Recommended Posts

Publicado

Boas,

Tenho um aquário de 78l e o filtro, por vezes, começa a soltar bolhas de ar pelo local por onde, supostamente, só devia sair água fazendo um ruído bastante desagradável.

Que devo fazer para que isto deixe de acontecer?

Publicado:

Este é o meu 1º aquário e não sei que tipo de filtro é.

Usa carvão e não é exterior, está dentro do aquário colado a uma das paredes do aquário através de uma ventosa.

Vinha com o aquário que afinal leva só 68 litros da aqua-light.

Obrigado pela ajuda.

Publicado:

Ok, é um filtro interno (aproveita e dá uma olhadela nos tópicos de iniciação aqui do forum). Provavelmente está montado muito junto à superficie, fazendo com que de vez em quando chupe ar. O que ouves é o ar a passar pelo rotor.

Se tiveres plantas no aquário tira o carvão

Tanpanama - Posted Image

Publicado:

Ok, é um filtro interno (aproveita e dá uma olhadela nos tópicos de iniciação aqui do forum). Provavelmente está montado muito junto à superficie, fazendo com que de vez em quando chupe ar. O que ouves é o ar a passar pelo rotor.

Se tiveres plantas no aquário tira o carvão

Obrigado, e já agora qual é a diferença entre ter o carvão e não ter quando há plantas no aquário?

Publicado:

O carvão absorve nitratos, fosfatos, medicamentos, etc... da água. Como as plantas precisam de nitratos e fosfatos... Se não tiveres plantas não há grande problema, para os peixes tanto faz.

Tens que ter cuidado que o carvão activado passado uns meses (6/7?? não sei bem) tem de ser substituido, senão satura e tudo o que ele absorveu volta para a àgua, e com concentrações muito elevadas. E depois lá se vão os peixes

Tanpanama - Posted Image

Publicado:

Então passo só a usar uma esponja, é que o filtro dividido em três divisões. Uma são os tubos, outra carvão e a esponja e outra com o termostato. No segundo espaço vai ficar apenas a esponja mas o espaço onde estava o carvão fica um espaço vazio. Há problema?

Publicado:

Não, se conseguires arranjar cerâmicas para pôr nesse espaço vazio (se couberem), ainda melhor, vai te ajudar na filtração biológica.

Tanpanama - Posted Image

Publicado:

Obrigado mais uma vez. No meu aquário de 69l tenho:

1 neon azul( vou comprar mais daqui a algum tempo)

4 neons pretos

4 neons vermelhos

2 platys

4 molinésias balão

1 limpa vidros ( dos pretos normais)

1 caracol

2 enguias que não consegui identificar que andam sempre no fundo e não tem mais que 3 centrímetros e que nunca deram problemas

Será que posso incluir dois bótia palhaço?

Publicado:

Nem pensar, crescem demasiado para o teu aquàrio. Além de que devem ser sempre mantidos em cardumes de 5 individuos.

O limpa vidros não me diz nada, há muitos limpa-vidros. Tens da marca continente, da marca Jumbo, sei lá!!! ;)

Agora a sério, procura por plecos, ancistrus, CAE e SAE para veres qual deles é que é o teu. Desconfio que tenhas um pleco, e como vais ver, talvez venhas a ter problemas! ;)

Tanpanama - Posted Image

Publicado:

É um pleco. Eu sei ele pode crescer muito e comer os peixes.

Então que limpa vidros me aconselha?

Publicado:

Para esse aquário não tens muitas opções, e a tua melhor (e quase única) opção são os otocinclus

Tanpanama - Posted Image

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!