Andre_ Publicado Setembro 6, 2012 Publicado Setembro 6, 2012 Boa noite colegas, gostava de me ajudassem a perceber o que se passa com a minha euphyllia... tenho uma euphyllia com 2 cabeças em que estas abrem totalmente mas uma delas tem uns 3 a 4 popilos transparentes....tera a ver com a perda de zooxantelas??? de notar que aumentei a luz a pouco tempo e apartir dai deparei com essa situação vou deixar os parametros do aquario para que me possam ajudar: Tpas semanais de 20ltrs Balling ca: 25ml mg:25ml kh:25ml Ca:400 mg:1020 kh:9 Nitrato: 1ppm Fosfato: 0ppm Espero que me possam ajudar
goncalo.zamith Publicado: Setembro 6, 2012 Publicado: Setembro 6, 2012 Bom dia. Sem ver uma foto diria que é normal e até bom sinal. A minha costuma ficar com alguns dos pólipos com o dobro do comprimento e quase transparentes. Abraço.
J. Soares Publicado: Setembro 11, 2012 Publicado: Setembro 11, 2012 Concordo Sem ver uma foto diria que é normal e até bom sinal. Tiveste alguma subida de temperatura? "Labor vince"
Andre_ Publicado: Setembro 13, 2012 Autor Publicado: Setembro 13, 2012 Ola peço desculpa pela demora e por não postar foto mas não tenho maquina nenhuma para tirar....mas de facto acontece o que o Gonçalo diz... ela abre bastante cm nunca tinha visto...apenas alguns polipos ficam transparentes.... extensao das zooxantelas?? quanto a subida de temperatura não tive nada de especial... Já agora e aproveitando.... tenho Sps,Seritoporas que ficaram com uma cor menos intensa...mas a desenvolveremse na mesma e claro fui fazer teste deume nitrato a 40ppm, tem a ver com isso certo??a cor menos intensa... É que tive um acidente no áquario, comprei um Labroide e no dia aseguir estava morto num buraco....e foi um dilema, desmontar tudo para o tirar ou deixar o eremita tratar?? o que é facto é que ele decompos-se na água e o nitrato disparou... Já recoloquei as biopellets, aproveitei o tubo da keda de agua e fiz um reactor de biopellets aproveitando a tudo da keda ,tendo a certeza que toda a água passa por la.... e estou a fazer tpas de 10litros por dia... e comida aos peixes de 2 em 2 dias para voltar a valores perto de 5ppm... mas aguardo pelo vossa opinão. Cump
VitorMT Publicado: Setembro 14, 2012 Publicado: Setembro 14, 2012 Ola peço desculpa pela demora e por não postar foto mas não tenho maquina nenhuma para tirar....mas de facto acontece o que o Gonçalo diz... ela abre bastante cm nunca tinha visto...apenas alguns polipos ficam transparentes.... extensao das zooxantelas?? quanto a subida de temperatura não tive nada de especial... Já agora e aproveitando.... tenho Sps,Seritoporas que ficaram com uma cor menos intensa...mas a desenvolveremse na mesma e claro fui fazer teste deume nitrato a 40ppm, tem a ver com isso certo??a cor menos intensa... É que tive um acidente no áquario, comprei um Labroide e no dia aseguir estava morto num buraco....e foi um dilema, desmontar tudo para o tirar ou deixar o eremita tratar?? o que é facto é que ele decompos-se na água e o nitrato disparou... Já recoloquei as biopellets, aproveitei o tubo da keda de agua e fiz um reactor de biopellets aproveitando a tudo da keda ,tendo a certeza que toda a água passa por la.... e estou a fazer tpas de 10litros por dia... e comida aos peixes de 2 em 2 dias para voltar a valores perto de 5ppm... mas aguardo pelo vossa opinão. Cump Boas 1º Os valores de nitratos estão muito altos se não diminuir, vais perder o coral. 2º Verifica os valores de potássio que deve estar entre 360 a 400 mg/l, os de calcio (400-450mg/l) o Ph(8,2-8,4) e o Kh (8-12) 3º Foi mudada a iluminação? Este coral necessita de uma iluminação forte e as lâmpadas que tens, podem não estar nas melhores condições. 3º A corrente de água para este coral quando pequeno deve ser moderada e aumentar a sua intensidade á medida que cresce, mas não directamente sobre ele. Este é um coral que não gosta de mudanças bruscas nos parâmtros do aquário e foi provável isso que aconteceu. Boa sorte. Cumpts [URL=http://www.myreefstats.com][/URL]
Andre_ Publicado: Setembro 15, 2012 Autor Publicado: Setembro 15, 2012 (editado) <p>Obrigado pela resposta, tendo em conta os aspectos que referiste , estou mais inclinado para o 1º, uma vez k o Ca ,Mg, Kh e Ph estao nos valores correctos, quanto a corrente tambem esta ok, e a iluminação tambem uma vez que levou as 4lampadas novas a cerca de 2meses.... O que é engraçado e que todos os outros corais duros se desenvolvem muito bem...pociloporas, cercebros ,montiporas... apenas as seriatoporos perderam um pouco a cor ficando palidas, embora abram os polipos todos.... Sendo assim e visto que o problemas sera o nitrato , ja comecei tambem o metodo de Vodka seguido a risca...uma vez que ja possuo as biopellets a quase 2 meses e não vejo resultados. Editado Setembro 15, 2012 por Andre_
Andre_ Publicado: Setembro 15, 2012 Autor Publicado: Setembro 15, 2012 Gonç Bom dia. Sem ver uma foto diria que é normal e até bom sinal. A minha costuma ficar com alguns dos pólipos com o dobro do comprimento e quase transparentes. Abraço. Gonçalo quanto aos polipos transparente acho que ja descobri a causa, encontrei 2planarias a entreteremse na Euphyllia , mas já as consegui retirar. Cump
J. Soares Publicado: Setembro 23, 2012 Publicado: Setembro 23, 2012 Olá André, já vi em alguns aquários em que se utiliza a vodka e biopellets a agua ficar tão pobre em nutrientes que os corais ficam com poucas zooxanthelas. Pode ser isso que esta a acontecer. Não te esqueças que os LPS precisam de muitos mais nutrientes do que os SPS. "Labor vince"
Andre_ Publicado: Setembro 24, 2012 Autor Publicado: Setembro 24, 2012 (editado) Olá André, já vi em alguns aquários em que se utiliza a vodka e biopellets a agua ficar tão pobre em nutrientes que os corais ficam com poucas zooxanthelas. Pode ser isso que esta a acontecer. Não te esqueças que os LPS precisam de muitos mais nutrientes do que os SPS. Boas João , de facto acabei por chegar a conclusão que de facto a agua se encontra pobre em nutrientes , uma vez que as seriatoporas ficaram palidas.Apos pesquisar muito cheguei a essa conclusão e já começei a dar aminoacidos, embora apenas esteja apenas a dar a 3/4dias o que é certo que a tonalidade mudou e comecaram a dar sinal de crescer,outra vez..... É que já tive corais cheios de zooxantelas ,principalmente Seriatoporas e as zooxantelas foram-se, ora se as zooxantelas se foram é porque a agua e pobre em nutrientes, fosfatos e nitratos principalmente e basta um zerar e a morte delas logo.... e dai os corais não terem alimento.... Cump Editado Setembro 24, 2012 por Andre_
Recommended Posts