AstralMolecule Publicado Setembro 7, 2012 Publicado Setembro 7, 2012 (editado) Boas tardes Há cerca de 1 semana uma fêmea de barbo cereja começou a apresentar hidrópsia. Sabendo que a hidrópsia é o sintoma de falência de órgãos, nomeadamente rins, que pode ser provocada por vários factores (qualidade da água, infecções, entre outras) e tendo os valores de análise da água nominais, suspeitei que seria provocada por uma infecção. Como em grande parte estas infecções são provocadas por Pseudomonas puntacta, estas são sensíveis a Amoxicilina + Ácido clavulânico, vulgarmente conhecido por Clavamox DT. Atenção que tem que conter ácido clavulânico, pois estas «senhoras» costumam produzir beta-lactamases quando atacadas por um antibiótico beta-lactâmico. O ácido clavulânico vai inibir estas enzimas. O Clavamox DT já inclui ácido clavulânico. Tratei logo de retirar o barbo do aqua principal e colocá-lo num aquário hospital, onde durante 4 dias realizei um tratamento com a amoxicilina (1 comprimido, desfeito em 10cc de água). Diariamente fazia uma troca total da água à qual acrescentava 2.5cc de antibiótico. Ao fim do 2 dia, começou a apresentar melhorias, pelo que continuei até perfazer os 4 dias. Nos 4 dias seguintes parei a administração do ATB e passei a utilizar Tropical Healthosan + sal. (Atenção que este produto da Tropical é fotosensível e degrada-se com a iluminação) Ou seja, 4 dias te ATB mais 4 dias de Tropical Healthosan + Sal Neste momento recuperou totalmente, já está no aqua principal desde ontem. Já se alimenta normalmente e anda «todo contente com o rabo a abanar» Venho assim partilhar esta experiência Qualquer dúvida é só perguntarem! Obrigado Arlindo Ferreira Editado Setembro 7, 2012 por AstralMolecule
Paul Publicado: Setembro 7, 2012 Publicado: Setembro 7, 2012 Apesar de não conhecer metade dos termos que usaste... Acho que este teu post foi extremamente útil para a comunidade! O clavamox DT já contem Amoxicilina + Ácido clavulânico? Ou tiveste que pôr o Ácido clavulânico à parte? Desculpa, mas fiquei sem perceber ao ler o tópico. Já agora, é possível arranjar este medicamente sem receita médica, sendo um antibiótico deve ser complicado não? Depois dos 4 primeiros dias, quanto mais tempo prosseguiste o tratamento com Tropical Healthosan + sal? Por fim, qual era o volume do aquário hospital? É util saber para podermos calcular as concentrações necessárias. Desculpa as perguntas, mas é para poder ficar claro para toda a gente! Voto para fixo!!! Abraço Tanpanama -
helio.salgueiro Publicado: Setembro 7, 2012 Publicado: Setembro 7, 2012 Muito bom.... fez-me lembrar a série serviço de urgência!
AstralMolecule Publicado: Setembro 7, 2012 Autor Publicado: Setembro 7, 2012 (editado) Boas Como sou da área de saúde, por vezes é me difícil falar em Português Apontem as palavras que eu edito para algo mais compreensível XD Ora bem, utilizei um cubo da vodafone com cerca de 3 litros de água. Sim só com receita médica, mas se pedirem com jeitinho na farmácia e como não é um ATB fora do comum é provável que vos vendam. Sim já inclui o ácido. Salvo erro, actualmente quase toda a amoxicilina inclui, pois devido à nossa toma exagerada de antibiótico os bicharocos desenvolveram resistências brutais. Foram 4 dias de ATB mais 4 dias de Tropical Healthosan + sal. Qualquer dúvida disponham!! Editado Setembro 7, 2012 por AstralMolecule
Noctal Publicado: Setembro 7, 2012 Publicado: Setembro 7, 2012 Boas, uma coisa eu percebi ... o clavamox DT já contem Amoxicilina + Ácido clavulânico Gostava era de saber para quantos litros equivalem os 2,5cc de antibiótico. Obrigado por partilhares essa experiência. Cumps, Bruno Pires Bruno Pires
Paul Publicado: Setembro 7, 2012 Publicado: Setembro 7, 2012 Boas Como sou da área de saúde, por vezes é me difícil falar em Português Apontem as palavras que eu edito para algo mais compreensível XD Pois, logo vi! A minha namorada também tem essa "doença"! Esclarecidissimo!! Obrigado Tanpanama -
AstralMolecule Publicado: Setembro 7, 2012 Autor Publicado: Setembro 7, 2012 Pois, logo vi! A minha namorada também tem essa "doença"! Esclarecidissimo!! Obrigado LoL então já está habituado. De nada! Qualquer dúvida disponham.
AstralMolecule Publicado: Setembro 7, 2012 Autor Publicado: Setembro 7, 2012 Boas, uma coisa eu percebi ... o clavamox DT já contem Amoxicilina + Ácido clavulânico Gostava era de saber para quantos litros equivalem os 2,5cc de antibiótico. Obrigado por partilhares essa experiência. Cumps, Bruno Pires Eu usei os 2.5cc para cerca de 3 litros de água. Pode parecer uma concentração elevada, mas o peixe nunca irá absorver todo o ATB da água.
testum Publicado: Setembro 7, 2012 Publicado: Setembro 7, 2012 Salvar um peixe é sempre uma boa noticia, parabens! infelizmente tambem me perdi nessa explicação. Já agora, o que é o tropical+sal?
AstralMolecule Publicado: Setembro 7, 2012 Autor Publicado: Setembro 7, 2012 Salvar um peixe é sempre uma boa noticia, parabens! infelizmente tambem me perdi nessa explicação. Já agora, o que é o tropical+sal? Tropical Healthosan e sal na água.
AstralMolecule Publicado: Setembro 14, 2012 Autor Publicado: Setembro 14, 2012 Um pequeno update. O barbo continua vivo e de boa saúde. Alimenta-se bem e anda a nadar todo contente pelo aqua. Qualquer dúvida disponham!
Paul Publicado: Setembro 14, 2012 Publicado: Setembro 14, 2012 Eheh!! Fixe! Era fixe (mais ou menos ) se alguém conseguisse replicar estes resultados! Sinal que se poderia ter descoberto uma cura para uma doença que toda a gente diz que é incurável! Tanpanama -
AstralMolecule Publicado: Setembro 14, 2012 Autor Publicado: Setembro 14, 2012 LOL isso é que era! Se acontecer outra vez a outro peixe irei fazer o mesmo. Obrigado
Paul Publicado: Setembro 14, 2012 Publicado: Setembro 14, 2012 Em ciência, um resultado só é aceite se o método aplicado possa ser replicado com os mesmo resultados! Vamos lá malta!! Toca a arranjar hidropsia aos vossos peixes!! Que coisa horrível de se dizer! :s Tanpanama -
AstralMolecule Publicado: Setembro 14, 2012 Autor Publicado: Setembro 14, 2012 Exactamesmente! LOL que mau. Se precisarem de ajuda com alguma coisa é só apitarem!
Recommended Posts