Esclarecido


RalpH

Recommended Posts

Boas,

 

pela minha experiência diria que a melhor opção é a Echinodorus tenellus (sagitária subulata), já a tive e até se desenvolveu bem.

Mas a minha experiência também diz que apesar de conseguires manter algumas plantas sem CO2, elas nunca vão crescer lindamente.

 

Tens de ter alguns cuidados a dobrar!

 

Podes ver o meu tópico, fiz taperes de musgo de java e pellia.

 

Quem sabe se não tiras ideias.

 

Abraço

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=201663

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas malta.

Queria-vos perguntar qual destas 3 plantas se daria melhor para um tapete num aquário com estas condições:

 

Aquário: 65x45x45 130L brutos - 100L reais

Substrato: Seachem Fluorite Black Sand

Luz: 4x24w T5 (1 watt por litro aprox)

CO2: Nada

 

 

 

Eleocharis Parvula

Echinodorus tenellus

Marsilea hirsuta

 

Cumps!

 

 

Bom dia,

 

Com essa quantidade de luz e sem co2, vais ter problemas com o equilíbrio dos nutrientes, ou seja algas com fartura...

 

O que sugiro é que retires uma ou mesmo duas lâmpadas... Ou então ficas com as 4x 24 Watts, mas aí tens que injectar co2...

 

Já mantive com sucesso um tapete de tenellus com 0,4 W/L e sem injecção de co2... Mas claro que o desenvolvimento das plantas nunca é o mesmo.

 

Dispõe... Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia,

 

Com essa quantidade de luz e sem co2, vais ter problemas com o equilíbrio dos nutrientes, ou seja algas com fartura...

 

O que sugiro é que retires uma ou mesmo duas lâmpadas... Ou então ficas com as 4x 24 Watts, mas aí tens que injectar co2...

 

Já mantive com sucesso um tapete de tenellus com 0,4 W/L e sem injecção de co2... Mas claro que o desenvolvimento das plantas nunca é o mesmo.

 

Dispõe... Cumps

 

+1

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O teu Setup tem o factor limitante no maximo...lol

 

Ou seja, para o crescimento de qualquer planta é preciso 3 elementos... Luz, Nutrientes, e CO2..

 

Estes 3 elementos têm de estar equilibrados entre si... As plantas crescem em linha com o menor elemento presente...

 

Significa isto que se tiveres para uma determinada planta 100% de luz, 100% de nutrientes mas apenas 50% de CO2, ela apenas se vai desenvolver a 50%...

 

No teu caso concreto, não mencionaste se tens substrato fertil, ou se fazes fertilização liquida ou não, mas tendo em consideração a luz que tens disponivel, precisas de CO2 e fertilização liquida...

 

Quando existe um elemento não equilibrado vai dar origem a um Boom de algas...

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A maioria das plantas não precisa forçosamente de CO2 para crescer. Os restantes elementos (fertilização e luz) é que devem estar bem equilibrados e ajustados.

 

Mas sem CO2 o crescimento é mais lento, obviamente. Mas também se reduz alguns factores de risco (asfixia, blooms de BBA,...)

 

Para o tapete que de certeza estás a imaginar (que há de ser um daqueles fantásticos que volta e meia se vê por aí) não sei se te vais safar sem CO2.

 

Tanpanama - Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado a todos pelas respostas!

 

O teu Setup tem o factor limitante no maximo...lol

 

No teu caso concreto, não mencionaste se tens substrato fertil, ou se fazes fertilização liquida ou não, mas tendo em consideração a luz que tens disponivel, precisas de CO2 e fertilização liquida...

 

 

O substrato é fertil e tenho fertilização liquida Micro+ da Horizonte Aquático.

eu estava a pensar não adicionar CO2 e retirar 1 lampâda e ficar com 72watts para 100L

O que acham?

Editado por RalpH
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caro RalpH,

 

Mesmo com 72W vais ter problemas... Se não queres injectar co2, 48W chega perfeitamente...

