ruimpr Publicado Agosto 21, 2012 Share Publicado Agosto 21, 2012 Boas, Desde Julho que ando a planear a nova montagem... Ou pelo menos a ganhar forças para o arranque! Desmontei o meu antigo aqua "comunitário" apesar de ultimamente só ter 3 neons e 2 ancistrus... Tive um azar em Junho com 1 peixe morto escondido no musgo que deu cabo de tudo... Foi então o arranque para a nova montagem. Setup: Aqua 60cmx 35cm x 30cm Calha com 2x24w T5 (mas só uso 1 lâmpada) Termostato 100w (actualmente desligado) Filtro Tetratec Ex400 Externo Areão Fluval Shrimp Tronco com 45cm 1 esconderijo para camarões Dennerle Actualmente tenho 1 kit CO2 "descartável" só para ajudar a desenvolver os tapetes de musgo e pelia, irei retirar depois do ciclo completo Flora: Vários Fetos de Java 11 x tapetes de musgo java 2 x tapetes de pelia 2 x anúbias Lemna minor (flutuante) Fauna (a previsão): 10 x Crystal Red grade S 2 x Ancistrus Aqui ficam as fotos para ilustrar desde a desmontagem até à nova montagem, espero que gostem e que vão seguindo o tópico, pois irei actualizar à medida que o processo evolua Fiz o primeiro tapete de musgo a 7/08/2012 e dei por terminado os tapetes de musgo e pelia no dia 15/08/2012... Faltava coragem para levar o projecto até ao fim até que no dia 18/08/2012 ganhei forças, decidi fazer a nova montagem e por sua vez inciar o meu ciclo de azoto... Os tapetes estão a evoluir bem, pelo menos não tinha experiência com tapetes de musgo e espero que corra bem! O resultado final ao dia 18/08/2012 (aliás 19/08/2012) que já passava das 2h manhã! Espero que gostem, pretendo um aqua de simples manutenção, e que seja eficaz na reprodução de CRS. Comentários e dicas são bem vindos. Abraço Ruimpr Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Eliezer costa Publicado: Agosto 21, 2012 Share Publicado: Agosto 21, 2012 para ja está muito bonito e com aspecto clean...vamos ver como se desenvolve o tapete...boa sorte com o projecto vou tentar seguir :D...qualquer duvida apita que o ppl tenta ajudar Citar Eliezer "The end of the world" Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
João Vieira Publicado: Agosto 21, 2012 Share Publicado: Agosto 21, 2012 Está bem fixe, ficamos a espera de mais novidades. O tapete assim até fica engraçado, nunca tinha reparado em algo assim Citar João ________________________________________________________________ O meu projecto: Mais um curioso a querer fazer um aqua Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
ruimpr Publicado: Agosto 21, 2012 Autor Share Publicado: Agosto 21, 2012 Boas, Vou dando novidades, mas acima de tudo paciência muita paciência! Espero colocar os meus CRS a 15 de Setembro... Até lá vou ajudando no ciclo, hoje vou colocar o filtro antigo a trabalhar no aqua para ajudar.... O tapete espero eu que fique totalmente coberto! Abraços Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
ruimpr Publicado: Agosto 22, 2012 Autor Share Publicado: Agosto 22, 2012 O Aquário tem andado estável a 27graus, tenho receio que suba um pouco mais. Seja como for, para Crystal Red, penso que é o limite... Estou a pensar comprar 1 kit de 2 ventoinhas, para colocar em cima do aquário, vi no ebay e rondam 19euros. Acham que consigo baixar os 2-4 graus que anunciam ? Abraço Rui Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
ruimpr Publicado: Agosto 23, 2012 Autor Share Publicado: Agosto 23, 2012 22/08/2012 Os tapetes estão a evoluir bem (à esquerda tapete de pellia e os outros dois são musgo de java). Ainda não fiz medições no aquário, só faço daqui a 1 semana! quando já tiver uns 12 dias de ciclo. A temperatura hoje subiu 1grau (28) estou À espera das ventoinhas!! ver se ajudam Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Andre Miranda aP Publicado: Agosto 23, 2012 Share Publicado: Agosto 23, 2012 Boas Rui O aquário está com bom aspecto! Espero que tudo corra pelo melhor! Só não pude deixar de reparar no (28) que puseste, é a temperatura da água?? Espero que consigas estabilizar isso, bem mais abaixo, nos 23/24 pois com CR's 27/28º é uma temperatura excessiva, que acaba por acelerar demasiado o seu metabolismo, é que no inverno ainda escapa mas no próximo verão tens camarão a cozer.. Ventoinhas e cubos de gelo costumam ajudar! Boa sorte com o projecto! Cumps Citar <p>Cumprimentos André Pinto http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=210000 Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
