Pedrokas88 Publicado Setembro 5, 2012 Publicado Setembro 5, 2012 Boas, tenho um aquario montado a quase 3 meses e tenho um problema de algas castanhas grave, que aparecem no fundo, nas plantas, no vidro do aquario e nao deixam as plantas crescerem. Faço fertilização e tenho CO2 a 1 bolha por segundo. Noto que o boom de algas da-se sempre que faço pequenos TPA's, alguem sabe alguma soluçao para estas algas? Citar Saber aprender é aprender a saber.
DragonPlay Publicado: Setembro 20, 2012 Publicado: Setembro 20, 2012 nitratos a mais fazes tpa de agua donde ? Citar Boas seus (palavra censurada)
gmmartins Publicado: Setembro 21, 2012 Publicado: Setembro 21, 2012 nitratos a mais Esta não é a razão de certeza. Tens que nos ajudar e meter o set-up completo e também identificar qual a alga. Os diferentes tipos de algas têm causas diferentes. No entanto, nitratos, fosfatos, potássio a mais, não consta de nenhuma. É mito e já foi comprovado! vê aqui a ver se consegues identificar. Já agora, postaste no sítio errado. Existe um sub-fórum dedicado a algas. Corres o risco de ninguém te responder aqui... Abraço GM Citar Gustavo Martins My nano Litopótamus
DragonPlay Publicado: Setembro 21, 2012 Publicado: Setembro 21, 2012 No meu caso foi nitratos a mais e resolvi com mudas de agua. Assim que os nitratos baixaram começaram a desaparecer. Mas cada caso é um caso. Abc Citar Boas seus (palavra censurada)
Paul Publicado: Setembro 21, 2012 Publicado: Setembro 21, 2012 e que tal estavam os fosfatos? Citar Tanpanama -
CyberJ Publicado: Setembro 21, 2012 Publicado: Setembro 21, 2012 Tal como o Paul disse... E os Fosfatos... provavelmente esão a 0. Fazes fertilização? O que usas? Citar
gmmartins Publicado: Setembro 21, 2012 Publicado: Setembro 21, 2012 No meu caso foi nitratos a mais e resolvi com mudas de agua. Assim que os nitratos baixaram começaram a desaparecer. Mas cada caso é um caso. Abc Até pode ter sido coincidência mas garanto-te que nitratos não causam algas... Já está mais que provado! Provavelmente tinhas amónia e com as TPA reduziste a sua concentração... ou outra coisa qualquer. Nitratos é que não! Faz umas pesquisas e vais confirmar o que te digo. Pedrokas: como disse acima. Sem o set-up completo é difícil de dizer e vamos estar aqui a mandar postas de bacalhau... Abraço GM Citar Gustavo Martins My nano Litopótamus
ricardo.lima Publicado: Setembro 22, 2012 Publicado: Setembro 22, 2012 boas.... mas nao menos importante: quantas horas de iluminação tens? Citar
Pedrokas88 Publicado: Outubro 4, 2012 Autor Publicado: Outubro 4, 2012 Boas pessoal, Aqui vai o setup do meu aquario montado a cerca de 4 meses. Litragem: 54L . Flora: eleocharis parvula, staurogyne, micranthemum umbrosum, anubia nana e mais uma especie que nao me recordo do nome. Fauna: Comprei só a cerca de uma semana atrás uma corydora albina e 5 tetras neon azuis. Fertilização: botija CO2 500g com difusor de vidro ( 1 bolha por segundo) e faço o esquema de fertilização da seachem com fertilizantes liquidos. Iluminação: calha 2x24 PL. 8 Horas/Dia Filtragem: Eheim ecco pro 130 com materiais filtrantes e lã de vidro. Fertilização: Esquema da Seachem, utilizo todos os produtos que o esquema inclui, macros e micros. TPA's : de 2 em 2 semanas ou de 3 em 3 semanas. (Ja experimentei fazer com mais frequencia mas nao resolveu) Tenho notado ao longo destes meses desde a montagem, que além da constante presença de algas castanhas tenho tido um crescimento bastante lento das plantas, e a parvula não se expandiu muito. As plantas parecem não estar a se desenvolver a todo o gás. Nunca fiz medição de fosfatos nem nitratos, amonia = 0; PH= 7 Vou colocar aqui uma foto do aquario a ver se ajuda, neste momento limpei as algas castanhas dos vidros e tenho uma corydora albina que me vai ajudando a tirar um pouco das algas castanhas do fundo, mas as plantas continuam com uma fina camada castanha e penso que isso evita que recebam luz nas melhores condições. Citar Saber aprender é aprender a saber.
Pedrokas88 Publicado: Outubro 5, 2012 Autor Publicado: Outubro 5, 2012 Aqui estão as imagens do aquário, ja esteve bem pior, pois os vidros ja estiveram todos cobertos com esta alga ( ainda da para ver no termostato a camada castanha ), e como se pode ver nas plantas tambem. Espero que me possam ajudar. :/ Citar Saber aprender é aprender a saber.
Pedrokas88 Publicado: Outubro 5, 2012 Autor Publicado: Outubro 5, 2012 Alguem sabe que raio de algas sao estas? Se acharem melhor mudar o topico para a parte das algas agradecia, a pergunta inicial era sobre a temp. das lampadas mas depois surgiu a questao das algas. Citar Saber aprender é aprender a saber.
