Recommended Posts

Publicado (editado)

Após vários anos a resistir à entrada no mundo da aquariofilia, finalmente decidi avançar para o meu primeiro aquário.

Naveguei pelo fórum em busca de dicas de membros experientes, e já deu para perceber que antes de avançar para a compra do que quer que seja, o melhor seria eu colocar o que pretendo para o meu primeiro Aqua, e aguardar as Vossas opiniões sobre o que comprar.

Não me tomem como preguiçoso, até porque já li bastante (aqui no fórum e em sites de aquariofilia) sobre o assunto, mas quanto mais leio mas duvidas me surgem, e como o orçamento é pequeno (+\-300€ sem peixes) queria evitar começar com erros graves. No inicio desta aventura, tenciono apenas ter um aquário com uma espécie pequena e "resistente". Estou a pensar numa fase inicial (após ciclo de azoto) em adquirir guppys - 1 macho e 3 fêmeas. Pelo menos até me sentir confortável para avançar para peixes mais sensíveis.

Assim gostava das Vossas opiniões sobre:

1) gostava de um aquário 70 lt. Pergunto,..., é melhor comprar com kit (água doce), ou comprar elementos à parte? Em caso de julgarem ser melhor comprar em separado, o que aconselham ( filtro, termóstato, etc)?

2) gostava ainda de ter flora natural. Que tipo de areao e plantas são mais aconselháveis para um aquário de guppys?

3) agradeço outras opiniões sobre o tipo de peixe mais adequado para o meu arranque. Sou um tipo paciente, prefiro fazer as coisas devagar sem massacrar os meus futuros peixinhos.

Creio já ter lido sobre uns truques para que, de forma natural controlar os niveis fundamentais da àgua, se me puderem indicar onde posso ler mais sobre esse assunto, ficaria agradecido.

Termino com um pedido de desculpas por este (já) extenso tópico, pois acredito que já estejam cansados de dar este tipo de dicas a novatos como eu. Agradeço a Vossa paciência e ajuda.

Cumprimentos,

Pacocj

Editado por pacocj
Publicado: (editado)

Boas, vou tentar dar umas dicas mas não me tomes por experiente nestes assuntos porque não sou.

1)Existem kits bem baratos assim como até equipamento usado aqui no forum.

Podes tentar dar uma vista de olhos que podes encontrar bons negócios em tudo o que referiste.<p>O meu primeiro foi de 70lt e mandei fazer em acrilico. Saiu por ou 55 ou 65€ sem tampa ou iluminação (foram-me oferecidas e mandei fazer à medida)

2) Duas escolhas..Ou substrato fértil para plantas com mais necessidades ou então segues para as de mais fácil manutençao como anubias nanas ou fetos de java (um tronco também fica sempre bem).

Quanto ao areão, eu aconselho o de filtro de piscina mas pode haver quem não goste por ser branco, mas é fino e de limpeza fácil pois a porcaria não se entranha tanto além de não magoar os bigodes das minhas corydoras.

3)Mais peixes? hummm...já vais ter trabalho com esses guppies que vão criar bem, mas podes ver um grupo de neons (6 ou mais e sempre a pares) e uma corydoras para te limpar os restos de comer que caem no fundo. Podes colocar um ancystrus mas cuidado com o tamanho das diversas espécies em adulto.

Editado por SkeetS
Publicado:

Boas

Bemvido ao grupo

para iniciante estás a começar muito bem :D

1º eu sou fã de comprar elementos à parte, tu escolhes o que queres e como queres.

1-aquario, tens muitas opções no mercado, tudo depende da carteira, mas creio que encontra-se muita coisa boa no mercado da 2ª mão sobretudo sendo de lisboa, mas não te deixes enganar e conhece os valores reais antes de entrares em 2ª mãos.

2- filtro, possivelmente a parte mais importante do teu aquario e onde poderás gastar mais massa, compra algo bom, mesmo que seja em 2ª mão, não te vou dizer marcas porque isso é para cada um mas minimo, fazer 3xlitragem ou seja 70x3=210l/h este será o teu caudal minimo e terás de procurar sempre algo que faça deste valor para cima.

3- termoestato, a media será 1w/l ou seja 70W mas eu aconselho sempre mais 100W ou 150W, pode parecer um abuso mas irás poupar na conta da luz (menos tempo ligado) como tambem não estara em tanto esforço para manter a temperatura desejada aumentando o tempo de vida.

ainda bem que estas a pensar em flora natural, ajudam a estabelizar um aquario, alem de serem mais bonitas que plasticas, eu tinha destas e mudei logo que coloquei plantas :D

1- Subestrato fertil, embora para começar arranques com plantas de exigencia minima poderás querer evoluir e depois de aquario montado não dá.

2- Subestrato inerte, é o que colocas por cima (minimo 2cm de altura) este é ao teu gosto, o meu conselho procura areão que não altere os parametros da agua, que não seja calcario pois aumenta o pH.