 

Repara... Tens substrato fértil (nutrientes) e luz com fartura, mas depois falta-te o elemento fundamental, o carbono...

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Mas sem CO2 o crescimento é mais lento, obviamente. Mas também se reduz alguns factores de risco (asfixia, blooms de BBA,...)

 

 

Paul não percebi se a tua afirmação era referida a com CO2 ou sem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se não usares CO2 os teus peixes não correrm o risco de asfixia se exagerares na dose.

 

Por seu lado a partir do momento em que puseres CO2, o teu aquário fica "viciado", basta falhar uma vez ou baixares acidentalmente a dose, e começam-te logo a apracer algas.

 

Tanpanama - Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se não usares CO2 os teus peixes não correrm o risco de asfixia se exagerares na dose.

 

Por seu lado a partir do momento em que puseres CO2, o teu aquário fica "viciado", basta falhar uma vez ou baixares acidentalmente a dose, e começam-te logo a apracer algas.

 

Paul, isso não é verdade... as Algas não aparecem porque estavas a injectar CO2 e depois deixas-te de injectar.

 

As algas só aparecem por um unico motivo, excesso de nutrientes/Luz...

 

O que acontece, é que normalmente, quando injectas CO2, tambem fertilizas, se o CO2 falta, as plantas vão começar a consumir menos nutrientes, logo, sobra nutrientes para as algas...

 

Relativamente à asfixia da fauna por CO2, sim, é possivel, mas é muito facil prevenir isso, basta comprar um teste permanente de CO2 que custa +-20€

 

Com o teste permanente sabemos sempre o nivel de co2 no aquario, bastando olhar para cor do teste que está dentro do aqua, e assim controlar a quantidade de Co2.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Paul, isso não é verdade... as Algas não aparecem porque estavas a injectar CO2 e depois deixas-te de injectar.

 

As algas só aparecem por um unico motivo, excesso de nutrientes/Luz...

 

O que acontece, é que normalmente, quando injectas CO2, tambem fertilizas, se o CO2 falta, as plantas vão começar a consumir menos nutrientes, logo, sobra nutrientes para as algas...

 

Relativamente à asfixia da fauna por CO2, sim, é possivel, mas é muito facil prevenir isso, basta comprar um teste permanente de CO2 que custa +-20€

 

Com o teste permanente sabemos sempre o nivel de co2 no aquario, bastando olhar para cor do teste que está dentro do aqua, e assim controlar a quantidade de Co2.

 

Experimenta! :) Depois diz me quanta BBA é que aparece! ;)

 

Os testes permanentes não são assim tão permanentes quanto isso. Não tenho experiência com esses testes para falar, mas já li várias coisas acerca disso, e não é assim tão linear quanto dizes.

 

A asfixia pode ocorrer pura e simplesmente devido a um aumento mínimo da temperatura do aquário. Quanto mais quente, menos capacidade de retenção de oxigénio tem a água. Isso aliado à injecção de CO2 (imagina que ela está demasiado próxima do limite) e vão se os peixes todos.

 

Tanpanama - Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Paul, isso não é verdade... as Algas não aparecem porque estavas a injectar CO2 e depois deixas-te de injectar.

 

As algas só aparecem por um unico motivo, excesso de nutrientes/Luz...

 

Flutuações de CO2 ou níveis baixos de CO2 relativamente à luz causam algas sim. Excesso de nutrientes não: a filosofia do método de fertilização EI é mesmo esta. Dar todos os nutrientes por excesso. Se fosse como dizes então todos os aquas que usam esta metodologia estavam cheios de algas. Outro exemplo são os low-tech. Podem ser fertilizados à vontade...

 

Como é óbvio, se já tiveres algas e fertilizares, estas vão crescer mais depressa do que se não fertilizares. Mas não são os nutrientes a causa das algas (à excepção da amónia).

