Pedro M. Mendes Publicado Setembro 26, 2012 Share Publicado Setembro 26, 2012 Boas pessoal, depois de vários anos na agua doce, pensei que está na altura de mudar para a agua salgada. Irei adquirir ao poucos o material para depois proceder a montagem. Irei fazer algumas perguntas, já pesquisei e li bastante mas a sempre alguma coisa que não consigo esclarecer Aquario: 50cumpX40largX30alt 60L (acham que 30cm de altura é muito baixo? queria aproveitar o que tenho) Sump: 45X22X25 ou30cm ( outra vez confuso com a altura ) quantas divisórias? irei mandar fazer. Escumador: aqui estou indeciso mas pensei num TMC V2 Skim 400 ou num TMC V2 Skim compact 300 Bomba de Retorno: Não sei qual os L/H que deverá fazer (2500l/h??) Iluminação: tenho uma calha de 36W PLL e pensei comprar igual, mas assim ficaria com 72W não seria demasiado? visto que o aqua é de 60L. Uma actinica e outra 10000K. Será que poderia pôr uma de 24W num balastro de 36W? Assim ficaria 24W+24W=48W Sistema de Osmose: A adquirir. Areia: comprar areia viva ou não quais os prós e contras? Rocha: Os quilos ao certo não sei o que irei por é cerca de 40% rocha viva e 60% rocha morta Agradeço a vossa ajuda Cumps Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
ffonseca Publicado: Setembro 26, 2012 Share Publicado: Setembro 26, 2012 Boas A altura do aqua é realmente baixa, visto precisares mandar fazer a sump porque não usas o que tens para sump e fazes um aqua novo por exemplo um cubo de 50 com coluna seca. Escumador visto quereres sump optava por um nac 5 por exemplo, relação qualidade/preço ficas bem servido. Bomba de retorno uma que faça 2000l/h é suficiente, Areia na minha opinião não justifica o preço da areia viva, podes perfeitamente comprar areão de coral que facilmente encontras a 2€ o kg ou mais barato até. Rocha viva comprava uns 2/3 kg só para ajudar no ciclo e de resto fazia o layout com rocha morta, foi o que fiz recentemente no meu aqua e estou a ficar muito satisfeito com o resultado. Em relação a iluminação se conseguires ir para t5 melhor,tens mais variadades de espectros. Cumps Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Pedro M. Mendes Publicado: Setembro 26, 2012 Autor Share Publicado: Setembro 26, 2012 pois a altura é um bocado baixa mas eu queria aproveitar, visto ser um aquario já furado é só ligar a sump. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
ffonseca Publicado: Setembro 26, 2012 Share Publicado: Setembro 26, 2012 pois a altura é um bocado baixa mas eu queria aproveitar, visto ser um aquario já furado é só ligar a sump. Então se já está furado aproveita. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Pedro M. Mendes Publicado: Setembro 27, 2012 Autor Share Publicado: Setembro 27, 2012 o problema do escumador nac5 é que não me cabe dentro da sump, visto que a sump terá 45 cm de largura Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
ffonseca Publicado: Setembro 27, 2012 Share Publicado: Setembro 27, 2012 e nao cabe mesmo? eu tenho um nac 7 e a minha sump tem 35cm largura Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Pedro M. Mendes Publicado: Setembro 27, 2012 Autor Share Publicado: Setembro 27, 2012 (editado) Enganei-me de largua tenho 40cm, de cumprimento é que tenho 45cm Pois ele caber cabe, mas depois onde ponho a bomba de retorno e alguma matéria filtrante? O que achas do nac3 http://www.bubble-ma...Show.asp?id=969 faria o serviço? Editado Setembro 27, 2012 por Pedro M. Mendes Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
ffonseca Publicado: Setembro 27, 2012 Share Publicado: Setembro 27, 2012 ve o nac 5.5 e o 3.5 visto ambos serem conicos. Se couberem ambos na sump tenta saber o preços dos 2 e ve se a diferença é grande entre eles, claro se nao for opta pelo 5.5 Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Pedro M. Mendes Publicado: Setembro 28, 2012 Autor Share Publicado: Setembro 28, 2012 O nac 3 já cabe na sump O 3.5 e o 5.5 são mais entreitos, mas o nivel de agua a que trabalham é maior. Mas achas que o nac 3 fazia o serviço como deve ser. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
