa dentro do aquário e aumento-lhe o PH :sorry:

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porra... como fazes isso? Eu também quero!! A parte do PH... não a parte do mijo...

 

Abraços

 

Tony

 

PS: já mandei vir a geringoça. Consegui fazer contra-proposta, ficou em 14,90€ :)

Editado por TonyCh

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"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

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Também não sei, esperava que o PH ficasse estavel por volta dos 6,5.

Mas já medi com a caneta e com teste de gotas... No aquário dos camarões também está bastante baixo (ainda está mais e não tenho sequer CO2).

Vou fazer uma TPA a ambos e ver como corre.

 

Nao te vais arrepender :)

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Tas a ver a areia da caixa no Infantario? É a mesma coisa so que akadama é cozida e fica com aspeto avermelhado e as plantas gostam mais.

 

Aquasoil é feito de coisas mortas como as formigas que matas no recreio ou os escaravelhos que queimas ao sol. Também tem la coisas podres como folhas velhas e troncos antigos desfeitos. As plantas gostam também

 

Sabemos que ambos os materiais fazem a água mais ácida como quando fazes chichi no pénico mas o aquasoil supostamente faz muito mais que a akadama (porque ha maus coisas mortas e podres la.

 

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Tas a ver a areia da caixa no Infantario? É a mesma coisa so que akadama é cozida e fica com aspeto avermelhado e as plantas gostam mais.

 

Aquasoil é feito de coisas mortas como as formigas que matas no recreio ou os escaravelhos que queimas ao sol. Também tem la coisas podres como folhas velhas e troncos antigos desfeitos. As plantas gostam também

 

Sabemos que ambos os materiais fazem a água mais ácida como quando fazes chichi no pénico mas o aquasoil supostamente faz muito mais que a akadama (porque ha maus coisas mortas e podres la.

 

LOOOOOOOOOOOOOOL

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Boa noite

 

O que está a baixar o PH da água é o ADA e as doses industriais de CO2 que estou a meter. Como não há fauna, estou a fertilizar à bruta e as plantas que estão no aquário crescem e agarram raizes. Especialmente a Parvula, que bem precisa. Quem tem ou já teve, sabe do que falo.

 

Sei o que é akadama, os ADA, os ELOS e afins, um dos problemas do aquário antigo é o solo que escolhi, tenho isso bem estudado.

 

Reduzindo o CO2 já tenho PH6,1 desde hoje à tarde e amanhã estará de certeza nos 6,5. O ADA esteve de molho durante um mês, praticamente, para eliminar os problemas que causa ao inicio de PHs baixos (pergutem ao Mad) e de largar nutrientes com fartura na água.

 

Com uma TPA a 7,2 deve subir um pouco também e depois é só ir medindo e ver se establiza num valor certo. Normalmente por volta dos 6,5.

Se o PH for estável, os peixes andam bem e vivem saudáveis e dá + margem para subir. O problema do meu antigo é que subindo um pouco, chegava rápido aos 8 e os peixes ficavam aflitos (morreram Ottos à conta disso...).

 

Bastou apenas eu ver os meus processos actuais e pensar um pouco, et voilá, CO2 :)

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pois mas o CO2 baixa-te o ph de forma fictícia... não é realmente desmineralização creio portanto tas a vontade.... os peixes não deveriam notar diferença entre um ph 7 ou um falso 5 não?

 

O da ADA sei que faz isso e é coisa que me preocupa porque quero ter o PH mais baixo mas não descontrolado e gostaria de ter ph baixo para sempre e não só durante 8 meses... entre andar a lutar para subir o ph e passado uns meses ter ph altos, mais vale começar com um e mantê-lo estável.. .sei la... eu sem CO2 tenho, à vontade 7.6 - 8... com CO2 anda entre os 6.8 e os 6.4.

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"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

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O ADA de inicio baixa imenso o PH, mas depois estabiliza. Foi por isso que eu o tive de molho, assim poupei esse tempo no aquário :)

 

A indicação do ADA é que estabiliza, não que somente baixa de forma descontrolada. Akadama também é bom na estabilização.

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Eu penso que mesmo com os mesmos minerais na água, o facto de o PH descer ou subir afecta os peixes.

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O ADA de inicio baixa imenso o PH, mas depois estabiliza. Foi por isso que eu o tive de molho, assim poupei esse tempo no aquário :)

 

A indicação do ADA é que estabiliza, não que somente baixa de forma descontrolada. Akadama também é bom na estabilização.

 

Houve aí um gajo que teve PH 4 à conta disso, ainda bem que serviu de cobaia! Poor bastard! Haha! Isso está a correr bem rui, me likes! :D

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A dureza da agua

 

Devido aos detergentes domésticos as pessoas hoje em dia estão mais familiarizadas com uma outra característica da água: a dureza. Consoante os sais dissolvidos (geralmente de cálcio e de magnésio) a dureza da agua pode ser de dois tipos: temporária e permanente. A dureza temporária pode ser eliminada por fervura da agua, operação que obriga o bicarbonato de cálcio dissolvido a depositar-se sob a forma de carbonato de cálcio, substancia esta que também e conhecida por «pedra das chaleiras». A dureza permanente Os pode ser eliminada por processos químicos, por troca de iões ou por destilação. A dureza de uma forma geral pode ser reduzida pela diluição, na proporção correcta, de água menos dura ate se obter o valor desejado. Os cálculos para a diluição são simples: a mistura de 5 litros de agua dura (com 12 graus de dureza) com 5 litros de agua não dura, por exemplo, 5gua da chuva não poluída (0 graus de dureza) da como resultado 10 litros de agua com 6 graus de dureza.

