PBaltaz Publicado Agosto 27, 2012 Publicado Agosto 27, 2012 (editado) Penso que tive uma bactéria ou um fungo que me contagiou todo o aquário, já morreram vários guppies machos e fêmeas, neste momento só me resta 1 guppie macho e 2 cloridoras. Iniciei ontem o tratamento com omnipur tenho mantido o aquário ventilado com bomba de ar. Gostava de saber se o tratamento tem mesmo de ser de 7 dias visto que irei de ferias durante 1ª semana no próximo fim de semana e penso que fara mal o aquário ficar com o tratamento na agua tanto tempo. O aquário tem 30 ou 40 litros, filtro interno treta N 400, tronco e 7 ou 8 plantas com substrato. A temperatura está nos 30 ou 31 graus. Se alguém me puder dar umas dicas agradecia. Obrigado Editado Agosto 28, 2012 por PBaltaz
PBaltaz Publicado: Agosto 27, 2012 Autor Publicado: Agosto 27, 2012 Penso que tive uma bactéria ou um fungo que me contagiou todo o aquário, já morreram vários guppies machos e fêmeas, neste momento só me resta 1 guppie macho e 2 cloridoras. Iniciei ontem o tratamento com omnipur tenho mantido o aquário ventilado com bomba de ar. Gostava de saber se o tratamento tem mesmo de ser de 7 dias visto que irei de ferias durante 1ª semana no próximo fim de semana e penso que fara mal o aquário ficar com o tratamento na agua tanto tempo. O aquário tem 30 ou 40 litros, filtro interno treta N 400, tronco e 7 ou 8 plantas com substrato. A temperatura está nos 30 ou 31 graus. Se alguém me puder dar umas dicas agradecia. Obrigado Ninguem dá uma ajuda?
João Branquinho Publicado: Agosto 28, 2012 Publicado: Agosto 28, 2012 Olá Pedro, Não indicas os sintomas da morte dos peixes... como tal é complicado, mesmo para mim que não percebo muito de doenças... Se estás a aplicar esse tratamento, penso que alguém te terá recomendado o mesmo (presumo que seja o tratamento adequado para o problema que tens no aquário) e sim, deves seguir o tratamento até ao final e não o interromper ou alterar... pede a alguém que faça o tratamento por ti durante a tua ausência. JB ONDE OUVISTE FALAR DO FÓRUM PELA 1ª VEZ? VOTA! - Discus - 1º Salgado - 2º Salgado - Dúvidas sobre aquariofilia devem ser colocadas no fórum e não enviadas por MP. Dúvidas/sugestões sobre o fórum devem ser colocadas nas Sugestões e Novidades do fórum. Aqua Team: 20.563.645 Points (Rank: #3304) Join World Community Grid today!
PBaltaz Publicado: Agosto 28, 2012 Autor Publicado: Agosto 28, 2012 (editado) Boas João Obrigado por responderes os peixes simplesmente apareciam mortos simplesmente de um dia para o outro ficavam no fundo outros escondiam-se e apareciam mortos. O problema e que não tenho ninguem, e 1 semana é muito tempo com o produto na agua. Editado Agosto 28, 2012 por PBaltaz
Limafish Publicado: Agosto 28, 2012 Publicado: Agosto 28, 2012 (editado) Boas.. quais os sintomas que verificou nos peixes em que sofreu baixas?... Alguma coisa fora do normal em aspecto ... ou comportamento? (mais parados... mais á superficie... etc... Deixo o link para um Manual Sobre Doenças nos Peixes e Seus Tratamentos que pode ajudar (ou não pois tem muita info) a identificar o problema... http://dc351.4shared...-u/preview.html Entretanto boa sorte Cumps Editado Agosto 28, 2012 por Limafish "Onde existe uma vontade, existe um caminho."
