Duvida em relação ao substrato (fotos adicionadas)


Sc4r3cRoW

Recommended Posts

Boas!

 

recentemente montei um aquário de 96 litros e recorri ao substrato que na altura me foi recomendado "sera floradepot".

por falta de experiencia e tambem por pensar ter sido bem aconselhado nao recorri a pesquisa.

o meu problema é o seguinte:

tenho plantado no aquário a hemianthus cuba que nao esta a desenvolver, ja falei com varis pessoas e todas me disseram que possivelmente o substrato que usei não será suficiente para a manter.

estou a usar solução de CO2 caseira e em termos de iluminacao estou bem servido...

visto que a planta está a perder a cor existe algum tipo de fertelizante liquido que eu possa usar?

Editado por Sc4r3cRoW
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

CO2 caseiro pode te estar a dar problemas com a cuba. Não sei se é suficiente para manter essa planta.

 

Dizes que estás bem servido de luz, mas isso é muito relativo.... Há aqui gente que acha que aquários de 6L são suficientes para dois peixes que vão chegar aos 20 cm... por isso como vês...

 

O meu concelho:

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=197192

 

Depois logo se vê.

 

Abraço

 

Tanpanama - Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

associado ao problema que reportei..

 

Material

 

Aquário 80 cm * 35 cm * 30 cm - 96L

Bomba de Agua Boyu SP-1300 + filtro feito com caramica de quartzito + lã filtrante

Iluminação - 1 18W; + 2 iluminacoes LED 24/24

 

Hardscape

 

 

Substrato fértil - Sera floradepot

Areia silica

 

 

Parâmetros

 

Amónia (NH4) - entre 0.50 e 1

Nitratos (NO3) - NA

Nitritos (NO2) - N.A

Fosfatos (PO4) - N.A

pH - 7.5

Kh - N.A

 

Plantas

Musgo de Java

Hemianthus Cuba

Hydrocotyle verticillata

tenho mais 2 tipos de plantas altas mas nao me recordo o nome.

 

Peixes

N.A

 

Fertilização

 

TPA - 20 Litros uma vez por semana

Macronutriente - N/A

Micronutrientes - N/A

 

 

fotos:

 

20rqfq.jpg

 

 

n4xr1t.jpg

 

1602ub.jpg

 

2vubxok.jpg

Editado por Sc4r3cRoW
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu acho que teu problema não é o sera floredepot mas sim essa areia, que provavelmente está abafar as raizes da cuba. Não me parece que seja o substrato indicado para essa planta

 

Essa planta é difil de manter, não é de todo indicada para principiantes.

 

Não estou convencido também com a tua luz. Que tipo de leds são e quanta potência tem essa calha? Os leds indicados para plantados são bastante caros.

 

Além do mais o teu aquário ainda está a ciclar, deverias estar a fertilizar para a cuba se aguentar.

 

Por último, o teu CO2 não dá para essa planta. Ou pões um sistema pressurizado, garantido uma concentração de CO2 constante, ou a cuba não cresce. O mal do CO2 caseiro, seja qual for a receita, é que nunca é constante. No ínico e no fim tem pouca força além de que não consegues regular a concentração de CO2 que estás a pôr no aquário. Assim, duvido que consigas fazer crescer cuba com CO2 caseiro. Não estou a dizer que é impossível, apenas dificil.

 

Tanpanama - Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Concordo com o Paul...

e acrescento que na maioria dos casos te poderá trazer mais males que bens...

a flora que consigas manter com CO2 caseiro consegues sem adição deste e com esse CO2 estas a pedir para te aparecerem algas tipo a "maldita" bba...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá.

 

obrigada pelas vossas respostas.

cheguei a pouco a casa e detectei o que me parecem ser algas.ja retirei o co2.

em relação a iluminação eu penso que seja suficiente, so o tempo o vai dizer.

acoselhavam-me a fazer o que?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tudo depende da quantidade de luz que tens, mas com esse teu sistema ficamos sem saber em que patamar estás. Se chegarmos à conclusão que tens muita luz, o facto de retirares o CO2 é ainda pior! Da mesma forma, senão fertilizares, não vais a lado nenhum.

 

Não me parece que o problema seja a areia de sílica. Na minha experiência com a cuba, é apenas e só apenas uma questão de CO2. Tem que ser muito, e chegar ao nível do substrato onde ela está. A tua tem claramente cara de quem tem falta de CO2.

 

Tens que fazer TPAs para baixar a amónia!!! Provavelmente é esta a causa imediata das algas que dizes ter...

 

Em conclusão, tens que averiguar ou dar-nos informação detalhada sobre a tua iluminação. É isto que define tudo o resto num plantado!

 

abraço

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu tenho 2 calhas de LEDS http://www.ikea.com/...ducts/60116540/

mais uma lampada de aquario que a unica coisa que consigo ler é F18W\GRO muito provavelmente 18watts.

em relacao ao co2 o que tinha era caseiro e recomendaram retirar...co2 pressurisado nao tenho como obter de momento.notei que alguns tufos da cuba estao cobertos ou alguma coisa acopulada que suponho serem algas.

eu não sei porque mas acho que tenho uma grande bota pa descalçar =)

 

 

 

 

Ao todo são 8 calhas dessas

2jdg7lw.jpg

 

 

 

5o8ew3.jpg

 

 

 

ic4dug.jpg

 

 

 

2mm5pug.jpg

Editado por Sc4r3cRoW
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.