Recommended Posts

Publicado

Olá a todos,

Sou nova por estas bandas e gostaria de me "entranhar" mais no assunto da aquariofilia.

Já tive experiencias anteriores, mas são daquelas que não vale a pena falar.

Portanto, gostaria de começar do zero.

Arranjei um aquario (usado) que tem 80cm (96L) , já inclui uma "caixa" para os equipamentos, um termostáto, uma lampada de 18W, e uma bomba de retorno (nao sei agora as marcas). Tem aqueles aneis ceramicos para filtragem, carbono activado, termómetro, areia branca (fina) e um balde de seradepot.

Por onde começar?

Já andei a "navegar" pelo forum e começar... é sempre pelo princípio, claro! ;)

A questão aqui que se coloca é:

A intenção do aquário será para habitantes guppys e seus compatíveis. (Se puderem dar dicas, agradeço)

Não tenho ainda flora, mas gostava de saber quais as plantas indicadas para este tipo de ambiente.

Não tenho decorações - quais serão as mais indicadas (por causa da alteração de pH).

Tenho somente a areia e a água no aquário pronto a bombear, para dar início ao ciclo do azoto, mas queria completá-lo primeiro.

Agora deixando ao critério das opiniões que quiserem deixar, qual a melhor forma para o ciclo do azoto ser feito?

Com químicos? Naturalmente?

Também gostava que deixassem opiniões sobre a decoração com as plantas.

Qual a melhor disposição, quer estética, quer funcional...

Peço desculpa, desde já, se este tópico parecer muito "aproveitador" dos vossos conhecimentos.

Sei que irão dizer, com certeza, para pesquisar mais um pouco no forum, mas a verdade é que acabo por me perder um pouco na matéria...

Se alguém estiver interessado em elucidar uma leiga, que se baba perante os vossos aquarios...

Não pretendo nada muito "sofisticado", tal como alguns bem "top" que andam pelo forum, mas um aquário harmonioso, que transmita serenidade, coerencia e que se transforme no refúgio do olhar para o "des-stress" do dia-a-dia.

Aguardo novidades com satisfação e ansiedade.

Melhores cumprimentos.

Publicado:

Vamos lá começar...garantidamente não sou dos mais experientes mas tenho esperança de um dia o vir a ser:

Agora deixando ao critério das opiniões que quiserem deixar, qual a melhor forma para o ciclo do azoto ser feito?

Com químicos? Naturalmente?.garantidamente não sou dos mais experientes mas tenho esperança de um dia o vir a ser:...natural

Sem duvida naturalmente...e podes colocar um pouco de comida de peixes ou caso tenhas usar agua de outro aquario.

A intenção do aquário será para habitantes guppys e seus compatíveis. (Se puderem dar dicas, agradeço

Guppys são como os coelhos, quando começam a reproduzir nunca mais param e rapidamente vais ficar com o aquario cheio...pessoalmente não gosto muito deste tipo de peixes...mas podes e deves colocar por exemplo peixes de fundo como as corydoras

Não tenho ainda flora, mas gostava de saber quais as plantas indicadas para este tipo de ambiente

calculo que não tenhas co2 como tal pesquisa plantas de facil manutenção vais encontrar varias como por exemplo das mais conhecidas: Valisnerias...anubias...outras apesar de serem faceis...necessitam de um substrato minimamente rico não apenas o vulgar areao

Não tenho decorações - quais serão as mais indicadas (por causa da alteração de pH)

A larga maioria dos troncos/raizes à venda nas lojas da especialidade não alteram a agua...pedras vulcanicas e xisto tambem não alteram o ph.Tudo deve ser bem fervido antes de ser colocado no aquario...os troncos/raizes devem ser fervidos várias vezes para não "sujarem" a agua..(mesmo assim acontece sempre um pouco que depois passa ao fim de pouco tempo)

Qual a melhor disposição, quer estética, quer funcional...

É dar largas à imaginação, tendo em conta que as plantas grandes devem ficar na parte de trás as de medio porte a meio e as mais pequenas à frente...evita meter coisas tipo brinquedos (barcos...anforas...baus...troncos de plastico etc). Ve varias imagens de aquarios com plantas e retira daí ideias...

Publicado: (editado)

"caixa" para os equipamentos, Deve ser uma biobox

um termostáto, Que potência?, mas deve chegar com certeza

uma lampada de 18W, Para 96l é pouco, se tiveres a possíbilidade de aumentar, eu faria isso. Convém ter uns 30w pelo menos

e uma bomba de retorno (nao sei agora as marcas). Tem aqueles aneis ceramicos para filtragem, carbono activado, Vê a capacidade de bomba, isto é, os litros por hora (L/h), depois procura no google ou no forum a ordem para pores na biobox. O carvão activo não precisas, só serve para tirar medicamentos da água. Põe antes uma esponja e lâ filtrante, juntamente com a cerâmica.

termómetro, areia branca (fina)

e um balde de seradepot. É o substrato fértil, para pores por baixo da areia branca, deve estar todo tapado pela areia.

Por onde começar?

http://www.aquariofi...showtopic=36380

Já andei a "navegar" pelo forum e começar... é sempre pelo princípio, claro! ;)

A questão aqui que se coloca é:

A intenção do aquário será para habitantes guppys e seus compatíveis. (Se puderem dar dicas, agradeço)

Primeiro pensa no ciclo de azoto e depois pensas nos peixes, mas quando fores para comprar aconselho te esta loja no porto "aquoporto" tens aqui no forum, nos patrocínios. Ele ajuda te em tudo e acredita que vais lá ver muitos peixes :)

Não tenho ainda flora, mas gostava de saber quais as plantas indicadas para este tipo de ambiente.

No site da tropica tens lá uma zona de fácil manutenção, mas um conselho, vai aos classificados do forum que podes arranjar packs de plantas a um bom preço até.

Não tenho decorações - quais serão as mais indicadas (por causa da alteração de pH).

Troncos (baixa o ph, pode ser bom caso o ph seja alto) e pedras (não por pedras calcárias (brancas, normalmente) porque pode aumentar o ph) Se já tens os teste de ph, mede a água que vais por no aquário e já sabes se vais precisar de subir ou descer.

Tenho somente a areia e a água no aquário pronto a bombear, para dar início ao ciclo do azoto, mas queria completá-lo primeiro.

Com químicos? Naturalmente? Naturalmente e com muita calma, demora entre 3 semanas a 1 mês.

Qual a melhor disposição, quer estética, quer funcional... A gosto pessoal, mas procura por layouts que podes encontrar algo que gostes. Um link para ajudar http://www.tropica.com/en/layouts.aspx

Desculpa ter respondido assim mas como tinhas dúvidas variadas achei que ia ajudar :)

Qualquer coisa diz

Editado por João Vieira

João

O meu projecto: Mais um curioso a querer fazer um aqua

Publicado:

Ola RuiMFJ e João Vieira,

Muito obrigado pelas vossas ideias.

Toda a ajuda é bem-vinda.

Fiquei esclarecida, embora algumas coisas fossem básicas... mas não custa nada perguntar a quem sabe ;)

Vou então organizar tudo, conforme sugestões, e dar início a este projecto.

Entretanto já adquiri uma rocha vulcanica para colocar no centro e umas plantas.

Quero ver se dou início ao ciclo do azoto...

Obrigado pela vossa ajuda, mais uma vez.

Quando precisar de mais alguma coisa, volto a postar! :P

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!