Recommended Posts

Publicado

Estou a construir um filtro externo homemade e queria algumas opiniões criticas.

O sistema é basicamente uma caixa fechada com entrada e saída de água. Estou a usar uma bomba eheim campact 1000, que vai fazer a agua voltar para o aquario (subir). Para tirar a agua do aquario não vou usar só a gravidade uma vez que isso implicaria ter de furar o aquario. Utilizo a caixa fechada, de modo a que o volume de agua que seja retirado pela bomba seja "puxado" por diferenças de pressão.

Dentro da caixa existem divisórias. Numa primeira etapa existe uma filtracção mecânica por fibras. Depois existe um compartimento para filtracção quimica (discutida no final) e outros dois compartimentos para ceramicas e bioballs. Existe tambem um outro compartimento onde estará o termoestato e a bomba de retorno e turfa.

Como a caixa é fechada não há trocas gasosas, então estou a pensar direcionar um tubo de ar para o compartimento das bioballs. O que acham?

O sistema é todo isolado de forma a eliminar ruídos (factor mais importante para mim).

Sobre a filtração quimica, primeiramente pensei em utilizar carvão ativo, depois Purigen. Mas o aquario é essencialmente um plantado e tenho que lido que tanto o carvão como o purigen absorvem elementos essenciais ás plantas. Estou a pensar deixar as plantas a missão do tratamento quimico.

Alguma ideia/critica?

Afonso Cunha

Publicado:

Ainda está em construcção.. vai haver alguma demora na chegada dos produtos (2-3 semanas). Alguém sabe se a eheim compact 1000 funciona bem? em termos de ruido como é?

Afonso Cunha

Publicado:

boas, para um plantado o carvao/purigen podem efectivamente tirar alguns produtos que uses para melhorar a flora. no entanto o carvao tambem tem outras utilidades, ajuda a tirar cheiros, previne a agua de ficar amarela, e o mais obvio, tira quimicos e restos de medicamentos. No entanto, aconselho-te a leres sobre o carvao, ha muitas teorias: alguns aquariofilistas acham que o carvao serve apenas para tirar medicamentos, outros aconselham o seu uso a tempo inteiro..

depois de leres todas as coisas, tens de tomar uma decisão por ti proprio :) eu pessoalmente decidi usar o carvao, e purigen, mas nao tenho um aquario plantado, por isso as vantagens sao superiores as desvantagens

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!