 

Abraço

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Depende dos testes que usares, se mantiveres o CO2 por volta dos 25mg/l não terás qualquer problema...

Como exemplo posso dar-te os testes da JBL, com escala cromatica.. são muito eficientes e precisos...

 

Relativamente às BBA, claro que se o nivel de CO2 baixar muito vão aparecer, mas simplesmente porque as plantas não vão absorver os nutrientes que estão na coluna de agua por adição de fertilizantes líquidos...

 

Vou dar-te como exemplo, tive um problema na valvula sinosoide e esta deixou de fechar, como iria passar 5 dias ao algarve, não poderia desligar o co2 à noite, o que fiz, cerca de 2 semanas antes de ir para o algarve, deixar de colocar fertilização liquida do aqua. Desliguei o CO2 no dia em que fui e voltei a ligar quando voltei, como é obvio o CO2 estava a <8ppm.

 

Um dia depois de voltar a ligar o CO2, fertilizei... Não tive aparecimento de algas...

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Depende dos testes que usares, se mantiveres o CO2 por volta dos 25mg/l não terás qualquer problema...

Como exemplo posso dar-te os testes da JBL, com escala cromatica.. são muito eficientes e precisos...

 

O problema não é a escala cromática mas sim o líquido de calibração. O DC não são instrumentos precisos e estão desfazados cerca de 2h.

 

Por exemplo: se adicionares 119 mg de bicarbonato de sódio a 1L de água de osmose que depois usas no DC o valor de verde equivale a 30 ppm. Mas dependendo da cor verde (claro, escuro, etc. ), varia entre 18,9 e 47,5 ppm CO2. Como vês, não é muito preciso mas serve na maior parte das vezes.

Se em cima disto pensares que a maior parte dos homens tem alguma dificuldade em ver diferentes tonalidades de verde já estás a ver. Por isso muita gente calibra o DC para que seja o amarelo a indicar os 30 ppm de CO2.

 

 

Relativamente às BBA, claro que se o nivel de CO2 baixar muito vão aparecer, mas simplesmente porque as plantas não vão absorver os nutrientes que estão na coluna de agua por adição de fertilizantes líquidos...

 

Então quer dizer que se eu fertilizar um aqua low-tech vou ter BBA? Não é o excesso de nutrientes que provoca algas.

Eu já fiz o teste no meu aqua high-tech. Adicionei 100 ppm de nitratos. Sim 100 ppm não me enganei. Não aconteceu nada. Plantas saudáveis, camarões saudáveis, etc...

 

Abraço

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

GM, tens razao em relação à fiabilidade dos testes permanentes de co2, mas são mais do que suficientes para não acontecerem acidentes...

 

Relativamente às algas, e pelo muito que tenho lido, o aparecimento de algas provem de 2 factores, Nutrientes, aqui entenda-se por nutrientes luz/fertilização disponíveis e plantas enfraquecidas...

 

Ou seja, se a nossa flora ficar enfraquecida por uma mudança subita no aqua, como por exemplo uma oscilação no Co2, PH ou Luz... Se existir nutrientes as algas aparecem..

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Li este tópico na diagonal e só gostaria de deixar aqui alguns reparos ao que foi dito aqui.

 

As algas só aparecem por um unico motivo, excesso de nutrientes/Luz...

 

Incorreto. Não foi provada essa relação. Há aquários com 200ppm de nitratos e potássio e 10ppm de fosfatos e as algas não aparecem.

 

Por seu lado a partir do momento em que puseres CO2, o teu aquário fica "viciado", basta falhar uma vez ou baixares acidentalmente a dose, e começam-te logo a apracer algas.

 

Correto... não é bem viciado o termo correto mas transmite bem a ideia. Uma vez que se elevem todos os parâmetros e subimos o metabolismo de todos as plantas (algas inclusive) basta um descuido que a reação será violenta. Muito mais do que se não tivéssemos elevado o metabolismo em primeiro lugar. Basta-me espirrar ou tocar na válvula de afinação fina do CO2 e tenho BBA e eu estou a injetar 50ppm que deveria dar uma tolerância muito maior mas não dá.