PBaltaz Publicado: Agosto 28, 2012 Autor Publicado: Agosto 28, 2012 (editado) Boas Limafish No principio andavam mais a superfície, depois outros ficavam pelo fundo outros escondiam-se no tronco ou nas plantas até que apareciam mortos de manha quando acendia a luz do aquário tinha 1 ou 2 peixes Um guppie macho tinha o rabo meio corto mas mal se notava no resto não notei nenhuma outra deformidade. Agora estou a fazer o tratamento desde domingo com omnipur para limpar o aquário de algum fungo ou parasita, mas a minha duvida é se ao sétimo dia se pode logo por o carvão ou se é no dia a seguir ao 7 dia. Cumprimentos Editado Agosto 28, 2012 por PBaltaz
Limafish Publicado: Agosto 29, 2012 Publicado: Agosto 29, 2012 Não sei como surgiu a ideia de usar Omnipur se não se sabe ao certo qual o problema. Embora nunca tenha usado esse medicamento (há mais de 3 anos que não uso nenhum... ) eis algumas ideias para ajudar... De acordo com a descrição do medicamento: Medicamento Omnipur "De largo aspecto de atuação contra as doenças mais comuns dos peixes ornamentais nos aquários de água doce." (Mas não trata Ictio por exemplo!.. mas como tens temperatura a 30º já ajuda se for o caso, sal esquece pois tens coridoras) "Se não detectar melhoras significativas após 7 dias, filtre com carvão ativado durante 24horas e depois repita o tratamento. Arejar bem durante o tratamento, desligar as UV e não filtrar com carvão ativado." "Depois de terminado o tratamento recomendamos a filtragem com carvão ativado." Noutro site diz também uma troca parcial de 20% Embora o conselho geral é não interromper tratamentos acho (sem garantia nenhuma) que neste caso ao setimo dia pode-se iniciar a filtração com carvão ativado durante 24h e eu faria a TPA de 20% (para repetir ou não tratamento). Era o que faria. Até lá tem que se ver se eles resistem. Convinha era ter mais certeza sobre qual a doença no peixes ou problema na agua (ph, nitritos, variações de temperatura bruscas, tpa´s) para saber se o omnipur é o tratamento/procedimento correto. Espero ter ajudado Cumprimentos "Onde existe uma vontade, existe um caminho."
PBaltaz Publicado: Agosto 29, 2012 Autor Publicado: Agosto 29, 2012 (editado) Não sei como surgiu a ideia de usar Omnipur se não se sabe ao certo qual o problema. Embora nunca tenha usado esse medicamento (há mais de 3 anos que não uso nenhum... ) eis algumas ideias para ajudar... De acordo com a descrição do medicamento: Medicamento Omnipur "De largo aspecto de atuação contra as doenças mais comuns dos peixes ornamentais nos aquários de água doce." (Mas não trata Ictio por exemplo!.. mas como tens temperatura a 30º já ajuda se for o caso, sal esquece pois tens coridoras) "Se não detectar melhoras significativas após 7 dias, filtre com carvão ativado durante 24horas e depois repita o tratamento. Arejar bem durante o tratamento, desligar as UV e não filtrar com carvão ativado." "Depois de terminado o tratamento recomendamos a filtragem com carvão ativado." Noutro site diz também uma troca parcial de 20% Embora o conselho geral é não interromper tratamentos acho (sem garantia nenhuma) que neste caso ao setimo dia pode-se iniciar a filtração com carvão ativado durante 24h e eu faria a TPA de 20% (para repetir ou não tratamento). Era o que faria. Até lá tem que se ver se eles resistem. Convinha era ter mais certeza sobre qual a doença no peixes ou problema na agua (ph, nitritos, variações de temperatura bruscas, tpa´s) para saber se o omnipur é o tratamento/procedimento correto. Espero ter ajudado Cumprimentos Boas Limafish Obrigado mais uma vez pela tua resposta, como no aquário só tenho guppies e coridoras