filipeogrande Publicado Setembro 3, 2012 Publicado Setembro 3, 2012 (editado) Setup: Aquário: 40x40x35 Filtro: EDEN 501 300l/h + placas de fundo com bomba de ar Aquecimento: só no inverno Iluminação: aprox.15W PLL Substrato inerte: Areão preto Fertilização: Somente mudas de água semanais Decoração: Um tronco de madeira amazónica, pedras vulcânicas, um vaso de barro, 3 tubos de barro CO2: Não Outros: folhas de carvalho e/ou amendoeira, pinhas de amieiro, paus de canela Flora: - Pélia; - Musgo de java - Fissidens fontanus; - Mini pélia; - Fetos de java; - Anubia nana; - Fox tail; - Aponogeton longiplumulosus; - Cryptocoryne becketii; Fauna: - Um beaufortia levertti; - Neocaridina heteropoda "var" Red & Rili - Cristal red e black - Planorbis - Melanoide tuberculata Parâmetros: - pH:6 - kH:1 - gH:2 - temp: regulada a 25º - 20% de TPA semanal com agua do mini preço Alimentação: - Sera shrimps natural - Mosura - Hicari tropica (shrimp cuisine) - Pápa caseira (ervilhas, cenoura, espinafres e spirulina pura) Fotos: Dentro do circulo vermelho dá para perceber que parti as tiras de plástico para a entrada do filtro conseguir passar para baixo das placas, tornado a aspiração mais eficiente. Neste momento não tenho mais fotos para colocar, mas esta semana vou tentar colocar mais.. Este aqua já está montado á mais de um ano com este layout.(os red apenas foram acrescentados em 30 de agosto..) O meu problema actual é que tenho os crystal á mais de um ano(os mesmos) e não vejo jeitos de nenhuma ovar..a minha intenção não é ser criador, mas gosto de ver os animais que tenho a cumprirem o seu ciclo de vida natural..o que não tem acontecido.. :/ Agradeço a todos que me queiram ajudar, deixem aqui as vossas opiniões! Abraço.. Editado Setembro 3, 2012 por filipeogrande
gsassetti Publicado: Setembro 3, 2012 Publicado: Setembro 3, 2012 Apesar de não ter grande experiência com CRS/CBS... Antes de mais, quantos CRS/CBS tens? Tens a certeza que tens machos e fêmeas? Quais os parâmetros da água desse aquário? Esse areão parece-me basáltico, se assim fôr, é completamente inerte... Normalmente os CRS/CBS gostam de águas ácidas e de baixa dureza, daí muita gente usar substratos que estabilizam a água nesses parâmetros (ex: substratos Ada, Akadama)... Se não se reproduzem é porque não encontram condições para tal... Tens que analisar todas as possibilidades e nós estamos cá para ajudar.
filipeogrande Publicado: Setembro 3, 2012 Autor Publicado: Setembro 3, 2012 Viva gsassetti, e obrigado. Tenho uns 15 ou 16 crystal, e garantidamente machos e fêmeas; dois casais de reds e duas fêmeas rili. O ph está sempre abaixo dos 7, faço tpa´s semanais com agua controlada. No inicio usava akadama no filtro, mas depois com as folhas e as pinhas deixou de ser necessário.. Gostava mesmo que me ajudassem.. :/
Fábio Silva Publicado: Setembro 3, 2012 Publicado: Setembro 3, 2012 Viva Filipe. O aquário está bem estruturado a nível de equipamento, foi uma boa aposta o filtro de fundo, porem como o gsassetti disse com areão inerte é mais complicado teres bons resultados, mas não é impossível. Existem vários membros do forum que ja conseguiram ter bastante sucesso na reprodução de CRS\CRS com substrato inerte, porem é um processo mais complicado pois implica mas cuidados com os parâmetros. Eu também já tive sucesso a reproduzir CBS em substrato inerte à 4 anos atrás podes ver , mas usava água de nascente pois a água canalizada de onde sou natural é muito boa sai com Ph6,2 e durezas baixas. Eles já são reproduzidos desde 1993 e os substratos activos são "recentes" nesta vertente do hobby...apenas vieram facilitar o processo. As fêmeas chegam a ovar?Fazes tpa's de que %? Cumprimentos Fábio Silva Bateria 500 litros Crystal e Taiwan bee | Shrimproom Jungle | CRS Jungle | Black Jungle | Taiwan bee Jungle | Jungle Stripes | Lost Jungle| Real Jungle | Bee Jungle
filipeogrande Publicado: Setembro 3, 2012 Autor Publicado: Setembro 3, 2012 Olá Fábio, obrigado pela ajuda! As fêmeas nem sequer ovão.. :/ (mas já ovaram no passado com este mesmo areão) Mas digam-me uma coisa, com as placas de fundo, se eu colocar ada ou akadama não corro o risco daquilo começar a desfazer-se ao final de uns mêses ou anos?! Usando este tipo de filtro qual é que me aconselham?!
