Recommended Posts

Publicado

Bom dia pessoal, meu nome é Adriane, sou brasileira e moro no sul do país, mais especificamente em Porto Alegre, estado do Rio Grande do Sul. Aqui temos temperaturas abaixo de 0ºC no inverno e acima de 40ºC no verão. Comecei a escavar meu laguinho, está em frente a minha casa e já escavei a metade, termino semana que vem. Vou colocar cimento com Sika para impermeabilizar (cimento, areia, sikatop). Pretendo deixar no nível do terreno e colocar pedras - seixos na volta, somente amontoadas, quero algo bem natural. Após impermeabilizado, areia grossa de rio e brita graúda no fundo com pequenos cascalhos e brita miúda. Pretendo fazer uma mini cascata, larga, mas não alta, já comprei a bomba, somente para fazer a água movimentar na cascata, sem interferir muito com o resto do laguinho. Comprei bromélias, lírios, papiros e orquídeas para servirem de marginais e palustres e encomendei alfaces d'água - flutuantes, - elodea, valisneria ,cabomba, sagitarias e bacopas para submersas, ninféias para submersas com folhas emersas. Pretendo plantá-las e esperar uns 15 dias antes de colocar os peixes. A idéia é forrar 50 a 60% do lago com as submersas para a oxigenação e deixar que cubram o resto sozinhas. Vou colocar poucas flutuantes para não cobrir muito rápido a superfície, já li sobre a regra de ouro do 1/4. O lago ficará em volta de uma tuia verde limão. Não tem como tirar. O lago pegará o nascer do sol até umas 08hs no máximo e após o sol volta a iluminar ele após as 16hs, mais ou menos, algumas alterações no verão. NO resto do dia, somente a claridade. Quero fazer o mais natural possível, gostaria de opiniões, se estou no caminho certo ou se devo alterar algo, desde já, muito obrigada, Adriane

• 1 mês depois...
Publicado:

Então pessoal, consegui terminar meu lago, passei a sikatop e vou encher de água no sábado, dia 27/10/12. Que trabalheira.....eu e meu marido fizemos tudo sozinhos....encomendei sementes de lótus e nynféias e comprei elodeas, sagitárias e cabombas, faltam as valisnérias.....queria saber se posso colocar elas direto na água ou tenho que esperar uns dias após encher o lago????? e os peixes???? quantos dias tenho que esperar..pode ser o 15 que pensei?????desde já, muito obrigada

Publicado:

Outra pergunta, me disseram que se colocar kinguios eles vão comer todas as plantas, é verdade?????

Publicado:

ola .convêm esperar uns dias antes de colocar peixes. comerem plantas ,depende. Eu acho que eles arrancam mais do que comem, mas as carpas sao piores.

Vivendo e aprendendo

clicar aqui para ver:O meu lago/tópico

Publicado:

Olá. Eu gostava de dar uma opinião sobre o teu lago mas, se colocasses umas fotos era mais facil fazer uma avaleação mais justa.

lagofilia ecossistemas.

• 2 meses depois...
Publicado:

olá pessoal, vou tirar umas fotos e colocar no foro, mas, tô passando por dificuldades com as algas....estamos no verão, o lago está pegando sol o dia todo, já tive que trocar a água três vezes...usei algicida, mas tenho que colocar quase toda semana. Coloquei dez platis e umas doze molinésias para comerem as algas, plantei valisnérias, elódeas, cabombas e umas outras que não sei o nome, tb coloquei uma ninféia e umas plantas que colhi dentro do rio, mas mesmo assim, as algas continuam se proliferando....só coloquei uma bomba no lago para oxigenar a alga, coloquei na cascata para não causar muita agitação, estou pensando em colocar um filtro UV, pelo menos no verão, alguém pode me ajudar???? Adriane

Publicado:

quanto aos peixes, estão ótimos, já se procriaram e continuam se procriando, devo ter uns trinta bebês no lago, como tenho quatro carpas, ainda pequenas, cerca de 10 cm cada, alguns servem de alimento para elas...fazer o quê...tento deixar a natureza seguir seu curso...., além das carpas, tenho dois caudas de véu, dois telescópios pretos, os platis e as molinésias dalmatas, estou querendo colocar uns paulistinhas, tem uns de cor verde, muito bonitinhos, mas, vamos ver, tenho que pensar no frio também....estou aceitando idéias..Adriane