running_wild Publicado Setembro 12, 2012 Publicado Setembro 12, 2012 Após ter começado com os plantados neste aquário, passei para uma aventura maior. O setup é o seguinte: Aquatlantis 101 - de 180l Filtro Biobox 2(retirei o carvão e coloquei cerâmicas) Termostato 200W Bomba de 600l/h Iluminação T5 2x45W Substrato fértil Sera floredepot Akadama Flora: O que mostra a foto .png' alt=':biggn:'> Fauna: 1 Plecostumos albino 4 SAEs Vou ainda colocar 4 corydoras albinas e um grupo de 4 escalares Agora uns pequenos problemas: - O que posso por mais de fauna, sem que os escalaras não os comam? - O aqua tem cerca de 1 mês e estar a ganhar algas pretas nas folhas, rochas e no substrato. Após ver aqui theplantedtank, até dizem para não fazer TPA, tenho ando a fazer semanalmente entre 15-20%. Vou ver se compro o Flourish Excel ou algo para as algas. Não tenho kits para medir os niveis da agua, quais são os mais importantes a ter para já? Tenho a iluminação em 7h diárias. Que mais posso fazer? Tudo o tipo de ajuda é bem vinda Citar Feedback
Neon Tetra Publicado: Setembro 12, 2012 Publicado: Setembro 12, 2012 Boa noite ? Não fazer TPA's quando o aqua está ciclar ? Não me parece boa ideia. TPA's com força...2/2 dias por exemplo nas primeiras duas semanas...Tens muitos nutrientes na coluna de água e muito poucas plantas para os consumir. Além disso os substratos poderão ter substâncias nocivas que é preciso ir removendo ( talvez não devesses retirar o carvão para já).Não tens filtração mecânica ? Tens que colocar mais plantas nem que sejam flutuantes para ajudar no consumo . Mais tarde pode ir retirando. Tens de comprar alguns testes para saber como vão as coisas ( pH, kH, NO3 pelo menos ..talvez NH4, NO2 e PO4 pe.x.) Os SAE's não fazem nada a essas algas pretas..infelizmente..depois crescem muito e só querem paparoca.. Ajudava se pusesses Excel regularmente. A circulação da água também pode ser importante. Esse filtro está longe dos 900-1200 L/h que precisas para esse aqua. Ainda por cima esses 600 l/h são a referência inicial que diminuem rapidamente com o entupimento progressivo do filtro. Que lampadas tens na calha ? Tª da cor em K ? (45 w t5 ?só conheço de 39 w=90 cm , 54 w = 110 cm, 80 w =135 ? cm) Citar Nunca se é demasiado grande para aprender, nem demasiado pequeno para ensinar !
CyberJ Publicado: Setembro 13, 2012 Publicado: Setembro 13, 2012 As algas castanhas são normais nos aquários novos, depois desaparecem normalmente. A única maneira de evitar o aparecimento de algas e não existir no nosso aquário plantado o denominado factor limitaste. Isto significa que tens de existir dentro do Aqua um equilíbrio entre luz, macro nutrientes, micro nutrientes, e CO2. Se este equilíbrio existir as plantas vão consumir tudo, e as algas não tem epotese. Mas, basta faltar um destes elementos para as plantas deixarem de consumir os outros drasticamente, e ai temos um bom de algas. Quanto ao kit, na minha opinião deves apostar em Ph, GH, Kh, Nh4, No2 e No4 Estes são os testes indispensáveis para a fauna, depois tens os testes para a flora, mas não sei se vale a pena. Citar
gmmartins Publicado: Setembro 13, 2012 Publicado: Setembro 13, 2012 Viva, O que eu te vou sugerir vai de encontro ao que muita gente te vai dizer. No entanto, pelo que percebi, tu tens um low-tech, ou seja, não injectas CO2. Ora um plantado low-tech é um ecossistema completamente diferente de um high-tech. Sugestões: 1. Deves reduzir a luz. Penso que tens um pouco de luz a mais para low-tech. Podes fazê-lo colocando qualquer coisa (e.g. rede) entre a calha e o aqua ou, como foi dito, utilizando plantas de superfície. Estas são importantes porque, para além de reduzirem a quantidade de luz que passa, e ao contrário das plantas submersas, não estão limitadas por CO2, pelo que vão ajudar a consumir o excesso de nutrientes (principalmente amónia) que se possa acumular. 2. Aumentar a biomassa vegetal. Isto é importante porque são elas o teu melhor filtro!!! 3. Parar de fazer TPA (ai que vai chover controvérsia). Num low-tech, o factor limitante é o CO2. Neste tipo de aquas, praticamente não existe CO2 na água porque tudo o que é formado é logo consumido pelas plantas. Ora quando fazes uma TPA estás a meter CO2, mas como as plantas estão adaptadas a níveis baixos de CO2 não o conseguem captar. O resultado é que estás a criar flutuações de CO2 e quem aproveita são as algas, que são muito mais simples e oportunistas. Trocas de água em low-tech - 1 a cada 6 meses. Daí também a importância de ter uma boa biomassa vegetal (= filtro). 4. Se começares a notar carências, terás que fazer uma fertilização ligeira com macros e micros. A carga orgânica produzida pelos peixes poderá não ser suficiente caso a biomassa vegetal seja grande. 5. Excel = carbono. Vais passar a ser um high-tech. Se este é o objectivo então tudo muda... Se sabes inglês aconselho-te a ler o método Diana Walstad ou artigos do Tom Barr sobre plantados low-tech. Lá terás muito mais informação e o porquê das coisas de forma mais detalhada do que a que posso estar aqui a dizer... Abraço GM Citar Gustavo Martins My nano Litopótamus
Vasco Ferreira Publicado: Setembro 13, 2012 Publicado: Setembro 13, 2012 Partilho das opiniões do gmmartins, aliás tenho um lowtech de 14l que se rege por estes principios com muito sucesso e pouco trabalho. Tpas de 6 em 6 meses, pouca iluminação, fertilização semanal sem exageros e limpeza de filtros periódica. Cumps Citar ----------------- Ptuga --------------- The Green One; Uma espécie de aquascaping; Cornucópia Verde; Entropia Verde; O Reino da Muralha
running_wild Publicado: Setembro 13, 2012 Autor Publicado: Setembro 13, 2012 Desde já obrigado a pelas ajudas. Vou respondendo por partes: -Acerca do filtro realmente é ou pouco curto, mas de momento não vou comprar mais nenhum vou-me aguentar com este, tenho é de ir trocando as "fibras brancas" que não sei qual o nome. -A iluminação é o que vem com os aquatlantis estive a ver nas lâmpadas e não têm a indicação da cor/temperatura apenas diz numa Extra-Light e na outra Nature e são T5 45w com 895mm -Vou de encontro ao que o gmmartins disse, o aqua é para ser low-tech, vou ver então o método da Diana Walstad e mais artigos do Tom Barr. -Pelo que li os SAE comem este tipo de algas. Hoje acabei de fazer um TPA de 40% (não vim primeiro ao forum), adicionei sera algovec e plantei mais flora. Vou então reduzir a iluminação a ver no que dá Obrigado pela dicas,toda a ajuda é bem vinda. Citar Feedback
running_wild Publicado: Outubro 8, 2012 Autor Publicado: Outubro 8, 2012 Viva, Após ter feito isto: Hoje acabei de fazer um TPA de 40% (não vim primeiro ao forum), adicionei sera algovec e plantei mais flora.Vou então reduzir a iluminação a ver no que dá Resolveu por o problema das algas, o sera algovec realmente funcionou. Actualmente como está Citar Feedback
running_wild Publicado: Janeiro 14, 2013 Autor Publicado: Janeiro 14, 2013 Após "A Encosta" sofrer algumas derrocadas, ataque de ictio e morte quase total da flora, está agora assim: Citar Feedback
running_wild Publicado: Fevereiro 18, 2013 Autor Publicado: Fevereiro 18, 2013 Mais uns updates, Novo filtro Fluval306 e CO2 de botija, as plantas fizeram um bummm. Citar Feedback
alvarenga Publicado: Fevereiro 19, 2013 Publicado: Fevereiro 19, 2013 Montagem diferente, mas falta folhas de dimensões mais variadas para dar um efeito de profundidade Não tens tido problemas de mortes nesse aquário? A tua zona de pedras parece-me muito fechada e susceptível de criar zona morta. Citar Lost Horizon - 3 horizontes Montagem de 600litros - 3 horizontes REEF 125 - Deep Blue Horizon Nano REEF 100 - Horizon Blue Dream
running_wild Publicado: Fevereiro 19, 2013 Autor Publicado: Fevereiro 19, 2013 Montagem diferente, mas falta folhas de dimensões mais variadas para dar um efeito de profundidade Não tens tido problemas de mortes nesse aquário? A tua zona de pedras parece-me muito fechada e susceptível de criar zona morta. Obrigado pela sugestão, vou tentar encontrar outro tipo de flora. Ja tive mortes de alguns botias palhaço e corydoras mas isso foi antes de mudar o filtro. Agora com o fluval tem uma boa circulação julgo que seja o suficiente para não ter problemas. Citar Feedback
alvarenga Publicado: Fevereiro 19, 2013 Publicado: Fevereiro 19, 2013 Pois normal peixes de fundo em zonas de pedras dá esses problemas, por isso tinha perguntado O aumento de circulação por norma resolve , em ultimo caso é abrir um pouco os montes para maior circulação. Citar Lost Horizon - 3 horizontes Montagem de 600litros - 3 horizontes REEF 125 - Deep Blue Horizon Nano REEF 100 - Horizon Blue Dream
running_wild Publicado: Maio 21, 2013 Autor Publicado: Maio 21, 2013 (editado) Após fazer umas pequenas alterações, está assim. [/img] Editado Maio 21, 2013 por running_wild Citar Feedback
running_wild Publicado: Outubro 30, 2013 Autor Publicado: Outubro 30, 2013 (editado) Um pequeno update Gostava de adicionar mais alguma flora, sujestões aceitam-se. Actualmente tem: Equipments: Tank (LxDxH): 100 x 40 x 45 cm (180.0L)Filters: Hagen Fluval 306 Selected species:1 x Angelfish (Pterophyllum scalare)1 x Two Spot Gourami (Trichogaster trichopterus)4 x Rummynose Tetra (Hemigrammus bleheri)4 x Siamese Algae Eater (Crossocheilus siamensis)1 x Albino Bristlenose Pleco (Ancistrus cf. cirrhosus) Recommendations/Warnings/Suggestions/Notes: Warning: At least 5 x Rummynose Tetra are recommended in a group. Warning: Two Spot Gourami is too aggressive to co-exist with Rummynose Tetra. Note: Albino Bristlenose Pleco needs driftwood. Recommended temperature range: 24 - 26 C.Recommended pH range: 6 - 7.5.Recommended hardness range: 5 - 15 dH.Your aquarium filtration capacity for above selected species is 92%.Recommended water change schedule: 31% per week.Your aquarium stocking level is 89%. Editado Outubro 30, 2013 por running_wild Citar Feedback
Recommended Posts