filipeogrande Publicado: Setembro 4, 2012 Autor Publicado: Setembro 4, 2012 Tiradas hoje, espero que gostem.. Agradeço sugestões!! Já agora, quando a tiver, acham que deva colocar a fêmea ovada numa maternidade de rede para os pequenotes nascerem lá?! E será que deva colocar um pouco de turfa no filtro?! Abraço!!
Ricardo.Fonseca Publicado: Setembro 5, 2012 Publicado: Setembro 5, 2012 A Akadama ou ADA não são substratos para serem usados durantes anos, poderão sê-lo mas a sua vida média é no máximo de um ano (periodo em que mantem as suas caracteristicas especificas e o seu efeito tampão). Eu tenho desses substratos com dois anos e continuam a fazer o efeito mas com muito menos intensidade. Como tens a entrado do filtro a no tubo do UGF o caudal da água é muito forte e aí danificar-te-ia o substrato mais rapidamente (muito mais rapidamente). ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts ------------------------------------------------------------------------------------------------------- De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.
filipeogrande Publicado: Setembro 5, 2012 Autor Publicado: Setembro 5, 2012 Compreendo! Então neste caso compensa-me mais ter akadama no filtro e ir mudando de meio em maio ano prai..?!!? Obrigado pela ajuda!!
Ricardo.Fonseca Publicado: Setembro 6, 2012 Publicado: Setembro 6, 2012 Não, para ter no filtro mais valia turfa (faria o mesmo efeito e não se transformaria em lama). Para teres como tens a entrado filtro na saída do UGF mais vale teres como tens, com esse inerte. Continuando com o mesmo sistema e mudando para um substracto indicados anteriormente terias de estrangular o fluxo do filtro externo (tb não sei litragem/hora q faz esse filtro). De nada, estamos cá todos p isso, RF ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts ------------------------------------------------------------------------------------------------------- De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.
filipeogrande Publicado: Setembro 6, 2012 Autor Publicado: Setembro 6, 2012 Foi o que fiz, meia de senhora e turfa lá pra dentro..vou aguardar evoluções.. O filtro faz 300l/h.. Relativamente a futuras ovadas, sempre vale a pena coloca-las em maternidades, por causa de possíveis passagens dos bebés pelo areão?!
Ricardo.Fonseca Publicado: Setembro 6, 2012 Publicado: Setembro 6, 2012 Os recém nascidos não conseguem passar pelo areão que tens... ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts ------------------------------------------------------------------------------------------------------- De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.
filipeogrande Publicado: Setembro 8, 2012 Autor Publicado: Setembro 8, 2012 Finalmente tenho uma black ovada, já fiz as contas pela formula e dá 23 dias..pode ser que entretanto as outras ovem por simpatia Assim que puder actualizo!! Obrigado pela ajuda!!
Arianita Publicado: Setembro 23, 2012 Publicado: Setembro 23, 2012 Olá estive a ler teu tópico e fiquei curiosa. Nunca tinha ouvido em utilizar pau de canela, que efeito tem mesmo? boa sorte com essa ovada <span style='font-size: 18px;'><span style='font-family: lucida sans unicode,lucida grande,sans-serif'>Abraços </span></span><br /><br /><span style='font-family: tahoma,geneva,sans-serif'><span style='font-size: 18px;'><strong class='bbc'><em class='bbc'>Solange aka Arianita</em></strong></span></span>
Recommended Posts