elorga Publicado Setembro 25, 2012 Publicado Setembro 25, 2012 Boas, tenho estado a negociar alguns aquas em 2ª mão, e em algumas situações são casos em que as pessoas pretendem desfazer-se de tudo, peixes, plantas - full pack! A minha pergunta é: qual a melhor maneira de levar ao aquário para casa estando todo ele em funcionamento, com flora e fauna? Se for um aqua pequeno ainda se pode tentar levar a coisa toda montada, com menos água talvez (ou não, e era mau resultado à certa). Agora num aqua com 100cm por exemplo, como é que transporta aquilo tudo? É vazar no local o aquário e colocar os peixes em vários saquinhos? As plantas ainda vá... devem-se aguentar... agora os peixes faz-me um bocado de confusão - imaginem que o aqua tá com uns 20/30 peixes? Citar Cump, ELorga
CyberJ Publicado: Setembro 25, 2012 Publicado: Setembro 25, 2012 Fiz isso à pouco tempo num aqua que vendi a um amigo, era de 60L mas para o efeito vai dar ao mesmo... O que fiz foi: 1º Os peixes foram colocados em sacos com a agua do aquario. (Coloca a minima quantidade possivel de peixes por saco). 2º O filtro foi desmontado e as materias filtrantes foram colocadas dentro de um saco com agua do aquario para as bacterias não morrerem. 3º A agua do Aquario foi colocada dentro de garrafoes de 5L (Cerca de 60% da Agua) 4º As plantas foram colocadas em sacos com um pouco de agua... 5º O Substrato foi dentro do aquario porque não era muito, mas se fosse muito teria ido dentro de sacos de plastico com alguma agua para não matar as bacterias... Espero ter ajudado.. PS.: O Transporte tem de ser feito o mais rapidamente possivel, tal como a montagem... Como irá existir sempre uma diferença de temperatura entre a montagem antiga e a nova, deverás fazer a habituação normal dos peixes como se de novos se tratassem... Citar
elorga Publicado: Setembro 25, 2012 Autor Publicado: Setembro 25, 2012 Tou tramado... andei a regatear um aqua de 1 metro, e se a coisa for avante muito garrafão de 5 litros vou eu ter de arranjar. É que o meu problema são os peixes. Se tivesse sem peixes até mandava a água fora e fazia o ciclo todo de início, agora com peixes a coisa não é bem assim porque nem tenho onde os colocar (por ex. num aqua de uma pessoa amiga), nem os posso depois colocar em água nova sem estar "ciclada", daí a minha pergunta de ter de andar a colocar peixes por tudo quanto sejam sacos. Outra dúvida que tenho é como se remove um substrato que tenha por cima o areão, ou como se remove um areão que tenha substrato por baixo. "A coisa" não se misutura toda? Pergunto isto agora até no caso de uma troca de subtrato futura, ou troca de areão... Citar Cump, ELorga
Paul Publicado: Setembro 25, 2012 Publicado: Setembro 25, 2012 Ou deixas o substrato no aquário ao transporta-lo. O que me parece perigoso pois não sei se o aquário aguenta com o peso do transporte com o areão lá dentro. Temos que pensar que durante o transporte ele só está apoiado nos extremos (enquanto desces as escadas com ele às costas por exemplo) Senão acho que só conseguirás aproveitar a parte mais superficial do substrato. O resto é dificil de separar. Eu também já pensei nesse problema, e acho que na altura teria que por um substrato novo. Até podes peneirar o substrato, mas o fértil não sei se se aguenta! Citar Tanpanama -
Jorge N. Ferreira Publicado: Setembro 25, 2012 Publicado: Setembro 25, 2012 Os peixes que o aquário contém ofereces aqui ao pessoal do fórum e fazes o ciclo desde o início Citar The Skinny -- The Mini-Tank -- The River
elorga Publicado: Setembro 25, 2012 Autor Publicado: Setembro 25, 2012 Resumindo - tou a ver que por muito parvo que pareça, é quase mais vantajoso comprar um aqua que estaja inactivo do que um em funcionamento, tal é o trabalho e riscos que pode advir daí... E ainda vou dar mais uma achega neste caso em concreto: Os peixes que o aquário contém ofereces aqui ao pessoal do fórum e fazes o ciclo desde o início Digo-vos que teria mesmo de ser assim, porque tratava-se de um aqua de água fria o que não é o que pretendo. Ia mesmo só aguentar aquela fauna e flora até os conseguir despachar. Senão o que ia fazer aos peixes? Olha já sei, meto aqui um post estilo: «Pessoal às tantas horas em tal sítio vou comprar um aquário. Dá-se toda a flora e fauna aos que se deslocarem ao local» Citar Cump, ELorga
Jorge N. Ferreira Publicado: Setembro 25, 2012 Publicado: Setembro 25, 2012 «Pessoal às tantas horas em tal sítio vou comprar um aquário. Dá-se toda a flora e fauna aos que se deslocarem ao local» E outra linha a dizer: «Aproveitam e ajudam a carregar o aquário e material!»» Citar The Skinny -- The Mini-Tank -- The River
elorga Publicado: Setembro 25, 2012 Autor Publicado: Setembro 25, 2012 Nós brincamos, e nem sequer tenho nada certo em termos de negócio, mas isto tem-me dado voltas á cabeça por não saber o que faça à "peixada" toda caso feche um negócio semelhante a este. Se for um aqua de água quente, ainda fico com os peixes, com o que tiver incluído, será apenas uma questão de tempo até colocar as coisas ao meu gosto pessoal. No caso de um aqua de água fria a coisa é diferente, porque só o irei manter realmente para aguentar os "ocupantes". Outra questão: não há nenhum tipo de incompatibilidade ou cuidado especial que se tenha de ter por um aqua ter sido de água fria e agora passar para água quente pois não? Obviamente sem ser o cuidado de agora ter de ter um termostato Citar Cump, ELorga
Jorge N. Ferreira Publicado: Setembro 25, 2012 Publicado: Setembro 25, 2012 Convém lavar bem e trocar os substratos. Citar The Skinny -- The Mini-Tank -- The River
Recommended Posts