Recommended Posts

Publicado

Bpá noite

Ontem fui presenteado com um aqua marinho ( ou o k resta dele ) desmontado à cerca de um ano.

Após inventário, verifico que os meus pertences são:

Aqua 150 x 40 x 50 com respectivo móvel (terá que ficar no Hall de entrada do apartamento ) -

photo230912232258.jpg

filtro tetratec EX 1200 -

370128639420884.jpg

Bomba de agua - Aqua Clear A-570 1514 l/h -

photo230912161937.jpg

Skimmer ???

photo230912160037.jpg

Calha 150 cm - marca lifetech, com um dos apoios desaparecidos e sem o plástico de protecção das lampadas

photo230912162628.jpg

photo230912162559.jpg

photo230912162113.jpg

20 kg de rocha, estes são os pedaços mais pequenos

photo230912155948.jpg

Material diverso não identificado

photo230912160141.jpg

1 ou 2 aquecedores

photo230912160300.jpg

Hidrometro -

photo230912161845.jpg

e mais material, testes , alimentação, medicamento, tubos com fartura, etc

Segundo a fonte, tudo isto funciona..

A minha pergunta é...como não tenho experiência de marinhos e pouca de doces ( 2 anos ) o que acham que posso fazer, rentabilizando o existente e não investindo muito, pelo menos para já...

Aceito todas as sugestões e ajudas, incluindo a possibilidade de o converter para doce, se acharem o mais indicado.

Não tenho condições para sump, e nem sei como vou levar a agua para o hall de entrada....;)

Publicado:

Boa resposta ;)

Tendo este material estado a ser utilizado num Salgado, será viável utiliza-lo para um novo agua doce?

Publicado:

Eu ia dizer exactamente o mesmo... de marinho esse aqua só parece ter o nome.

Não me parece que haja nada ai que seja marinho. Nem as marcas de sal.

Essas peças da EHEIM que não sabes o que são, são saidas e entradas para os filtros, chupadores e chuveiros, se quiseres dar esses nomes.

PauloA :character0050:

Publicado:

Bpá noite

Ontem fui presenteado com um aqua marinho ( ou o k resta dele ) desmontado à cerca de um ano.

Após inventário, verifico que os meus pertences são:

Aqua 150 x 40 x 50 com respectivo móvel (terá que ficar no Hall de entrada do apartamento ) -

photo230912232258.jpg

Boas

Bonito aquário e apesar de não ser muito largo, serve perfeitamente... :thumbup3:

filtro tetratec EX 1200 -

370128639420884.jpg

Este filtro não se usa nos marinhos com a mesma função que tem nos aquários de água doce, logo não te serve para grande coisa.. :thumbdown2:

Bomba de agua - Aqua Clear A-570 1514 l/h -

photo230912161937.jpg

Pode ser usada na circulação da água dentro do aquário :thumbup3:

Skimmer ???

photo230912160037.jpg

Acho melhor primeiro saberes o que é um escumador :idea2::rolleyes: Aqui tens um exemplo http://reefcentral.w.../tag/escumador/

Calha 150 cm - marca lifetech, com um dos apoios desaparecidos e sem o plástico de protecção das lampadas

photo230912162628.jpg

photo230912162559.jpg

photo230912162113.jpg

Só podias usar esta iluminação apenas em aquários com peixes :thumbdown2:

20 kg de rocha, estes são os pedaços mais pequenos

photo230912155948.jpg

1 ou 2 aquecedores

photo230912160300.jpg

Hidrometro -

photo230912161845.jpg

e mais material, testes , alimentação, medicamento, tubos com fartura, etc

Segundo a fonte, tudo isto funciona..

A rocha morta ... :thumbup3:

Os aquecedores ... :thumbup3:

O densímetro ... :thumbup3:

A minha pergunta é...como não tenho experiência de marinhos e pouca de doces ( 2 anos ) o que acham que posso fazer, rentabilizando o existente e não investindo muito, pelo menos para já...

Aceito todas as sugestões e ajudas, incluindo a possibilidade de o converter para doce, se acharem o mais indicado.

Não tenho condições para sump, e nem sei como vou levar a agua para o hall de entrada.... ;)

Na minha opinião deves seguir para um aquário de água doce, pois já tens o básico.Nos salgados, não basta ter um aquário para colocar os peixes :stop:. Existem equipamentos que são a base deste tipo de montagens, aos quais não podemos inventar a sua substituição, mesmo quando ás vezes pensamos que sim. :sad2:

[URL=http://www.myreefstats.com][/URL]

Publicado:

Mas a minha duvida mantem-se. Resolvida a questão do aqua doce ou salgada, optando como é obvio por um doce, será que todo este material pode ser usado com segurança num aquário de água doce? O sal acumulado nas rochas, e mesmo no filtro não serão prejudiciais, para um aqua de água doce?

