Recommended Posts

Publicado

Boas pessoal preciso de uma pequena ajuda. Vou montar o meu 1º marinho já li muito coisa mas ainda preciso de alguma ajuda e para isso conto com voces :thumbup3: .

Aquario- 195x60x60 - 702 litros brutos

Sump - vai ter mas nao sei o tamanho nem como deverá ficar :s

Escumador - ?

Iluminação - ? talvez diy

bomba de retorno - ?

reactor de kalk - acham que será necessário?

termostato- 2x300w ( um na sump e outro no aquario) chega?

Quanto a equipamentos acho que nao me esquecime de nada

Quanto a fauna so tenho uma duvida acham que poderia por 1 chiloscyllium punctatum ? já me disseram que sim outros que não :s

pra já acho que ta tudo :D

Cumprimentos,

Hugo Monteiro

Publicado:

Tens que ter em conta que os chiloscyllium punctatum crescem até os 120cm, o dobro da largura e a altura do teu aquário... não são reefsafe e são predadores...

Posted Image
Publicado:

Vais começar um aqua marinho logo com essas dimensões?

Qual o objectivo do aqua? Reef? Fish only?

Tens ideia dos € que tens de gastar em todo o projecto para que ele tenha sucesso?

Já leste alguma coisa ou tens conhecimento sobre o assunto?

Publicado:

Sim serao essas as dimensoes pois tenho o espaço e surgiu-me a oportunidade para o fazer.

O aquário terá uma parte rocha e será mais elevada para os corais e peixes de recife e outra mais baixa com areia e uma ou outra rocha.

Sei que irei gastar muito e também já li

Cumprimentos,

Hugo Monteiro

Publicado:

Mas queres começar um aqua para SPS, moles ou LPS? Isso é importante para a escolha de materiais e métodos a utilizar.

Publicado:

Escumador BK

Iluminação ATI 10x80w

Circulação Vortech MP40 ou 60... 2 bombas

Isto para mim é o melhor material a utilizar... venham outras opiniões...

Publicado:

mas que modelo?

essa iluminação quanto custa?

As vortech dão para estar dentro do aqua sem estar embutidas na parede?

Eu tenho 14 anos e não ganho o meu dinheiro sendo isto montado aos poucos :) penso que lá para fevereiro do proximo ano já deverá estar a funcionar tudo a 100%

Cumprimentos,

Hugo Monteiro

Publicado:

Embutidas na parede? Como assim? Talvez tenhas de ler algumas coisas mais antes de te aventurares neste hobby...

Publicado:

Viva, o teu projecto tem muitas contradições.

Um aquario com um tubarão da areia independentemente de ser pequeno tem de ser muito bem planeado. A adição de tubaroes parece que agora está na moda e tem causado alguns problemas tanto para o animal como para o proprietário.

A espécie Chiloscyllium punctatum é predadora indo portanto comer todos os peixes pequenos e camaroes de um aquario, irá derrubar os corais e mexer em grandes quantidades de areia.

Escumador BK

Iluminação ATI 10x80w

Circulação Vortech MP40 ou 60... 2 bombas

Este é sem duvida um bom conjunto para um aquario de recife para SPS. Agora se for para um fish only ou para corais moles e LPS pode-se reduzir algumas coisas.

Mas como já se sabe tudo depende do orçamento disponivel.

"Labor vince"

Publicado:

Tens que ter em conta que os chiloscyllium punctatum crescem até os 120cm, o dobro da largura e a altura do teu aquário... não são reefsafe e são predadores...

Boas

Continuação...

Não acho que seja uma boa ideia ter um animal destes no teu aquário até porque parece que é o teu primeiro salgado :tapfoot:

Quando pessamos em ter um tubarão, a primeira coisa que deviamos fazer antes de o comprar era responder/refletir se temos as condições que estes animais de grande porte necessitam para viver quer a nível de espaço e alimentação principalmente.

O animal em causa necessita no mínimo de um aquário com 800 lts e vai passar o dia escondido em fendas ou grutas, o que não deve ter muita piada para quem compra um animal e depois só o pode ver na maioria das vezes á noite. :sleep2:

Como já referiram, tudo o que meteres dentro do aquário ele vai comer pois necessita de alimentação variada entre peixes, lulas e marisco e é um animal que não tolera níveis altos de resíduos na água. Caso consigas reunir estas condições, espero que estejas preparado para viver com o teu animal pelo menos 25 anos, pois é o tempo que este tubarão pode viver em cativeiro :blink:

Cumpts

[URL=http://www.myreefstats.com][/URL]

Publicado:

Por isso e que perguntei :) se o tivesse seria com outros peixes mas já vi que pra já terei de esperar :)

Cumprimentos,

Hugo Monteiro