Pedro Ferrer Publicado Março 12, 2005 Publicado Março 12, 2005 Bom dia O meu aquário de 200L tem cerca de 6/7 semanas. Algumas dúvidas começam a surgir. 1. As algas que se vêem na foto, encontram-se no vidro traseiro do aquário. Esta fotografia tem 1 semana. Hoje está pior. Devo limpá-las ? 2. Apesar de diariamente adicionar 1,5L de Kalkwasser, o PH anda sempre à volta dos 7.9 - 8.1. Que devo fazer para o incrementar? 3. Nunca fiz uma TPA. Estará na altura de o fazer? Como o fazer? Adicionar sal na véspera a um balde com água? Despejar no dia seguinte o balde por completo ou fazer pinga-pinga? Aquecer a água a 25-26º antes de a colocar no aquário? 4. Que tipo de aspirador deverei arranjar para limpar a SUMP, tendo em conta que o efeito da gravidade aqui não funciona? 5. Tenho apenas (hoje vou comprar mais) 9 kg de RV, 1 Xenia Elongata, 1 Sarcophyton, 1 Parazoathus Gracilis e 1 Lobophytum. 6. Tenho igualmente Kg de rocha morta dentro da sump- 7. Tenho feito apenas 5h diárias de fotoperíodo. Deverei incrementá-lo? Grato pela atenção Pedro Ferrer Onde quer que haja uma superfície plana, alguém se lembrará de lá colocar qualquer coisa...
Nuno Mendes Publicado: Março 12, 2005 Publicado: Março 12, 2005 Ola Pedro Em 1º lugar era bom colocares o setup completo para ver se está tudo bem. 1. As algas que se vêem na foto, encontram-se no vidro traseiro do aquário. Esta fotografia tem 1 semana. Hoje está pior. Devo limpá-las ? - Podes limpar as algas para ficarem em suspensão e o escumador as poder eliminar. 2. Apesar de diariamente adicionar 1,5L de Kalkwasser, o PH anda sempre à volta dos 7.9 - 8.1. Que devo fazer para o incrementar? - Diz o setup para ver s está tudo bem e faz testes de kH e Cálcio e diz o resultado pois pode haver algum problema com estes factores. 3. Nunca fiz uma TPA. Estará na altura de o fazer? Como o fazer? - FAZ TPA no mínimo 20% por mês mas é preferível 15% de 15 em 15 dias pelo menos até estabilizares o aqua. Adicionar sal na véspera a um balde com água? - Sim. certifica-te que o sal está bem dissolvido. Para facilitar a tarefa podes colocar no balde 1 pequena bomba de circulação ou a saída de 1 bomba de ar. Ou então colocas o sal, esperas 1 hora até as partículas em suspensão acentarem no fundo e agitas a água as vezes necessárias para não veres sal no fundo do balde. Despejar no dia seguinte o balde por completo ou fazer pinga-pinga? - PINGA-PINGA senão ainda matas o k tá no aqua!!! Aquecer a água a 25-26º antes de a colocar no aquário? - É sempre bom fazer isso mas se colocares a saída do tubo na sump é desnecessário. 4. Que tipo de aspirador deverei arranjar para limpar a SUMP, tendo em conta que o efeito da gravidade aqui não funciona? - usa 1 aspirador accionado a pilhas e que dê para ligar a 1 mangueira para despejares a água que sai para 1 balde(por exemplo). 5. Tenho apenas (hoje vou comprar mais) 9 kg de RV, 1 Xenia Elongata, 1 Sarcophyton, 1 Parazoathus Gracilis e 1 Lobophytum. - Quanto mais rocha-viva melhor! 6. Tenho igualmente Kg de rocha morta dentro da sump- - Está correcto. Quando essa rocha ganhar vida podes pôr no aqua como rocha-viva. E depois pões + rocha morta na sump e poupas $$$ ao longo do tempo... 7. Tenho feito apenas 5h diárias de fotoperíodo. Deverei incrementá-lo? - Claro! Se já tens corais aumenta gradualmente até 12horas (ou no máximo 14!) Diz o setup completo... Cmpts
Carlos André Publicado: Março 12, 2005 Publicado: Março 12, 2005 fala Pedro, Voce pode colocar a equipe de limpeza (paguros, snails e astreas). []s
Recommended Posts