anadiferr Publicado Setembro 11, 2012 Publicado Setembro 11, 2012 (editado) Boa noite, Já há algum tempo que tenho uma Platy que deixa cair os ovos, já procurei alguma informação sobre o assunto e não encontrei, por isso estou a recorrer a este tópico. A Platy parece-me de boa saúde, tal como os outros peixes do comunitário, já teve alevins duas vezes, o aquário já está estável há algum tempo (apesar de agora não ter os testes para fazer). A única causa que me parece possível é algum stress devido a um gourami pérola um pouco territorial, mas mesmo assim não se pode dizer que tenha atitudes muito violentas. Gostaria de ter alguma opinião de alguem mais experiente. Aquário comunitário; 120litros; Filtro externo da fluval com carvão e cerâmicas; Montagem em janeiro 2012; TPA parciais de 20l mais ou menos cada 15 dias sempre com tatamento da água com aticloro e adicionando bactérias Areão no fundo do aquário; Adiciono fertilizante líquido para as plantas uma vez por semana; Substituo o carvão cada 3 meses Cumps Editado Setembro 12, 2012 por anadiferr
OBM Publicado: Setembro 21, 2012 Publicado: Setembro 21, 2012 Viva, Tenho duas possíveis explicações para isso: 1ª – A fêmea estava gravida e por alguma razão de stress abortou e agora está a largar os ovos. 2ª – Já tive uma fêmea precisamente de Platy de por vezes andava com umas bolinhas penduradas no ânus presas por uma pelicula transparente. Apanhei-a com uma rede e verifiquei que era areia de sílica. Ela divertia-se a comer no fundo e ia areia junto. Depois a areia lá tinha que sair… Espero que o teu caso seja mais o segundo, se for o primeiro vais ter resolver as causas das perturbações… Cmps, OBM. OBM
j-santos Publicado: Setembro 23, 2012 Publicado: Setembro 23, 2012 as platys nao têm ovos sao viviparos logo nao largam ovos. abraços joao santos
OBM Publicado: Setembro 24, 2012 Publicado: Setembro 24, 2012 (editado) as platys nao têm ovos sao viviparos logo nao largam ovos. Então nascem de quê? Que eu saiba os peixes vivíparos reproduzem-se através da fecundação interna dos óvulos da fêmea. A fêmea num estado inicial da gestão pode abortar. Se abortar vai largar os óvulos. Isto pode-se enquadrar no que a anadiferr descreveu. Editado Setembro 24, 2012 por OBM OBM
j-santos Publicado: Setembro 25, 2012 Publicado: Setembro 25, 2012 os humanos nao têm ovos assim como as platys e todos os viviparos. se existir um aborto nao sao ovos que saem mas sim o(os)fetos . nao estou a dizer que nao pode ter abortado mas nao sao ovos de certeza mas sim fetos,ainda que minusculos. abraços joao santos
OBM Publicado: Setembro 25, 2012 Publicado: Setembro 25, 2012 os humanos nao têm ovos assim como as platys e todos os viviparos. se existir um aborto nao sao ovos que saem mas sim o(os)fetos . nao estou a dizer que nao pode ter abortado mas nao sao ovos de certeza mas sim fetos,ainda que minusculos. Nos humanos o ovo é um ovulo que foi fecundado. Só é considerado feto após oito semanas de gestação. De uma forma simplificada a diferença entre peixes vivíparos e ovíparos está onde se dá o desenvolvimento dos alevins. Os ovíparos desenvolvem-se fora do organismo da mãe e os vivíparos dentro. “Já os animais vivíparos o ovo é formado, porém desenvolvido dentro do útero, sendo o embrião nutrido diretamente pela mãe, diferentemente dos ovíparos e ovovivíparos onde o embrião é nutrido por nutrientes contidos no ovo.” [Marina Martinez - Infoescola] OBM
Paul Publicado: Setembro 25, 2012 Publicado: Setembro 25, 2012 J-Santos, o OBM está certo. A femea pode estar a largar ovos que ela produziu e que por alguma razão não foram fecundados. Não tem de ser necessariamente algo ligado ao stress. Talvez um desregulamento hormonal ou um macho estéril. Tanpanama -
j-santos Publicado: Setembro 25, 2012 Publicado: Setembro 25, 2012 J-Santos, o OBM está certo. A femea pode estar a largar ovos que ela produziu e que por alguma razão não foram fecundados. Não tem de ser necessariamente algo ligado ao stress. Talvez um desregulamento hormonal ou um macho estéril. ok as minhas desculpas pela minha ignorancia abraços joao santos
Ricardo Rocha Publicado: Setembro 25, 2012 Publicado: Setembro 25, 2012 o platys nao sao viviparos sao ovoviviparos
Recommended Posts