Nuno Vaz Silva Publicado Setembro 9, 2012 Publicado Setembro 9, 2012 Boas pessoal, por falta de espaço e o crescimento execivo dos corais, vejo-me obrigado a mudar de aquario Irei montar um novo sistema de 120x40x50 + sump 100x40x50 (o sistema nao chega aos 400litros brutos) Agora venho apresentar o setup que estou a pensar colocar caso achem necessario alterar alguma coisa agradecia que me ajudasse Aquario: 120x40x50 = 240litros Sump: 100x40x50 = 200litros (mas como nao é cheia ate ao topo nao fica com esta litragem) Iluminação Aquario: 4x39 wts T5 Iluminação Sump: 3x24 wts T5 Escumador: Bubble Magus Nac 5 Bomba de reposição: 3200lts/h Circulação: SunSun 12.000lts/h + SunSun 6000lts/h Aquecimento: 300wts Rocha viva: 40kg Areia viva: 15kg Filter bag 200micron Reposição automatica com kalk As maiores duvidas que tenho são em relação ao escumador, e a circulação total Os peixes que tenho neste momento sao: 3- Ocellaris 1- Zebrasoma flavescens 1- Chromis viridis 1- Centropyge multispinis 1- Dascyllus aruanus Agora com o novo sistema estou a pensar adicionar os seguintes peixes: 1 - Ecsenius bicolor 1- Valenciennea puellaris 1- Pictichromis paccagnellae 1- Vulpinus Siganus e se possivel 1 - Paracanthurus hepatus O que acham? Será muitos peixes? Como a maioria deles sao de pequeno porte penso que nao tenho problema em adicionar o hepatus mas nao tenho a certeza Aguardo as vossas dicas e opiniões Cumprimentos Cumprimentos
pedrolena Publicado: Setembro 9, 2012 Publicado: Setembro 9, 2012 Boas... Na minha opinião mudava: - iluminação da sump... acho excessiva!!! - sunsun 12000: isto é para aquários maiores que 1,5m de comprimento. - rocha viva: há gostos e gostos, mas eu tirava metade da rocha. Em relação aos peixes, desculpa-me mas não faço observações...
Nuno Vaz Silva Publicado: Setembro 9, 2012 Autor Publicado: Setembro 9, 2012 Obrigado Pedro Na tua opinião que circulação punha? apenas o retorno de 3200lts/h virado para um lado e a sunsun de 6000lts/h virado para o outro? tipo "contra corrente"? A rocha viva, grande parte irá ficar na sump, pelo que sei, quanta mais rocha viva melhor, o layout no aquario será com pouca rocha para ficar com espaço para o peixes, nada de grandes "paredoes" Cumprimentos
Nuno Vaz Silva Publicado: Setembro 10, 2012 Autor Publicado: Setembro 10, 2012 Entao mais ninguem dá a sua opinião sobre o setup? Acham que este escumador é suficiente? Cumprimentos
Sérgio Carmo Publicado: Setembro 10, 2012 Publicado: Setembro 10, 2012 O escumador provavelmente ficará apertado... no inicio serve mas se começares a carregar o aqua vais ter problemas. Quanto à iluminação na sump não percebo o objectivo de tanta iluminação... e o porquê de ter tão pouco no display. Eu colocaria 6*39w no aqua e PLL na sump se fosse necessário. A circulação depende muito do layout... se o layout for apertado a circulação é insuficiente no sentido de ter pouca dispersão.