 

 

 

 

 

O que acontece, é que normalmente, quando injectas CO2, tambem fertilizas, se o CO2 falta, as plantas vão começar a consumir menos nutrientes, logo, sobra nutrientes para as algas...

 

Estás a basear-te na permissa errada... não é por sobrarem nutrientes...é por as plantas se sentirem mal... quando as plantas estão bem, não há algas nem que despejes 1kg de potássio para dentro do aquário.

 

A asfixia pode ocorrer pura e simplesmente devido a um aumento mínimo da temperatura do aquário. Quanto mais quente, menos capacidade de retenção de oxigénio tem a água. Isso aliado à injecção de CO2 (imagina que ela está demasiado próxima do limite) e vão se os peixes todos.

 

Correto. Posso comprovar por experiência própria. Injeto tanto CO2 que basta a temperatura aumentar ou as águas ficarem mais paradas depois de uma TPA (nível de água sobe e a saída do filtro fica mais baixa) e os meus peixes desmaiam todos.

 

Ralph, porque não queres apostar em CO2?

 

Nem que seja aqueles kits de pastilhas da SERA?

 

 

CO2 inconstante... mais vale fazer bem ou nem começar a inventar a não ser que queiras cultivar staghorn e BBA.... ainda por cima estamos a falar de tenellus (que já tive em grandes quantidades)... é um iman para bba e staghorn. Põe CO2 inconstante e estás feito.

 

 

Acho que é tudo...

Editado por TonyCh

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Correto... não é bem viciado o termo correto mas transmite bem a ideia. Uma vez que se elevem todos os parâmetros e subimos o metabolismo de todos as plantas (algas inclusive) basta um descuido que a reação será violenta. Muito mais do que se não tivéssemos elevado o metabolismo em primeiro lugar. Basta-me espirrar ou tocar na válvula de afinação fina do CO2 e tenho BBA e eu estou a injetar 50ppm que deveria dar uma tolerância muito maior mas não dá.

 

CO2 inconstante... mais vale fazer bem ou nem começar a inventar a não ser que queiras cultivar staghorn e BBA.... ainda por cima estamos a falar de tenellus (que já tive em grandes quantidades)... é um iman para bba e staghorn. Põe CO2 inconstante e estás feito.

 

 

Pela minha experiência, consegues ter uma maior flexibilidade na administração de CO2 quanto menor for a quantidade de luz. Isto é, quando tenho muita luz no meu aqua, qualquer mexida no CO2 cria logo instabilidade o que pode causar (e normalmente causa) BBA, Staghorn ou Spirogyra. Quando quero reduzir a manutenção e opto por pôr menos luz, noto que raramente me aparecem algas mesmo que ande a mexer no CO2...

 

Cyber J, as oscilações de pH, pelo menos as resultantes da adição de CO2, não têm praticamente consequências nenhumas. Mesmo no lagos naturais, existe variação diária de pH de acordo com a fotossíntese das plantas. É normal. O problema são as variações de pH como consequência de variações de salinidade (mais ou menos semelhante a dureza). Estas é que causam problemas, nomeadamente à fauna.

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Existe muita discussão sobre este assunto, não só neste forum como por toda o mundo da aquariofilia...

 

Cada vez vejo que cada caso é um caso...

 

como disse neste mesmo topico, tenho o meu CO2 constante a 30ppm, e desliguei-o durante 4/5 dias pois fui para o Algarve.

 

Esqueci-me de mensionar que tambem desliguei 2 lampadas.

 

Resumindo

 

Tinha 216W de luz

CO2 a 30 PPM's

Fertilização com Macros e Micros usando metedo estimativo por exesso.

 

Durante 4/5Dias

passei apenas a 108W de Luz

CO2 desligado que desceu para <8ppms

Sem fertilizacao

 

Algas 0

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais