Pedr091 Publicado Setembro 20, 2012 Publicado Setembro 20, 2012 Boa noite! Estreio-me no fórum já com uma dúvida, provavelmente com uma resolução bastante simples, mas para um "begginer" tudo é muito confuso. Já anda aqui pelo fórum fotos e tópicos do aqua cá de casa (água fria, peixes dourados, e umas plantas) colocadas pela user Nana Lee. Como algumas das aquisições estão a dar frutos (ampulárias bebés) e os peixes têm uma têndencia comilona, decidimos arranjar ou segundo aqua para poder evitar refeições fora de horas. Uma vez que a mulher ganhou o bichinho da aquariofilia, e eu, tendo uma pessoa na família que também tem a paixão há muitos anos, acabei por ser arrastado para este hobby e vou "aproveitar-me" da situação do segundo aqua para arranjar algo para mim. Sendo mais específico relativamente ao projecto, está encomendado na Scalare um aqua de 75x55x30. Medidas pouco convencionais, mas assim aproveito um móvel cá de casa para "botar" a piscina. A ideia é, uma vez que peixes já temos à duzia, partir para algo que a mim me dá curiosidade, camarões. Uma vez que o aquário vem da Scalare sem acessórios nenhuns, tenho de comprar os componentes todos necessários ao bom funcionamento e para proporcionar uma vida feliz aos pequenotes. Desde há uns dias para cá estive a estudar mais concretamente o tema que me está a dar água pela barba: Luz! As calhas comercializadas são algo caras, e já com o investimento de um aqua, queria tentar minimizar os custos deste e então comecei a preparar-me psicologicamente para meter mãos à obra. Quanto à "caixa" propriamente dita não tenho, pelo menos para já, dúvidas de maior! Ando a estudar os melhores materiais para construi-la e a melhor forma de a suportar sobre o aquário. A minha maior dúvida recai sobre Luzes, Lâmpadas e a felicidade dos bichos. Tenho visto bastantes calhas de LED's. Agrada-me pois são mais económicos na factura da luz, têm tamanho reduzido, dando-me margem estética na construção da calha uma vez que me permite fazer uma mais minimal... Já li que há quem use os LED's do Ikea e do Leroy... mas... fazem o mesmo efeito das lâmpadas fluorescentes? Já tenho umas "luzes" acerca de Lumens, e a forma como afectam "a capacidade da luz atingir o fundo do aquário". A temperatura da luz - medida em Kelvin - afecta a "cor" da mesma, e aqui estou um pouco mais à vontade. Gostava que me conseguissem esclarecer no aspecto: que LED's posso usar, quais devo procurar, e que parâmetros devo ter em conta para não investir em material inútil ao aqua. Agradeço desde já a disponibilidade e peço desculpa pelo "tsunami de palavras", mas a "introdução" a mim e ao projecto acabou por arrastar-se. Cumpts, Pedro Citar
Recommended Posts