3- Luz este aspecto tambem é importante para as plantas, nisto aconselho tambem ter de mais, pois podes minimizar enquanto não precisares e aumentares se as necessidades aumentarem

4- Flora como referi a melhor coisa será colmeçares com plantas de baixa manutenção, tens entre musgos, fetos java, e outras, pesquisa é a melhor feramente apartir deste ponto

fauna, estas a querer começar por Guppys, tambem começei e continu-o a ter, gosto deles :D...mas antes disso terás de saber os valores da tua agua do aquario, para isso começas com a da rede (ou de onde irás utilizar a agua para as TPA) saber, no minimo, o valor do pH pois se tiveres um pH baixo será impossivel ter guppys, mas poderás ter outras especies. não sei se me estou a fazer entender...

resumindo e falando por passos

1- aquario e materiais

2- substratos e montar a gosto (rochas troncos etc...)

3- plantas (tanto se podem introduzir aqui ou mais à frente deacordo com as necessidades e com as decisões)

4- enxer com agua e começar a realizar o ciclo do azoto

5 durante a fase 4- medir os valores da agua e procurar especies adaptadas a essas condições

6- apos o ciclo estar completo adquirir as especies com calma~, não mais de 2 especies e poucos individuos de cada vez

7-usufruir do espirito :D

8- postar fotos xD

Publicado:

Mesmo não sendo o meu tópico, agradeço essas sugestões.

Sofro do mesmo mal que o Skeets (muita leitura e pouca pratica, hehe) e quero começar com uma coisa bem feita logo do inicio.

Os preços de algumas coisas é que são quase proibitivos (o que torna aquariofilia um Hobby muito caro no início)

Apenas uma informação, o areão de filtro de piscina, sendo branco, não se altera com o tempo?

(Estou a fazer esta questão porque tenho Xistos escuros para por no futuro do fututo aqua e queria um tom de contraste.)

Obrigado

Bruno

Missão socorro: O Fim!
Inicio de um "Eden": Entre Xistos

1012201212.jpg

Publicado:

Muito obrigado pela Vossa ajuda. Sem duvida que previne erros básicos e consequente aumento de custos.

Neste momento estou à procura de um Aqua e os periféricos vou comprar à parte, tendo por base os vossos conselhos/opiniões.

Agradecia que, para um Aqua de 70lt me orientassem sobre o tio de filtro mais adequado - submerso, mochila, etc.

Espero em breve poder dar novidades sobre a evolução desta minha nova aventura, estando sempre atento e agradecido a todo o vosso contributo aqui no fórum.

Em relação à fauna(qd chegar a esse ponto), já percebi que começar com Guppys pode não ser o ideal para um maçarico como eu. Que outro tipo de peixe me aconselhariam para o arranque?

Obrigado e cumprimentos,

pacocj

Publicado:

Muito obrigado pela Vossa ajuda. Sem duvida que previne erros básicos e consequente aumento de custos.

Neste momento estou à procura de um Aqua e os periféricos vou comprar à parte, tendo por base os vossos conselhos/opiniões.

Agradecia que, para um Aqua de 70lt me orientassem sobre o tio de filtro mais adequado - submerso, mochila, etc.

Obrigado e cumprimentos,

pacocj

para mim eu acho que externo, 70L é um aquario jeitoso merece um bom filtro e os externos possuem muitas qualidades, não ocupar espaço e mais materias filtrantes necessarias :D...

Publicado:

Um filtro externo que faça 5x o volume do aquário.

Isto porque passadas uns já só está a fazer 2x o volume do aquário devido ao entupimento de filtros.

Eu opto sempre por filtros que façam no mínimo 7x (caso do Skinny) e por acaso no Mini-Tank tenho um filtro que faz 20x mais....

Publicado:

TIpo de filtro? SImples..Tão grande quanto a tua carteira permita e externo com regulação do caudal (controlas a saída da água)

Porquê? Simples...Depois desse de 70L de certeza que vais arranjar um bem maior e assim já tens filtro :naughty:.

Mesmo não sendo o meu tópico, agradeço essas sugestões.

Sofro do mesmo mal que o Skeets (muita leitura e pouca pratica, hehe) e quero começar com uma coisa bem feita logo do inicio.

Os preços de algumas coisas é que são quase proibitivos (o que torna aquariofilia um Hobby muito caro no início)

Apenas uma informação, o areão de filtro de piscina, sendo branco, não se altera com o tempo?

(Estou a fazer esta questão porque tenho Xistos escuros para por no futuro do fututo aqua e queria um tom de contraste.)

Obrigado

Bruno

É assim...Eu tenho usado no meu há 2 meses e até agora só mudou de cor por causa do mycopur (problemas com bicharada).

Normalmente algo muda de cor porque reage com outra coisa.

Não me parece que isso aconteça neste tipo de substrato.

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!