Recommended Posts

Publicado

Estou farto de procurar e nao consigo ver onde posso comprar kno3 kh2po4 e kcl, encontrei no olx mas nao tenho confiança no produto.

o horizonte aquatico o site nao da para fazer nada...

alguem me pode ajudar?

Publicado:

Obrigado.

Esta opçao valera a pena?

http://www.aquariump...tarter-kit.html

Estou a usar há 3 semanas e estou satisfeito, o kit com portes para portugal fica por cerca de 40€, mas dura para bastante tempo.

O único senão deste método é que há bastante desperdício de fertilizante, mas acabas por poupar em tempo e testes.

The return! [90l plantado]

• 2 meses depois...
Publicado:

Para o meu de 400L comprei todos os pós no inicio de agosto... e ainda tenho...

acho que vai durar mais ou menos 6 meses, no entanto quando voltar a comprar, apenas vou comprar metade dos "pós" pois ainda lá tenho alguns...

Publicado:

Boas pessoal, desculpa lá estar a "invadir este tópico", mas é que é a primeira vez que vou usar o EI e estive a ver esse starter kit... queria saber se as vossas opiniões se mantêm em relação ao produto, e aproveitar para tirar algumas duvidas...

no kit a medição é feita em tsp (tablespoon), que é uma unidade de volume... queria saber como é que fizeram a conversão para gramas, ou compraram também as colheres de medição:

http://www.aquariumplantfood.co.uk/fertilisers/dry-chemicals/starter-kits/measuring-spoons.html

a mistura de micros já tem ferro suficiente? não é necessário adicionar mais nenhum fertilizante à base de ferro?

estive a ver os relatórios de analises à agua aqui da zona e esta já tem magnésio +/- 4mg/l... necessitarei à mesma de adicionar o sulfato de magnésio?

Um abraço e obrigado

Publicado:

Viva,

... queria saber se as vossas opiniões se mantêm em relação ao produto, e aproveitar para tirar algumas duvidas...

Eu não quero outra coisa...

no kit a medição é feita em tsp (tablespoon), que é uma unidade de volume... queria saber como é que fizeram a conversão para gramas, ou compraram também as colheres de medição

É contigo mas não é necessário. Uma colher dessas corresponde mais ou menos a 6 g (varia um pouco de sal para sal). Mas a boa notícia é que não precisas de ser tão preciso, pois é isso mesmo que o método se baseia. Para além disso, podes diluir em água (de preferência de osmose).

Receita macros:

33 g KNO3

7.2 g de KH2PO4

250 ml de água

Se quiseres fazer mais é só uma questão de fazer uma regra de 3 simples.

Dosear 5ml por cada 50 litros do aquário

Receita micros:

10 g da mistura de micros

250 ml de água

Dosear 2.5 ml por cada 50 litros do aquário

No caso de injectares CO2, doseias 3 x por semana em dias alternados. Descansas ao 7º dia. Fazes TPA e reinicias...

No caso de não injectares CO2, doseias apenas 1 x por semana durante 3 semanas e descansas na 4ª semana.

a mistura de micros já tem ferro suficiente? não é necessário adicionar mais nenhum fertilizante à base de ferro?

Tem ferro mais do que suficiente. Aliás ferro e tudo o resto. Podes ter a certeza que com esta receita nunca vais ter carências seja do que for.

estive a ver os relatórios de analises à agua aqui da zona e esta já tem magnésio +/- 4mg/l... necessitarei à mesma de adicionar o sulfato de magnésio?

Em princípio não. mas para não te fiares na água da rede (que pode variar) eu colaria cerca de 2 g uma vez por semana após a TPA. Desta forma garantes que não terás falta de Mg e assim como assim, a mais não faz qualquer problema.

Tens aqui um bom site para fazeres as contas (o teu Mg é o MgSO4.7H20)

Abraço

GM

Gustavo Martins

My nano Litopótamus

Publicado:

É contigo mas não é necessário. Uma colher dessas corresponde mais ou menos a 6 g (varia um pouco de sal para sal). Mas a boa notícia é que não precisas de ser tão preciso, pois é isso mesmo que o método se baseia. Para além disso, podes diluir em água (de preferência de osmose).

Obrigado pelo esclarecimento GM :)

Só mais uma questão... não tenho acesso a agua de osmose, algum inconveniente em usar agua destilada?

abraço e mais uma vez obrigado

Publicado:

Acho que podes usar sim, sem grande problema.Eu confesso que, por preguiça, até uso água da rede... sem problemas. Mantém o fertilzante guardado num sítio escuro de modo a não apanhar luz.

Abraço

GM

Gustavo Martins

My nano Litopótamus

Publicado:

Acho que podes usar sim, sem grande problema.Eu confesso que, por preguiça, até uso água da rede... sem problemas. Mantém o fertilzante guardado num sítio escuro de modo a não apanhar luz.

Abraço

GM

Mais uma vez obrigado ;)

Publicado:

Mas olha que não aconselho a água da rede. Se viveres numa zona com água dura podes ter problemas. Com a destilada acho que não há grandes problemas. O Luís Fortunato é que sabe bem isto. Pode ser que ele diga qualquer coisa de vir o post.