Publicado:

Começa por lavar bem os filtros e ferver, para ter menos sal possível, com as tpas vai ficar sem sal nenhum, e num aquário tão grande duvido que faça alguma diferença, quanto a rocha, depende do tipo de layout que queres fazer, mas bem lavada também, fica óptima.

Duarte Lopo de Carvalho

Publicado:

Depois de alguma busca pelos foruns, decidi optar por um aqua para ciclideos africanos, pois parece ser a opção que melhor utiliza os materiais que possuo.

Após alguma procura, pareceu-me que o substrato indicado seria a aragonite, numa camada de fundo de pelo menos 8 cm, o que segundo as minhas contas corresponde a cerca de 75 Kg, no meu aqua.

Isto esta correcto? pareceu-me encontrar este substrato à venda por cerca de 2,5 a 3 euros por kilo. Não se consegue mais barato?

Publicado:

Depois de alguma busca pelos foruns, decidi optar por um aqua para ciclideos africanos, pois parece ser a opção que melhor utiliza os materiais que possuo.

Após alguma procura, pareceu-me que o substrato indicado seria a aragonite, numa camada de fundo de pelo menos 8 cm, o que segundo as minhas contas corresponde a cerca de 75 Kg, no meu aqua.

Isto esta correcto? pareceu-me encontrar este substrato à venda por cerca de 2,5 a 3 euros por kilo. Não se consegue mais barato?

75 kgs de areia ?!!! :blink: Mas tu queres um aquário de peixes ou um terrário ?? :laugh: Na minha opinão basta 2 a 3 cm de altura...

Publicado:

boas, consegues mais barato que isso sim, ha lojas que vendem dessa areia a 1,70€/kg.

Es de onde?

Publicado:

boas, consegues mais barato que isso sim, ha lojas que vendem dessa areia a 1,70€/kg.

Es de onde?

Carnaxide

Segundo li, a altura do substrato deve ser de cerca de 8 a 10 cm, por isso para os 75 kg é só fazer as contas 150c x 40l x 8 x 1.63 (densidade calculada do substrato) a dividir por 1000...78,24 kg

Posso tentar colocar mais ou menos 40 kg de areia da Praia e o resto com substrato próprio para o biotopo, por causa do tamponamento e ph.

Se estiver errado, por favor corrigam-me

Publicado:

nao precisas de tantos quilos de areia, penso que 30/40 kg seja suficiente para esse aqua e ja deves ficar com 5cm de altura que é mais que suficiente.

Areia da praia nao te aconselho a nao ser que queiras ter algas no aquario.

Publicado:

nao precisas de tantos quilos de areia, penso que 30/40 kg seja suficiente para esse aqua e ja deves ficar com 5cm de altura que é mais que suficiente.

aragonite ou areia de coral?

Publicado:

Ja vi muitos malawis ja tive um durante quase 2 anos com areia da praia e nao vi nem tive problema nenhum de algas, alem de que a areia da praia manteve me os niveis ph e dureza super estaveis no necessario tanto que tive reproducoes e somente uma baixa e por erro meu, logo EU recomendo ate areia da praia , bem lavada .

Cumps

Nelsomsdias

Publicado:

Carnaxide

Segundo li, a altura do substrato deve ser de cerca de 8 a 10 cm, por isso para os 75 kg é só fazer as contas 150c x 40l x 8 x 1.63 (densidade calculada do substrato) a dividir por 1000...78,24 kg

Posso tentar colocar mais ou menos 40 kg de areia da Praia e o resto com substrato próprio para o biotopo, por causa do tamponamento e ph.

Se estiver errado, por favor corrigam-me

E por acaso sabes o porquê dessa altura de 8 a 10 cm ??? :naughty:

Eu ficava só por 2 a 5 cm de altura, pois assim ficava com uma coluna de água de pelo menos 45 cm...Quanto ao substrato, escolhia aragonite.

Publicado:

Ja vi muitos malawis ja tive um durante quase 2 anos com areia da praia e nao vi nem tive problema nenhum de algas, alem de que a areia da praia manteve me os niveis ph e dureza super estaveis no necessario tanto que tive reproducoes e somente uma baixa e por erro meu, logo EU recomendo ate areia da praia , bem lavada .

Cumps

Nelsomsdias

Concordo com a tua opinião, mas não te esqueças que ele vive em Lisboa e que aí no Algarve o tipo de areia e água são diferentes(água mais dura e areia mais calcária) e assim ao indicar areia da praia da zona onde se vive, podemos sem querer induzir em erro . :eusathink:

Publicado:

Boas, ele há gajos com sorte a receberem prendas destas :drool3: .

Pelo que li tens sido bem aconselhado, quanto ao layout gostava de ver fotos mais de perto e ao nível do aquário.

Daquilo que vi não gostei do coral? que puseste no centro. Eu acho que ficava bem mais ao jeito de ilha tipo isto:

7_1aquarium_cichlids_fishtank.jpg