A dureza de uma agua não dura pode ser aumentada pela colocação de pedaços de giz ou de calcário na agua do aquário, mas (como já vimos) a composição da areia do aquário também pode fazer aumentar o grau de dureza da água (consulte a secção intitulada «A areia e as pedras).

Existem no mercado kits de medição da dureza da agua; tal como sucede com a determinação do PH, a simples mudança de cor numa amostra de agua do aquário permite obter com precisão o grau de dureza da mesma.

Pode haver alguma confusão porque existem vários métodos de medir a dureza da agua e os valores apresentados nos livros de aquariofilia podem ter sido achados através de qualquer um desses métodos. Os aquariofilistas alemi3es medem a dureza geral (ou total) em °GH e a dureza carb6nica em °DH. (A dureza não carbónica e calculada pela subtracção entre °DH e °GH.) Os criadores de peixes ingleses medem a dureza em partes por milhão de carbonato de cálcio na agua e exprimem essa dureza em °Clarke. Para aumentar a confusão, a unidade alemã °DH e calculada com base na quantidade de óxido de cálcio (em miligramas) por litro de agua.

Em certos casos e possível reduzir a dureza colocando musgo de turfa no filtro do aquário. Não se deve utilizar turfa do jardim ~ qual tenham sido aplicados produtos químicos; o mais indicado para um aquário é esfagno natural. A utilização de turfa provoca geralmente a acidificação da agua (reduz o PH) e estas medidas são frequentemente aplicadas pelos aquariofilistas especializados na criação de Ciprinodontideos.

 

PH e simplesmente uma escala de valores que serve para medir a acidez ou a alcalinidade relativa da agua. Os valores da escala de PH (0 a 14) são logarítmicos e, por isso, um aumento ou uma redução de uma unidade de PH corresponde de facto a um aumento ou a uma diminuição elevada a 10. O PH 0 corresponde a acidez máxima e o PH 14 corresponde à alcalinidade máxima.

Felizmente a margem de tolerância que nos interessa e relativamente pequena - entre 6,6 e 7,5 de PH no caso dos aquários. No seu habitat natural os peixes suportam por vezes condições mais extremas - entre 5,5 de PH (muito acido, no caso dos cursos de agua existentes na selva onde existe muita vegetação em decomposição) e 9 de PH (nos lagos com elevado conteúdo de s6dio no Vale do Rift, em /África).

O PH da agua pode ser facilmente medido através de kits adequados que se encontram a venda nas lojas da especialidade; os modelos existentes vão desde tiras de papel sensibilizado ate aos dispositivos electr6nicos mais sofisticados e, como não poderia deixar de ser, a precisão e proporcional ao custo! Os dispositivos da gama média - líquidos que indicam o PH através da cor - são os mais adequados, e os mais seguros, para aquariofilistas amadores.

A manipulação do PH da agua, caso isso seja necessário, e um processo complicado pois implica conhecimentos sobre química de aguas a um nível que se torna impossível explicar aqui; alem disso, obriga a um controle rigoroso de todos os objectos que são colocados na agua do aquário porque, se assim não for, corre-se o risco de alterar as condições que deram tanto trabalho a criar. Esta área técnica do aquário assume maior importância quando se pretende criar em cativeiro aquelas espécies consideradas como as mais «difíceis», ou seja, as que são mais exigentes em termos de condições do que as outras espécies.

Existe uma relação de âmbito geral entre o PH da agua e a sua dureza. As aguas acidas (com PH inferior a 7) não são em regra duras, e as aguas alcalinas (com PH superior a 7) são duras devido a quantidade de minerais dissolvidos.

A estabilidade do PH no aquário não e constante e pode variar da noite para o dia devido ao efeito exercido pela fotossintese das plantas. A agua pode tornar-se mais acida após períodos prolongados de escuridão por isso o melhor e verificar o PH da agua sempre a mesma hora do dia e com a agua a mesma temperatura. As diferenças em termos de PH devidas a actividade normal do dia-a-dia no aquário não costumam afectar, por exemplo, mais de 0,1 numa leitura, mas as alterações drásticas do PH devem ser investigadas - ou, vendo as coisas de outra maneira, as alterações drásticas no comportamento ou na saúde dos peixes podem ser causadas por alterações do PH da agua. A correcção do PH deve ser feita gradualmente para não provocar stress nos peixes.

 

Manter os peixes em pH diferente deixa-os mais suscetíveis a doenças, por motivo bem simples, o pH diferente danifica a mucosa protetora. Essa danificação deixa o epitélio do peixe muito mais suscetível ao ataque de parasitas. O peixe também vai ter um desgaste energético grande para refazer constantemente a mucosa perdida, além do desconforto epitelial causado por um pH inadequado. Também não é ideal manter um "meio termo", ou seja, manter diferentes espécies em pH neutro. Isso acaba sendo prejudicial para as duas espécies, pois haverá redução do muco no peixe de água alcalina, pela relativa acidez da água, e também será prejudicial para o peixe de água ácida, pela relativa alcalinidade da água.

 

Cada espécie aquática tem um pH considerado ideal, onde ela exerce todas as suas atividades sem problema algum. Isso não quer dizer que uma espécie, se colocada em um pH diferente do seu ideal, irá perecer. Na realidade, pouquíssimas mortes de peixes são causadas por pH, o que é perigoso é a sua variação, mesmo que seja retirando um espécime de um pH e colocando-o no seu ideal. Deste modo, caso você tenha um peixe em um pH não-ideal, é preferível deixá-lo onde está (caso ele esteja vivendo bem) a transferi-lo para uma água de pH ideal sem cuidado algum.

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