Recommended Posts

Publicado

https://picasaweb.google.com/109379348087328206810/Pictures?authkey=Gv1sRgCJjh-cqhtuiZpwE#5788417857737781490

Bom dia,

Esta manha fui ao aquário e deparei-me com uma bola castanha envolvida por uma espécie de gelatina transparente.

É um aquário 60*30*30 - 68l.

As plantas onde isto apareceu foram introduzidas há pouco tempo. Alguém me consegue explicar o que é isto?

Publicado:

Só se forem de caracóis indesejados.

Aquilo parece uma bolsa de gelatina com 3 ovos lá dentro.

Se forem caracóis, há algum peixe que os coma sem ser o botia palhaço?

Publicado:

Boas

Se não queres nascimentos indesejados, tiras a bolsa de gelatina e deitas fora. Em principio se tem ovos envolvidos em gelatina, é caracol.

Muitos bótias comem caracois, não é apenas o Bótia palhaço.

Cumps

Publicado:

E qual seria o bótia mais indicado para um aquário de 60*30*30 - 68l onde a fauna é:

4 molinésia balão

2 platis

4 neons negros

5 neons vermelhos

5 neons azuis

1 pleco

1 otocinclus

Publicado:

Esse aquário vai ser pequeno para um botia palhaço ficar com o seu tamanho normal, e maioria dos bótias que se encontram no mercado, podem se tornar territoriais ou morder barbatanas.

A melhor solução é ires retirando à mão os que conseguires apanhar e deitares para o caixote do lixo. Nunca para a sanita, de modo a evitar enviares seres indesejados para os nossos rios.

Se tiveres preguiça, coloca um caracol Anentome helena, que ele vai te controlar os possiveis caracois que forem aparecendo evitando assim uma praga.

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Publicado:

E quantos caracóis Anentome helena? Contando que já tenho um pleco e um otocinclus será que sobra sujidade para ele?

Publicado:

E quantos caracóis Anentome helena? Contando que já tenho um pleco e um otocinclus será que sobra sujidade para ele?

Bom dia,

3 helenas são suficientes, especialmente se vierem depois a reproduzir-se - desde que lhes dêem tempo para agir.

Os nossos aquários de 120 L começaram com 3 helenas e as pragas de caracóis (às centenas...) foram controladas pouco tempo depois.

Boa sorte!

Publicado:

Mas o aquário é de apenas 68 L. E os caracois ainda não são ás centenas.

Sabem de alguma loja em Viseu que os venda?

Publicado:

Bom dia,

3 helenas são suficientes, especialmente se vierem depois a reproduzir-se - desde que lhes dêem tempo para agir.

Os nossos aquários de 120 L começaram com 3 helenas e as pragas de caracóis (às centenas...) foram controladas pouco tempo depois.

Boa sorte!

Publicado:

Mas o aquário é de apenas 68 L. E os caracois ainda não são ás centenas.

Sabem de alguma loja em Viseu que os venda?

Se o nosso com 120L levou 3 e ficou abastecido...em cerca de metade é fácil fazer contas...

De qualquer forma, 3 não são muitos, mesmo para 68L.

E para haver aumento da população começando com 3 é preciso ter sorte, porque macho e fêmea não apresentam dimorfismo sexual. Logo, a probabilidade de ter ambos é relativamente baixa (não é impossível, só mesmo baixa)...

Em Viseu não conheço lojas, mas coloca um post no 'procuro' pode ser que alguém tenha para disponibilizar.

Cumps

Publicado:

Boas

Se eu não estou enganado, posso estar, mas Mollys também procuram caracóis.

Qualquer espécie de botia em 68l, eu esquecia.

Não percebi a ideia de sobrar sujidade para o Pleco e para os Ottos. Os peixes não comem sujidade, comem algas e os flocos que caiem para o chão. Há fauna que é detritivora, mas não comem necessáriamente os detritos dos outros peixes. Comem os restos de comida.

As (ou os, nem sei) Anemtome helena são uma boa solução. Se não queres reprodução, metes só um. Depende da quantidade de caracois que deves eliminar. O problema das helenas é que depois de se reproduzirem, deixas de ter caracois, para ter helenas.

PS: Anemtome Helena sao buzios :)

Queres ideias para apanhares caracolada sem nada disto? Visita aqui:

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=202665&hl=