TonyCh Publicado: Outubro 5, 2012 Publicado: Outubro 5, 2012 (editado) Olá... aqui vão os meus dois cêntimos acerca do teu problema e dos comentários que já vi aqui... No meu caso foi nitratos a mais e resolvi com mudas de agua.Assim que os nitratos baixaram começaram a desaparecer. Nunca na vida. Pode ser como gmmartins disse e ser amónia ou até a introdução de minerais que estavam em falta (magnésio, ferro, etc que há na água corrente) que estimulou as plantas e consequentemente deu cabo das algas. Eu já tive 160ppm de Nitratos e nem uma alga. Pedrokas: Se passares com o dedo nas anúbias, aquelas manchas saem logo e tem um toque gelatinoso ou não saem nem esfregando? Se for a primeira opção parecem diátomos (sobretudo porque o aquário só tem 3 meses e é comum aparecerem... não ligues a isso... otos e ancistrus adoram aquilo e limpam isso em 2-3 dias). Se for a segunda opção (não sai nem por nada) é muito possívelmente GSA. Tens pontos verdes nos vidros que só saem com lâmina? Se tiveres, isso é falta de fosfatos... tem cura Em relação à outra alga... é dificil de distinguir porque eu acho que essa planta também manda umas raizes (à semelhança da Hz e roseafolia) pelo caule e se confunde com a alga em si. vai ver o site que o gmmartins te indicou e ve o que é mais parecido. Eu neste momento diria que é uma filamentosa qualquer. Ainda pensei em staghorn mas essa deveria ser mais curta e mais cinzenta... de qualquer das maneiras confirma no link do gmmartins. A tua filtragem é boa, a luz também parece ok e o CO2 aumenta mais um bocado (acho que já fizeste essa parte?) e arranja um dropchecker ou faz um para teres ideia do CO2 que tens no aquário. Fertiliza à bruta e preocupa-te com as plantas... as algas quando se sentem ignoradas e as plantas fellzes, costumam desaparecer... Quanto à TPAs, quando começares o método E.I., faz 50% por semana... não tentes poupar nesse aspecto. Só faz é bem e também garante um reset ao nível de nutrientes. Abraços e boa sorte. Tony Editado Outubro 5, 2012 por TonyCh Citar _________"Aut dosce, aut disce, aut discede"O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas
Pedrokas88 Publicado: Outubro 5, 2012 Autor Publicado: Outubro 5, 2012 Olá... aqui vão os meus dois cêntimos acerca do teu problema e dos comentários que já vi aqui... Nunca na vida. Pode ser como gmmartins disse e ser amónia ou até a introdução de minerais que estavam em falta (magnésio, ferro, etc que há na água corrente) que estimulou as plantas e consequentemente deu cabo das algas. Eu já tive 160ppm de Nitratos e nem uma alga. Pedrokas: Se passares com o dedo nas anúbias, aquelas manchas saem logo e tem um toque gelatinoso ou não saem nem esfregando? Se for a primeira opção parecem diátomos (sobretudo porque o aquário só tem 3 meses e é comum aparecerem... não ligues a isso... otos e ancistrus adoram aquilo e limpam isso em 2-3 dias). Se for a segunda opção (não sai nem por nada) é muito possívelmente GSA. Tens pontos verdes nos vidros que só saem com lâmina? Se tiveres, isso é falta de fosfatos... tem cura Em relação à outra alga... é dificil de distinguir porque eu acho que essa planta também manda umas raizes (à semelhança da Hz e roseafolia) pelo caule e se confunde com a alga em si. vai ver o site que o gmmartins te indicou e ve o que é mais parecido. Eu neste momento diria que é uma filamentosa qualquer. Ainda pensei em staghorn mas essa deveria ser mais curta e mais cinzenta... de qualquer das maneiras confirma no link do gmmartins. A tua filtragem é boa, a luz também parece ok e o CO2 aumenta mais um bocado (acho que já fizeste essa parte?) e arranja um dropchecker ou faz um para teres ideia do CO2 que tens no aquário. Fertiliza à bruta e preocupa-te com as plantas... as algas quando se sentem ignoradas e as plantas fellzes, costumam desaparecer... Quanto à TPAs, quando começares o método E.I., faz 50% por semana... não tentes poupar nesse aspecto. Só faz é bem e também garante um reset ao nível de nutrientes. Abraços e boa sorte. Tony Obrigadissimo Tony, Vou fazer exatamente o que disseste, tenho a certeza que as coisas vao mudar quando iniciar a fertilização com o E.I. . Vou comprar um ou dois otos porque ja li que sao bons a limpar algas castanhas. De resto é esperar para ver Citar Saber aprender é aprender a saber.
TonyCh Publicado: Outubro 5, 2012 Publicado: Outubro 5, 2012 otos são peixe de grupo (não cardume) do género das corydoras... tendo em conta a maneira como são apanhados na natureza, compra uns 6... ao fim de um ou dois meses deves ter uns 3 ou 4 que são suficientes para limpar o aquário do teu tamanho e não se sentem tão sozinhos... Citar _________"Aut dosce, aut disce, aut discede"O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas
Recommended Posts