Nuno Vaz Silva Publicado: Setembro 11, 2012 Autor Publicado: Setembro 11, 2012 O layout no aquário será "minimalista" pois quero ter um espaço amplo para os peixes andarem a vontade. A iluminação na sump é para poder albergar alguns frags no sistema, tenho demasiados corais, e não quero mantê-los todos no aquário. E também quando comprar corais novos ficam na sump a "refortalecerem-se". A iluminação no aquário é esta pois é a calha que possuo, penso que seja suficiente para os corais que tenho e irei adquirir. Sérgio na tua opinião ficaria melhor servido com o BM Nac 7? a diferença de preços é de 50€ Cumprimentos
J. Soares Publicado: Setembro 11, 2012 Publicado: Setembro 11, 2012 Viva, com 40kg de rocha a decoração não é assim tão minimalista e não aconselho a ter rocha viva na sump pois só servirá para acumular lixo. Terás de fazer várias aspirações para manteres a sump limpa. Tens bons escumadores qualidade/preço. Tens os Bubble Magus, Blau entre outros. Já sabes que o que manda é o orçamento. Em relação ás bombas colocava duas 5000Ltrs http://aqua-station.com/index.php?page=shop.product_details&flypage=flypage.tpl&product_id=222&category_id=19&option=com_virtuemart&Itemid=56 uma de cada lado A iluminação mudaria para 4x54W no minimo ou 6x 54W se a tua intenção for os corais duros tipo SPS. . "Labor vince"
Nuno Vaz Silva Publicado: Setembro 11, 2012 Autor Publicado: Setembro 11, 2012 Pois a ideia era colocar alguma rocha na sump, achas que mesmo com o filterbag ganhará assim tanto lixo? Em relação ao escuamdor, estou inclinado para os Bubble Magus, agora ainda nao sei se será o Nac 5 que custa 120€ ou o Nac 7 que custa 170€ Cumprimentos
J. Soares Publicado: Setembro 11, 2012 Publicado: Setembro 11, 2012 Recomendaria o Nac 7 pela diferença de preço. Tenta fazer o layout de modo a que fique bonito ( a teu gosto ). Acumula sempre alguma coisa na rocha, nao te esqueças que a propria rocha viva consome e produz residuos. "Labor vince"
Nuno Vaz Silva Publicado: Setembro 11, 2012 Autor Publicado: Setembro 11, 2012 Pois, parece que vou mesmo optar pelo BM Nac7, sempre ganho alguma margem de manobra, as coisas vão ser feitas com calma, o pior a meu ver será a transferência dos vivos de um aquário para o outro, pois tenho de desmontar o meu actual sistema para poder colocar o novo no lugar Cumprimentos
pedrolena Publicado: Setembro 11, 2012 Publicado: Setembro 11, 2012 Sem dúvida que o maior risco nas transferências prende-se com o areão. Se é usado pode-se dar um pico de amónia ou libertação de gases nocivos,ou, se for um areão novo dá uma pico de pH. Que areão pensas utilizar?
Sérgio Carmo Publicado: Setembro 11, 2012 Publicado: Setembro 11, 2012 Relativamente aos BM não sou a pessoa indicada para ajudar pois não os conheço bem... sei que há alguns que são bons mas produzem barulho demais, etc.
rwcl Publicado: Setembro 11, 2012 Publicado: Setembro 11, 2012 Relativamente aos BM não sou a pessoa indicada para ajudar pois não os conheço bem... sei que há alguns que são bons mas produzem barulho demais, etc. Aquilo que posso dizer sobre isso é que comprei um com a nova bomba SP4000 e foi uma surpresa agradável, um simples zumbido insignificante na sala. Com a TV ligada nem se houve. Gostei mesmo
Nuno Vaz Silva Publicado: Setembro 11, 2012 Autor Publicado: Setembro 11, 2012 Sem dúvida que o maior risco nas transferências prende-se com o areão. Se é usado pode-se dar um pico de amónia ou libertação de gases nocivos,ou, se for um areão novo dá uma pico de pH. Que areão pensas utilizar? Na troca nao vou utilizar o areão vivo que esta no actual sistema, se que mexer naquilo é o mesmo que largar uma bomba no aquário, vou colocar apenas 20kg do areao mais fino (não é sugar size), apenas para ficar com uma camada fina de areia, pois ja vi que as DSB não são grande investimento Cumprimentos
Nuno Vaz Silva Publicado: Setembro 11, 2012 Autor Publicado: Setembro 11, 2012 Aquilo que posso dizer sobre isso é que comprei um com a nova bomba SP4000 e foi uma surpresa agradável, um simples zumbido insignificante na sala. Com a TV ligada nem se houve. Gostei mesmo E o desempenho? O que achas-te? A nível de ruído ja fico satisfeito que seja silencioso, pois o meu Red Sea Prizm é um cagaçal do pior para uma coisa tão pequena Cumprimentos
rwcl Publicado: Setembro 11, 2012 Publicado: Setembro 11, 2012 Não sendo nenhum expert nos escumadores, em relação ao meu antigo é uma diferença abismal. Este tira muita caca, tipo lama e aquilo tem um cheiro terrível, tipo a esgoto mesmo fora de prazo . Estou muito contente com ele. Acho que nos preços acessíveis, a qualidade e performance dele é optima. Claro que se tivesse mais posses tinha ido para um BK ou Vertex...
Recommended Posts