Recommended Posts

Publicado:

não há resultados rápidos na aquariofilia. Faz experimentos (como o passos coelho). mantem a luz, adiciona nutrientes à farta assim como CO2 e espera 3 semanas. Eu ainda adicionaria Seachem Excell só por causa das tosses e via os resultados.

Abraços

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Publicado:

Hum... 80W T5 bastam para 160L? Interessante... tenho que pensar nisso se um dia construir um de 200L..

Primeiro não são 160L. Pelo menos uns 20L a menos devido a substrato, hardscape, etc...

Aquela cena de bombardearmos luz nos nossos aquas já está ultrapassada. A tendência é cada vez mais reduzir. Há muitos exemplos em fóruns internacionais de belos plantados com tapetes exuberantes com 0.5W/L e até menos. As plantas crescem saudáveis na mesma, e tudo fica mais fácil de controlar...

O problema... é meter isto na cabeça das pessoas!!! É isto e o medo de fertilizar. Parece que está enraizado!!!

Boas, obrigado pelas mensagens mas uma coisa parece que não esta a resultar. Reduzir a luz para a cuba não se revelou adequado pois em 3 semanas tive sempre crescimento e pearling constante. Nestes 2 dias que reduzi a luz... nada. Ligo as restantes lâmpadas... são fios contínuos de oxigénio ate a superfície.

Sei que não é o único indicador de crescimento e de saúde mas a verdade é que a fotossíntese acontece com muito mais vigor pelo menos. A tenellus não mostrou sinais de abrandar mas na cuba é evidente.

Não sei agora bem o que fazer. Se fornecer o máximo de luz e nutrientes para que as plantas retirem a "força" as algas, ou se corto na luz para que estas não se desenvolvam... tanto.

Como tu próprio disseste, pearling não é sinal de saúde...

Certamente que se reduzires a luz, a cuba e todas as outras plantas vão crescer um pouco mais devagar mas... agora põe na balança:

- crescimentos muito rápidos vs. maior dificuldade em ter um equilíbrio entre luz, co2 e nutrientes;

- podas a pouco e pouco vs. manutenção mais relaxada e ainda por cima com economia de €€€ (o que nestes tempos difíceis é significativo).

Tu é que sabes. Tens um aqua recente, com pouca massa vegetal, megawatts de luz, e níveis de CO2 (que esperas que sejam) apropriados.

Senão acreditam em mim, pesquisem vocês próprios. Inscrevam-se no fórum da UKAPS (se souberem inglês) e vão constatar o que vos digo. É dos melhores fóruns de plantados em termos de informação disponível. Dou-vos já um exemplo. Este aqua de 40L tem apenas 11W. O que me dizes? Até a wallichi está vermelha... Vê também nesse fórum os aquas do Tom Barr (Plantbrain) e analiza o seu setup...

Abraço

GM

Gustavo Martins

My nano Litopótamus

Publicado:
Primeiro não são 160L. Pelo menos uns 20L a menos devido a substrato, hardscape, etc...

Aquela cena de bombardearmos luz nos nossos aquas já está ultrapassada. A tendência é cada vez mais reduzir. Há muitos exemplos em fóruns internacionais de belos plantados com tapetes exuberantes com 0.5W/L e até menos. As plantas crescem saudáveis na mesma, e tudo fica mais fácil de controlar...

O problema... é meter isto na cabeça das pessoas!!! É isto e o medo de fertilizar. Parece que está enraizado!!!

Já tinha lido isso.. apenas estava curioso porque estou a magicar num aquário de 200L e 78W ou 117W cheira-me melhor do que 200W... nem que seja pela conta da electricidade.

Abraços

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Publicado:

Já tinha lido isso.. apenas estava curioso porque estou a magicar num aquário de 200L e 78W ou 117W cheira-me melhor do que 200W... nem que seja pela conta da electricidade.

Abraços

Tony

Acho que te safas muito bem com isso!

GM

Gustavo Martins

My nano Litopótamus

Publicado:

Sabendo que um aqua de 200L depois fica com menos e que vais usar T5, acho que os 78W serão suficientes.

Outra alternativa, podes arranjar um calha que dê para mais de modo a programar picos de luz. Por exemplo:

Uma calha com 3 ou 4 lâmpadas e que tenha maneira de programar o ligar/desligar das lâmpadas em separado, por exemplo:

5 h com 78W

2 h com > 78W.

7 horas total de luz.

Há umas quantas luminárias comerciais em que dá para fazer isto. Caso contrário, como sei que és dado a DIY podes adaptar tu mesmo...

GM

Gustavo Martins

My nano Litopótamus