Kikokikos Publicado Setembro 5, 2012 Publicado Setembro 5, 2012 Boas, Tenho um aquário de 78l e o filtro, por vezes, começa a soltar bolhas de ar pelo local por onde, supostamente, só devia sair água fazendo um ruído bastante desagradável. Que devo fazer para que isto deixe de acontecer? Citar
Paul Publicado: Setembro 5, 2012 Publicado: Setembro 5, 2012 A primeira coisa que tens que fazer é dizer nos qual tipo de filtro é que é... Citar Tanpanama -
Kikokikos Publicado: Setembro 5, 2012 Autor Publicado: Setembro 5, 2012 Este é o meu 1º aquário e não sei que tipo de filtro é. Usa carvão e não é exterior, está dentro do aquário colado a uma das paredes do aquário através de uma ventosa. Vinha com o aquário que afinal leva só 68 litros da aqua-light. Obrigado pela ajuda. Citar
Paul Publicado: Setembro 5, 2012 Publicado: Setembro 5, 2012 Ok, é um filtro interno (aproveita e dá uma olhadela nos tópicos de iniciação aqui do forum). Provavelmente está montado muito junto à superficie, fazendo com que de vez em quando chupe ar. O que ouves é o ar a passar pelo rotor. Se tiveres plantas no aquário tira o carvão Citar Tanpanama -
Kikokikos Publicado: Setembro 5, 2012 Autor Publicado: Setembro 5, 2012 Ok, é um filtro interno (aproveita e dá uma olhadela nos tópicos de iniciação aqui do forum). Provavelmente está montado muito junto à superficie, fazendo com que de vez em quando chupe ar. O que ouves é o ar a passar pelo rotor. Se tiveres plantas no aquário tira o carvão Obrigado, e já agora qual é a diferença entre ter o carvão e não ter quando há plantas no aquário? Citar
Paul Publicado: Setembro 5, 2012 Publicado: Setembro 5, 2012 O carvão absorve nitratos, fosfatos, medicamentos, etc... da água. Como as plantas precisam de nitratos e fosfatos... Se não tiveres plantas não há grande problema, para os peixes tanto faz. Tens que ter cuidado que o carvão activado passado uns meses (6/7?? não sei bem) tem de ser substituido, senão satura e tudo o que ele absorveu volta para a àgua, e com concentrações muito elevadas. E depois lá se vão os peixes Citar Tanpanama -
Kikokikos Publicado: Setembro 5, 2012 Autor Publicado: Setembro 5, 2012 Muito obrigado. Se tiver alguma dúvida já sei com quem falar. Citar
Kikokikos Publicado: Setembro 5, 2012 Autor Publicado: Setembro 5, 2012 Então passo só a usar uma esponja, é que o filtro dividido em três divisões. Uma são os tubos, outra carvão e a esponja e outra com o termostato. No segundo espaço vai ficar apenas a esponja mas o espaço onde estava o carvão fica um espaço vazio. Há problema? Citar
Paul Publicado: Setembro 5, 2012 Publicado: Setembro 5, 2012 Não, se conseguires arranjar cerâmicas para pôr nesse espaço vazio (se couberem), ainda melhor, vai te ajudar na filtração biológica. Citar Tanpanama -
Kikokikos Publicado: Setembro 5, 2012 Autor Publicado: Setembro 5, 2012 Obrigado mais uma vez. No meu aquário de 69l tenho: 1 neon azul( vou comprar mais daqui a algum tempo) 4 neons pretos 4 neons vermelhos 2 platys 4 molinésias balão 1 limpa vidros ( dos pretos normais) 1 caracol 2 enguias que não consegui identificar que andam sempre no fundo e não tem mais que 3 centrímetros e que nunca deram problemas Será que posso incluir dois bótia palhaço? Citar
Paul Publicado: Setembro 5, 2012 Publicado: Setembro 5, 2012 Nem pensar, crescem demasiado para o teu aquàrio. Além de que devem ser sempre mantidos em cardumes de 5 individuos. O limpa vidros não me diz nada, há muitos limpa-vidros. Tens da marca continente, da marca Jumbo, sei lá!!! Agora a sério, procura por plecos, ancistrus, CAE e SAE para veres qual deles é que é o teu. Desconfio que tenhas um pleco, e como vais ver, talvez venhas a ter problemas! Citar Tanpanama -
Kikokikos Publicado: Setembro 5, 2012 Autor Publicado: Setembro 5, 2012 É um pleco. Eu sei ele pode crescer muito e comer os peixes. Então que limpa vidros me aconselha? Citar
Paul Publicado: Setembro 5, 2012 Publicado: Setembro 5, 2012 Para esse aquário não tens muitas opções, e a tua melhor (e quase única) opção são os otocinclus Citar Tanpanama -
Paul Publicado: Setembro 5, 2012 Publicado: Setembro 5, 2012 Uns 3 ou 4 acho que seriam suficientes Citar Tanpanama -
Recommended Posts