não deu para ver compreender se era uma doença que afeta-se só os guppies ou se afetaria outros peixes, as coridoras sempre estiveram normal apesar das vários mortes que iam acontecendo no aquário, aconselhe-me numa loja e indicaram me que o melhor seria começar um tratamento visto que poderia vir a perder todos os peixes do aquário e por optei por começar o tratamento. Num aquário onde tinha 9 peixes só fiquei com 3, Neste momento o aquário esta normal fora a cor e algumas plantas mais fracas começam a ficar despidas, mas o guppie esta contente e corre bastante e as coridoras também continuam ativas. Também não sou muito adepto de químicos na agua mas desta vez tive mesmo de usar para não perder todos os peixes, apesar de ter substrato no aquário acham que é preciso algum produto para a recuperação rápida das plantas ou conseguem recuperar com apenas o substrato e umas TPAs ? Assim que chegar ao 7 dia iniciarei então a filtragem com carvão ativado, mas estava a pensar em dar ao aquário um descanso de 1 semana se não verificar melhor então fazer novo tratamento, que acham? Obrigado e Cumprimentos. Editado Agosto 29, 2012 por PBaltaz
Bruno Inacio Publicado: Agosto 29, 2012 Publicado: Agosto 29, 2012 Boas Visto que optaste por um tratamento, deverás de seguir o mesmo até ao fim e posteriormente, verificar se resolveu ou não o teu problema... (senão resolveu e sendo que não há sintomas, só poderás analisar se houver baixas no aquario...) Faz testes à agua pois com essas mortes, podes ter algo errado... Nitritos Nitratos Amonia Cmps Bruno Inacio
PBaltaz Publicado: Agosto 29, 2012 Autor Publicado: Agosto 29, 2012 Boas Visto que optaste por um tratamento, deverás de seguir o mesmo até ao fim e posteriormente, verificar se resolveu ou não o teu problema... (senão resolveu e sendo que não há sintomas, só poderás analisar se houver baixas no aquario...) Faz testes à agua pois com essas mortes, podes ter algo errado... Nitritos Nitratos Amonia Boas Bruno Obrigado por responderes e pela sugestão, sim irei fazer esses teste no final para confirmar os parâmetros se estão corretos. Cumprimentos.
Bruno Inacio Publicado: Agosto 29, 2012 Publicado: Agosto 29, 2012 Não percebo como a loja manda fazer tratamento sem teres noção dos valores da agua... Não tem logica nenhuma... De futuro pede ajuda a esta malta, porque aqui não vendemos medicamentos nem há interesse nisso, ao contrário da loja... Abraço Cmps Bruno Inacio
PBaltaz Publicado: Agosto 29, 2012 Autor Publicado: Agosto 29, 2012 Não percebo como a loja manda fazer tratamento sem teres noção dos valores da agua... Não tem logica nenhuma... De futuro pede ajuda a esta malta, porque aqui não vendemos medicamentos nem há interesse nisso, ao contrário da loja... Abraço Exato Bruno mas um gajo ao estar aflito é assim recorre a loja, mas agora ja sei e falo com o pessoal aqui para saber opiniões. As plantas de perfil fino e que estão a ficar um pouco despidas tenho muitas ja a tona da agua e outras no filtro mas agora deixo acabar o tratamento.
PBaltaz Publicado: Agosto 29, 2012 Autor Publicado: Agosto 29, 2012 (editado) Uma das plantas já foi a vida toda desfeita, mas os peixes estão se aguentar ao 4º dia de tratamento continuam sem problemas e com vontade de nadar. Sábado vou colocar o carvão ativado e efetuar uma TPA de 20%. Depois ficara a semana das ferias em descanso e depois verifico se precisa de novo tratamento ou não. Obrigado e cumprimentos. O que acham de usar isto? http://www1.tetra.de/tetra/go/7B598D38A16C5415D9C511DB19F52FE4/?seite=7&group_id=470234&group_2_id=17&lang_id=12 Editado Agosto 29, 2012 por PBaltaz
Recommended Posts