Recommended Posts

Publicado (editado)

Boa noite,

Vou montar pela primeira vez um aquário.

O aquário era para ser um tropical com fim de mais tarde o converter em salgado pois tinha receio de arriscar logo num salgado.

Entretanto decidi que vou arriscar, mas vou precisar muito da vossa ajuda para ver se não cometo nenhum erro.

O aquário já está a ser construido assim como a sump.

Com esta mudança de planos não sei se a sump se adequa para salgados.

O aquario tem 120cm de comprimento por 60 de largura e 50 de altura. Tem 10mm de espessura coluna seca e travessas francesas.

A sump tem 8mm de espessura, filtro wet/dry. O esquema da sump e as medidas estao aqui nesta imagem http://i1072.photobu...22/IMG_0068.jpg

Que acham? ela tem cerca de 115 de comprimento 50 de largura e 50 de altura.

Pretendo ter apenas corais moles e peixes de mais faceis de manter.

Mais tarde colocarei aqui tambem algumas ideias que tenho quanto a equipamento.

Obrigado

Espero não estar já a fazer alguma asneira :confused4:

Editado por pedroaqua22
Publicado:

Ola.

Nao percebi os esquema falta uma legenda para se saber o que significa as letras, principalmente a letra G e H. Mas pareçe e tem divisorias a mais para uma sump

Publicado:

ah sim na altura puz as letras e as divisorias pensadas para um aquario de ´gua doce.

A legenda era a seguinte para o aquario de agua doce

A - Recipiente (tampa) do wet/dry

B - tampa do recipiente do wet/dry

C - divisoria de entrada de agua do aquario com quebra corrente

D - divisoria para levar esponja

E - divisoria para levar perlon

F - divisoria para ceramicas e carvao ativado

G - wet/dry

H - divisoria para termostatos

I - divisoria para bombas, uma para retorno para o aquario e outra para levar agua ao wet/dry

Posso ainda mexer nalgumas coisas na sump para adaptar a agua salgada uma vez que os vidros estao cortados mas nao colados.

acho que posso nao por tantas divisorias como a E e a D.

Pois sei que precisarei de espaco para o escumador que eu tinha pensado ser o ATB Nano (que acham?)

e tambem nao sei se a ultima divisao tem espaço suficiente para o retorno (pensei numa eheim compact+ 5000).

Que me dizem?

Publicado:

Tambem pensei na hipotese de deixar as divisoes assim e so eliminar o wet dry (so ai daria quase 50% de mais margem de manobra) e eliminar o vidro que separa a divisao F da divisao G-H.

que acham?

Publicado:

Boas

Na minha opinião faria a sump o mais ampla possivel, 3divisorias , uma para o escumador e a outra para a bomba d retorno e eventuais filtros que venhas a necessitar mais tarde é o suficiente e deixar uma parte como reservatorio para agua de reposição.

Em relação a bomba de retorno a eheim 3000 é suficiente e o consumo é muito mais baixo.

Cumps

Publicado:

Viva,

Sou da opinião que também tem vidros a mais... Apenas 2 vidros internos para criar 3 divisórias são suficientes.

Abraço

Publicado:

Pensei que ter corta bolhas fosse uma coisa mesmo necessaria. Vou optar mesmo só pela opção dos dois vidros (três divisões)

Publicado:

Para três divisões (uma para retorno, outra para Escumador e outros equipamentos que forem necessários e outra para agua de reposição) qual o tamanho certo de cada um de modo a que a bomba de retorno caiba assim como o Escumador atb nano.

E que já tenho o aquário que será a sump com cerca de 115cm de comprimento por 50 de largura e 50 de altura e assim calculo a litragem que fico para o tanque de reposição.

Publicado:

Boas

Visto já teres o escumador, só precisas de ver qual a altura de agua que a marca recomenda para o bom funcionamento do mesmo e por o vidro de maneira que fiques com essa altura de agua numa das divisorias.

A divisória terá de ter espaço para o escumador apenas que será a primeira depois se quiseres podes por um segundo vidro como quebra bolhas entre a primeira e a segunda e por fim um ultimo vidro para fazer o deposito que se fizeres 50x40x15 já tens um deposito de 30l que penso ser suficiente.

Publicado:

Boas

Visto já teres o escumador, só precisas de ver qual a altura de agua que a marca recomenda para o bom funcionamento do mesmo e por o vidro de maneira que fiques com essa altura de agua numa das divisorias.

A divisória terá de ter espaço para o escumador apenas que será a primeira depois se quiseres podes por um segundo vidro como quebra bolhas entre a primeira e a segunda e por fim um ultimo vidro para fazer o deposito que se fizeres 50x40x15 já tens um deposito de 30l que penso ser suficiente.

Na realidade ainda não tenho o escumador. Encontrei um bom negocio com um mas eu queria investir num escumador que seja mesmo o ideal para este aquário.

Pode aconselhar-me qual seria? ou se este é o indicado

Publicado:

De qualquer forma já decidi os comprimentos das três divisoes da sump.

E serão:

15cm por 50cm e 40cm de altura do nivel de água tal como me aconselhou o ffonseca

75cm de comprimento por 50cm de largura (a altura do nivel de água terá de ser estipulado conforme o escumador que selecionar definitivamente) para por o escumador e todos os outros equipamentos necessarios

25cm por 50cm para o retorno

Publicado:

Depende muito de quanto queres gastar no escumador.

Esse escumador que viste nao conheço, sei k a marca é boa.

Relacao qualidade/preço o nac7 é um excelente escumador e fica te por menos de 200euros e é suficiente para o teu aqua depois um pouco mais caro tens o novo nac9 que dizem estar melhor que o modelo anterior acima desses tens o ati 250is que ja fica nos 500euros.

Publicado:

Estive a ver as especificacoes dos nac e afinal o nac9 sem duvida a melhor escolha o novo esta mais silencioso e tem uma boa que faz 900l de ar hora

Publicado:

Depende muito de quanto queres gastar no escumador.

Esse escumador que viste nao conheço, sei k a marca é boa.

Relacao qualidade/preço o nac7 é um excelente escumador e fica te por menos de 200euros e é suficiente para o teu aqua depois um pouco mais caro tens o novo nac9 que dizem estar melhor que o modelo anterior acima desses tens o ati 250is que ja fica nos 500euros.

Estive a ver as especificacoes dos nac e afinal o nac9 sem duvida a melhor escolha o novo esta mais silencioso e tem uma boa que faz 900l de ar hora

Sendo que o meu aquário tera cerca de 360 litros que juntando a litragem da sump dará perto de 500 litros qual achas que desempenharia melhor a funcao o ati 250i ou o nac9?

antes de saber daquele negocio do atb nano tinha pensado mesmo no ati 250i.

Publicado:

Como disse depende de quanto queiras gastar mas na minha opiniao o C9 é suficiente para o teu aqua. Apesar da sump que nao vai ficar cheia ate cima ainda vais ter rocha e areao portanto no total nem deve chegar aos 500l.

Publicado:

Melhor é de certeza agora se vale apena gastar o dobro do dinheiro por ele para o aqua em questão. Na minha opinião, não.

Publicado:

procura pelo C9, faz atenção para não comprares o modelo anterior mesmo que seja mais barato que o novo modelo a bommba que traz é diferente na nova.

Publicado:

em relação a sump eu faria o seguinte na primeira divisão ficava só o escumador e a descarga do aqua, na segunda a bomba de retorno e o resto amplo para eventuais filtros e na terceira fazia o reservatorio os tais 15cm x50x50,

Publicado:

Ok vou procurar entao por essa.

Obrigado.

Quanto ao retorno li alguns topicos que falam da eheim compact 5000 em litragens identicas à minha. Esta é uma boa bomba para mim?

quanto à circulação não sei por quais optar também uma vez que conheco muito poucas marcas e modelos. Mas parece-me que as vortech mp40 e mp60 sao das mais usadas.

Visitante
This topic is now closed to further replies.