Recommended Posts

Publicado

Boas a todos,

O que se passa é o seguinte: Eu recentemente aderi a este mundo e rapidamente me interessei por tudo isto.

Montei o meu primeiro aquário com cerca de 70l e (tudo o resto à parte) comprei nos chineses (não tenho problemas em dizer isto) um filtro interno que diz ser de 750l/h.

Sempre correu tudo bem.

Agora comprei um de 200L em segunda mão ( não são bem...bem 200 mas lá perto) que me rebentou em uma semana. Comprei o vidro, desmontei tudo de ponta a ponta reparei-o, fiz calhas e iluminação e agora fiquei com o bichinho também do DIY.

Como sei que convém ter sempre alguns equipamentos suplentes já comprei outro termostato e termómetro.

Fiquei foi na dúvida do filtro...

Um igual ao que tenho custa cerca de 7.50€

Um externo seria o ideal mas também estão bastante caros.

Pensei em fabricar um canister mas mesmo assim pretendo um opinião dos mais experts.

Mantenho este sistema que não me deu problemas até agora?

Compro algo melhor, também interno mas com mais caudal?

Meto mãos à obra e faço um canister (de entrada por cima e saída por baixo)?

Se sim, onde raios arranjo uma bomba barata?

A razão de tudo isto é poupar ao máximo. Sei que não se deve nos filtros...mas o DIY serve para entreter e sentimo-nos melhor se soubermos que tudo foi feito por nós.

Publicado:

O filtro em questão é este:

aleas_ipf_728.jpg

Na caixa diz ser de 720l/h 10W

De momento até estou atrás de um Eheim 2326 que não sei se será boa compra pois não o vejo em lado nenhum à venda.

Mas encontrei usado e Eheim normalmente são todos bons.

Publicado:

Depende da quantidade e do tipo de pexies que tens, mas num aqua de 200l muito dificilmente um filtro interno dá para alguma coisa, eu tenho um interno de 750l/h a auxiliar um filtro externo de 440l/h num aqua de 150l e o interno pouca diferença faz (esta semana comprei um externo apropriado).

Quanto ao DIY tb já pensei em transformar o interno num canister externo, só ainda não o fiz pq ainda não encontrei o canister adequado, pois é fundamental que seja estanque e que seja barato, e muito cuidado no orçamento para o DIY, convém fazer muito bem as contas a todos os componentes e depois às matérias filtrantes.

Publicado:

Exactamente.

Só ainda não meti mãos à obra pois o Eheim é capaz de sair mais barato que andar a comprar tubos em PVC, silicone, colas, torneiras e tudo mais.

Sei que vai ser dificil mas alguém aqui terá um eheim 2326 ou alguém que tenha tido para me dar o feedback?

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!