Recommended Posts

Publicado

Boas, aquando da montagem do meu recente projecto percebi que ia ter um problema com o ph. A minha ideia sempre foi manter tetras e talvez um casal de rams, o que implicaria um ph na ordem dos 6.5 enquanto a água de minha casa sai a 8.

A primeira solução que pensei foi utilizar turfa ou folhas de amendoeira da Índia, só que estes métodos têm 2 problemas:

- não ser suficiente para baixar tanto o ph

- ia ter um problema com as TPA, (visto que fertilizo segundo o método de Estimative Index tenho que fazer trocas pariais de cerca de 40-50% semanais)

Passo a explicar o segundo ponto, recentemente medi o ph da água que deixo a repousar e devido à evaporação do CO2 ela chega a ser superior a 9 graus de acidez, o que provocaria um choque nos peixes sempre que fizesse uma TPA.

Comecei a pesquisar buffers e encontrei um que da Seachem que promete baixar o ph e mantê-lo, de nome SEACHEM ACID BUFFER. A minha ideia era ir gradualmente baixando o ph no aqua e depois conseguir atingir a solução correcta a usar na água em repouso para não causar stress aos peixes.

Alguém usa/usou este ou outro tipo de buffer?

Outros dados:

- CO2 caseiro

- 3 troncos

- areão de rio inerte

The return! [90l plantado]

Publicado:

Ois,

Estamos a falar de um áqua de quantos litros?

Se não for uma litragem exagerada TPA's com água de garrafão ou um sistema de osmose inversa poderão ser equacionados...

Abraço,

Publicado:

Ois,

Estamos a falar de um áqua de quantos litros?

Se não for uma litragem exagerada TPA's com água de garrafão ou um sistema de osmose inversa poderão ser equacionados...

Abraço,

O aqua tem 96 litros brutos, nas TPA troco sempre entre 35 a 40l de água.

A água engarrafada está fora de questão, acho que não compensa a nível financeiro nem logístico.

Quanto ao sistema de osmose inversa, não sei se resultará. Não percebo muito do assunto mas acho que para além de haver muito desperdício de água o que o sistema faz é colocar o gh e kh a 0, sendo a descida do ph uma consequência da moleza da água. (espero não estar a dizer barbaridades) E com uma água a 9 de ph duvido que desça para os 6.5.

Abraço

The return! [90l plantado]

Publicado: (editado)

Pois...

Aqui nos Allgarves também é complicado, a água da rede vem com 7,5/8, o CO2 baixa um bocado mas volta e meia junto água de garrafão de pH 5,5, 0,42 €/garrafão...

No pequeno, 30 litros, é TPA's de 1 garrafão por semana e pH entre 6 e 6,5, no maior (cerca de 80 litros reais) são 4/5 garrafões/mês! O pH aguenta-se por volta dos 7!

Abraço,

Editado por A. Ferreira
Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!