ffonseca Publicado: Setembro 28, 2012 Share Publicado: Setembro 28, 2012 Não te sei explicar porque, mas pelo que tenho lido em vários foruns, a grande maioria do pessoal usa escumadores conicos. Penso ter haver com a qualidade/quantidade da espuma que fazem, por isso te aconselhar um cónico. Agora é contigo. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Pedro M. Mendes Publicado: Setembro 28, 2012 Autor Share Publicado: Setembro 28, 2012 obrigado ffonseca pessoal preciso de ouvir mais conselhos. Sobre a iliminação T5 não consigo visto que a de 24w é maior que 50cm Então, acho que irei optar por 2X36W PLL que seria uma actinica: http://www.aquaeden-shop.net/AguaSalgada/produto_view.php?id=1804&pageNum_AquarioRS=0&idcat=35&cat=&subcat=&menu=13 e a outra: http://www.aquaeden-shop.net/AguaDoce/produto_view.php?id=737&pageNum_AquarioRS=1&idcat=10&cat=&subcat=&menu=13 ou então seria duas Blau destas: http://www.aquaeden-shop.net/AguaSalgada/produto_view.php?id=736&pageNum_AquarioRS=0&idcat=35&cat=&subcat=&menu=13 qual relação de lampadas acham que seria melhor? Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Pedro M. Mendes Publicado: Outubro 3, 2012 Autor Share Publicado: Outubro 3, 2012 (editado) Boas pessoal venho aqui fazer um update, mudei de medidas do aqua e sump, Será isto: Aquário: 50X50X50cm com coluna seca (já tenho) Sump: 48X40X40 com 3 divisórias Iluminação: 4X24w T5 ( já tenho) Escumador: Bubble Magus NAC 5 Bomba de retorno: SunSun 1600l/h (já tenho) Sistema de Osmose: Aquili 3 estágios (já tenho) amanha irei meter fotos. estou a espera que a estrutura venha da metalização. O escumador penso que irei optar por um BM NAC5 acho que será suficiente para mim, que acham? Editado Outubro 6, 2012 por Pedro M. Mendes Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Pedro M. Mendes Publicado: Outubro 5, 2012 Autor Share Publicado: Outubro 5, 2012 aqui estão algumas fotos Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Pedro M. Mendes Publicado: Outubro 5, 2012 Autor Share Publicado: Outubro 5, 2012 Desculpem a qualidade das fotos mas são de telemóvel Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Hugo Rafael Publicado: Outubro 6, 2012 Share Publicado: Outubro 6, 2012 (editado) por que tipo de corais vais optar ? Tambem estou a utilizar lampadas PLL. Já consegues fazer uma boa combinação de cores com actinicas e 10000K apesar de as T5 terem bastantes mais espectros disponiveis estes das PLL que existem servem prefeitamente para o reef . Gosto das blau Boa sorte com o projecto Editado Outubro 6, 2012 por YAKUZA Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Pedro M. Mendes Publicado: Outubro 6, 2012 Autor Share Publicado: Outubro 6, 2012 Irei ter de tudo um pouco. Já não vou por PLL, comprei uma calha 4X24W T5 Obrigado Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Hugo Rafael Publicado: Outubro 6, 2012 Share Publicado: Outubro 6, 2012 Se vais por de tudo um pouco fizes t bem em ir para as t5 Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
gsassetti Publicado: Outubro 8, 2012 Share Publicado: Outubro 8, 2012 Olá Pedro, Visto estar em fase de estudo para um salgado... Por quanto te ficou o material até agora? Se pudesses indicar os preços individualmente era uma grande ajuda... Obrigado Vou acompanhar atentamente este tópico... Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Pedro M. Mendes Publicado: Outubro 9, 2012 Autor Share Publicado: Outubro 9, 2012 ate agora gastei cerca de 150€ muitas coisas já tinha outras fiz eu e outras em 2º mão. Só comprei a bomba de retorno que foi 24€ e a bomba de circulação tunze foi 33€ Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Pedro M. Mendes Publicado: Outubro 16, 2012 Autor Share Publicado: Outubro 16, 2012 boas pessoal estou aqui com um dilema na escolha do escumador, em relação/qualidade/serviço acham que um BM nac 5 serve perfeitamente para 120l+ 60l sump? Eles indicam que é uma bomba de 2000l/h e que é para aquas de 300l a 500l. tou com um bocado falta de espaço e este cabia bem lá Qual é a conta que se faz dos l/h em relação aos escumadores ? Tipo 2000l/h X ? = ? Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Sérgio Carmo Publicado: Outubro 16, 2012 Share Publicado: Outubro 16, 2012 Um NAC 7 sem dúvida... qualidade vs preço é muito bom e dá espectacularmente para essa litragem. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Pedro M. Mendes Publicado: Outubro 16, 2012 Autor Share Publicado: Outubro 16, 2012 Obrigado Sérgio Pois um nac 7 seria melhor sem duvida mas o meu problema é mesmo a falta de espaço. E a diferença da bomba é: uma é 2000l/h e a do nac 7 é 2500l/h O nac 5 cabe bem lá mas se calhar em termos de escumação fica apertado Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts