anadiferr Publicado Setembro 12, 2012 Publicado Setembro 12, 2012 Boa tarde, Tenho um aquário comunitário 120l, para além de outros peixes, tenho um Trichogaster leeri agressivo, ou territorial (o problema é que o território dele é o aquário todo). A vítima preferida dele era o meu Beta que já separei e mora agora dentro de um cubo, dentro do aquário principal. O Beta parece contente com a casa e até exibe as barbatanas ao Trichogaster quando ele anda a rondar o cubo. A minha questão é: Será melhor arranjar um outro Trichogaster para fazer companhia ao meu e assim ele ficará menos agressivo com os outros ou será melhor oferecer o Trichogaster (que duvido que consiga pois ele é um macho lindo). Se for adequirir outro, será melhor macho ou femea? Imagino que se comprar outro, teria que escolher um de tamanho equivalente ao primeiro!? Correrei o risco de, ao ter dois Trichogaster leeri, vou passar a ter dois peixes agressivos??? Tudo o que li antes de adequirir o meu era que estes peixes eram dos mais pacíficos da sua espécie, mas, imagino que deve haver exceções. Cumprimentos
Gabriel Branco Publicado: Setembro 12, 2012 Publicado: Setembro 12, 2012 Os Tricogaster leeri macho quando bem aclimatados sao agressivos, sobretudo para outros da mesma especie. 120L e mais que suficiente para esse peixe em comunidade e o que se deve fazer e colocar troncos grandes e plantas a fazer barreira de modo a dividir os territorios, permitindo a outras especies nao serem alvos faceis.
anadiferr Publicado: Setembro 13, 2012 Autor Publicado: Setembro 13, 2012 Obrigada Gabriel. Bem, então pelo que compreendo, o melhor é não comprar mais nenhum. A situação mais grave era mesmo com o Beta e essa está resolvida, claro que eu gostaria mais de ver o Beta a aproveitar todo o aquário, mas... O aquário tem troncos grandes e várias plantas, para aumentar a decoração até introduzi uma data de plantas artificiais (eu sei que não é de muito bom gosto) até que as naturais cresçam, mas realmente não há duas zonas divididas, as plantas e troncos estão nos cantos, à direita e à esquerda deixando uma zona ampla central. Alterar o lay out para uma zona decorada central dividindo o aqua a meio seria então a possível solução?
Gabriel Branco Publicado: Setembro 13, 2012 Publicado: Setembro 13, 2012 (editado) Alterar o lay out para uma zona decorada central dividindo o aqua a meio seria então a possível solução? Penso que o resultado so pode ser aferido observando o aqua! A solucao num animal de pequeno porte e grande agressividade e sempre esta. Quanto mais 'compartimentos' melhor o resultado. Havendo referencias, o proprio peixe vai definir melhor e seu territorio, ou seja vai perder agressividade fora dos seus limites. O problema e que quem define o territorio e o proprio peixe, nao somos nos! Quanto ao Betta, para mim e peixe para aqua proprio, nao e facil mante-lo num comunitario sem danos ou do Betta ou dos incautos que lhe passarem junto a boca. Ha casos de sucesso? Sim, uma minoria, por vezes com o equilibrio atingido depois de algumas baixas. Para esses basta um cubo de 10L; a GAD por exemplo faz pequenos aquas de 15-30cm com 'sump', bem baratos, bonitos e ideais para um Betta (ver se cabe um termostato se necessario no Inverno). Editado Setembro 13, 2012 por Gabriel Branco
anadiferr Publicado: Setembro 18, 2012 Autor Publicado: Setembro 18, 2012 Mais uma vez obrigada Gabriel. Não consegui deixar de agradecer, espero que não vá contra algumas normas do forum... O encanto da aquáriofilia é mesmo isso, cada peixe tem a sua própria poersonalidade mesmo dentro da mesma espécie e não há receitas perfeitas para todos. O melhor mesmo é ir pesquisando e recolhendo informações de quem tem mais experiência. Por agora o ambiente dentro do aqua parece saudável, apesar de algumas investidas do trichogaster, nenhum dos outros peixes anda escondido ou stressado (aparentemente - e eu observo-os bastante) apenas se desviam de uma ou outra investida. A minha questão era mesmo se ao adequirir outro o ambiente acalmava pois o trichogaster poderia ser o tipo de peixe que apreciava a companhia de um ou uma da mesma espécie. Sendo assim, não comprarei outro. Até à chegada do trichogaster o betta sempre conviveu bem com a restante comunidade (espero não entrar agora offtopic). A solução do cubo dentro do aqua grande parece-me que resulta, acaba por dividir o aqua e mantem o trichogaster entretido à volta do cubo sem stressar o betta. O cubo terá 2l, mas como é prefurado, a água é continuamente renovada. Inicialmente passei o betta num aqua isolado mas parecia apático, atualmente nada no cubo, mostra toda a beleza das suas barbatanas sem atitudes de investida, por isso (julgo eu) sem stress. Tem uma pequena zona (onde perdeu as escamas) resultado dos anteriores encontros com o trichogaster que eu vou observando o desenvolvimento.
Gabriel Branco Publicado: Setembro 18, 2012 Publicado: Setembro 18, 2012 Dois machos Trico pode dar mau resultado. Claro que uma femea ele ia gostar, mas para quem nao esta a fazer criacao a serio a confusao no aqua ia ser mais que muita e nao vai compensar. Quanto ao Betta, a solucao e boa, o unico problema e a estetica do aqua. Ha quem conviva bem com compartimentos, ou nao. O meu conselho para quem quer ter Bettas ornamentais e um pequeno aqua separado, esquecer os livros que ha por ai (tenho uma dezena so sobre tema) e nunca os colocar em comunitario. Melhor para todos e um aqua de 20x20cm coloca-se em qq lado, ate na secretaria do PC.
Recommended Posts