Abraço

GM

Gustavo Martins

My nano Litopótamus

Publicado:

Mas olha que não aconselho a água da rede. Se viveres numa zona com água dura podes ter problemas. Com a destilada acho que não há grandes problemas. O Luís Fortunato é que sabe bem isto. Pode ser que ele diga qualquer coisa de vir o post.

Abraço

GM

Sim a minha água é bastante dura.. normalmente até utilizo prodac mutacal porque vejo que as plantas não conseguem absorver os nutrientes, nota-se mais no caso do Ferro.

Agora também já vi aqui no forum um post onde o Luís Fortunato explica que não se deve utilizar água porque esta é feita a partir de serpentinas de cobre, sendo este tóxico para os invertebrados.. mas como os únicos invertebrados que tenho são red cherry e caracóis, e uma vez que não tenha outra possibilidades penso que vou arriscar a usar a agua destilada ;)

um abraço e obrigado

Publicado:

Estou farto de procurar e nao consigo ver onde posso comprar kno3 kh2po4 e kcl, encontrei no olx mas nao tenho confiança no produto.

o horizonte aquatico o site nao da para fazer nada...

alguem me pode ajudar?

Oi Hugo, não sei se ainda vou a tempo mas eu encontrei essas substâncias na farmácia Alvide, em Alvide, Cascais:

http://www.farmacia-alvide.com/

250 gr de KCl e 250 gr de KNO3 por 23 €.

Abraço!

De La Fuente

• 3 semanas depois...
Publicado:

Tenho andado afastado... blasfemo obrigado pela dica mas mandei vir do link anteriormente referido e estou híper contente... o meu matagal de 200l cresceu verde e bonito e aquilo dura e dura e dura... uso agua destilada ;)
Plantas, peixes e donos tudo feliz :)

• 2 semanas depois...
Publicado:
Oi Hugo, não sei se ainda vou a tempo mas eu encontrei essas substâncias na farmácia Alvide, em Alvide, Cascais:

http://www.farmacia-alvide.com/

250 gr de KCl e 250 gr de KNO3 por 23 €.

Abraço!

Dasss...

A esses preços chama-se gamar com estilo...

Cumps,

Publicado:

Não percebo como é que as farmácias conseguem vender KCL a esses preços. É absurdo. É um roubo.

O KCL é utilisado nos hospitais para correcção das hipocalémias (distúrbio extremamente frequente) e como tal, as quantidades de KCL utilizadas são tais e o custo de produção tão baixo que cada 10g devem andar à volta dos 10 cêntimos.

Eu nem sequer percebo para que é que as farmácias têm KCL, uma vez que a sua administração só se faz por via endovenosa e em ambiente hospitalar específico.

mas enfim... Os preços das farmácias são um roubo.

Já eu, ando a tentar arranjar uma fonte de nitrogénio exclusiva, isto é, sem mais nenhum composto que interfira na fertilização e não consigo.

Tenho fosfatos, sulfato de magnésio, cloreto de calcio, cloreto de potássio, ferro, carbonato de calcio, e não arranjo uma fonte de nitratos.

Alguém sabe se o nitrogénio é vulgarmente um nutriente em falta em relação a outros?

Obrigado.

www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=212080#entry1222525

Publicado:
Não percebo como é que as farmácias conseguem vender KCL a esses preços. É absurdo. É um roubo.

O KCL é utilisado nos hospitais para correcção das hipocalémias (distúrbio extremamente frequente) e como tal, as quantidades de KCL utilizadas são tais e o custo de produção tão baixo que cada 10g devem andar à volta dos 10 cêntimos.

Eu nem sequer percebo para que é que as farmácias têm KCL, uma vez que a sua administração só se faz por via endovenosa e em ambiente hospitalar específico.

mas enfim... Os preços das farmácias são um roubo.

Já eu, ando a tentar arranjar uma fonte de nitrogénio exclusiva, isto é, sem mais nenhum composto que interfira na fertilização e não consigo.

Tenho fosfatos, sulfato de magnésio, cloreto de calcio, cloreto de potássio, ferro, carbonato de calcio, e não arranjo uma fonte de nitratos.

Alguém sabe se o nitrogénio é vulgarmente um nutriente em falta em relação a outros?

Obrigado.

Depende da água da rede, da quantidade de peixe, da quantidade de comida etc... O que te posso dizer é que é o macronutriente mais consumido.

Mas porque queres azoto puro e não usas o KNO3?

Atenção ao ferro. Senão estiver quelatado não te serve de nada...

Gustavo Martins

My nano Litopótamus

Publicado:

ando super desiludido com a minha fertilização da trópica em liquido.

Ando a fertilizar 3x por semana, com 20% mais em relação à dose recomendada e as plantas não crescem como eu gostaria.

Ok, que o CO2 é caseiro, mas as plantas são de média exigência e por enquanto ainda não tenho macandras.

aliás as que tenho, estão a ganhar raízes aéreas, por que razão não sei bem, mas enfim.

Alguém sabe onde posso encontrar os fertilizantes DIY na zona do grande Porto?

É que encomenda-los do site https://www.aquariumplantfood.co.uk/ fica extremamente dispendioso a nível de portes de envio.

www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=212080#entry1222525