ruimpr Publicado: Agosto 23, 2012 Autor Share Publicado: Agosto 23, 2012 Boas, Já encomendei 2 ventoinhas no ebay, confesso que estou assustado com as temperaturas. Vamos lá ver se consigo ir para os 25 (já ficava muito contente). De momento pelo que sei, até nem é mau ter temperaturas mais altas para o ciclo de azoto... Tenho a previsão de comprar os primeiros CRS (grade A ou S) lá para 15 Setembro Abraço Boas Rui O aquário está com bom aspecto! Espero que tudo corra pelo melhor! Só não pude deixar de reparar no (28) que puseste, é a temperatura da água?? Espero que consigas estabilizar isso, bem mais abaixo, nos 23/24 pois com CR's 27/28º é uma temperatura excessiva, que acaba por acelerar demasiado o seu metabolismo, é que no inverno ainda escapa mas no próximo verão tens camarão a cozer.. Ventoinhas e cubos de gelo costumam ajudar! Boa sorte com o projecto! Cumps Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
ruimpr Publicado: Agosto 24, 2012 Autor Share Publicado: Agosto 24, 2012 Fiz as primeiras medições: PH (usei 2 testes diferentes) só posso dizer que se encontra entre os 6.0 - 6.5 Um teste aproximou-se dos 6.0 , o outro teste dos 6.5. Não tenho mais escalas de medida a não ser 0,5 KH 1 Penso que estes parâmetros não irão oscilar. A água da torneira vem com PH 7,5 e KH 3 Quando fizer TPA's de 10% em média, penso que não sejam graves as variações dos parâmetros... Afinal o Fluval Stratum Shrimp funciona mesmo e manobra os valores para criar um bom ambiente aos meus CRS Abraço Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Ricardo.Fonseca Publicado: Agosto 24, 2012 Share Publicado: Agosto 24, 2012 Boas, No Verão torna-se difícil ter a temperatura abaixo dos 25/26ºC. se estiver por esses limites é aceitável mais que isso só mesmo uma situação muito pontual como um dia de mais calor... eles agradecem a temp a 23/24ºC. Citar ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts ------------------------------------------------------------------------------------------------------- De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
mad&mor Publicado: Agosto 24, 2012 Share Publicado: Agosto 24, 2012 Ultimamente tenho metido cubos de gelo dentro do Liberty e um pouco de Prime de seguida e pronto... Enfim... 27ºC é o que tem estado ultimamente, assim vai se mantendo nos 25ºC +/- Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Ricardo.Fonseca Publicado: Agosto 24, 2012 Share Publicado: Agosto 24, 2012 Isso do gelo é perigoso, existe uma mudança muito drástica de temperaturas em zonas/locais específicos do aqua. A fazer poderias congelar uma garrafa com água e deixá-la a boiar no aqua até a água derreter - mesmo assim é as diferenças poderão ser drásticas. Citar ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts ------------------------------------------------------------------------------------------------------- De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
ruimpr Publicado: Agosto 28, 2012 Autor Share Publicado: Agosto 28, 2012 Boas, Estive a pensar e se usar pinhas de amieiro nos garrafões de 5L para as TPAS, consigo manter os parâmetros idênticos aos do aquário. Tendo em conta que a água da torneira ronda ph 7,5 e kh 3. Na 5.a feira já vou ver a evolução dos tapetes. Tenho tido algumas algas brancas gelatinosas, espero que não seja grave... Em relação à temperatura espero mesmo que as ventoinhas ajudem! Que outras espécies de camarões posso misturar com os CRS? Rui Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
mad&mor Publicado: Agosto 28, 2012 Share Publicado: Agosto 28, 2012 Algas brancas gelatinosas..? Cheira me que o ciclo já passou a 1.ª volta Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
ruimpr Publicado: Agosto 28, 2012 Autor Share Publicado: Agosto 28, 2012 Esperemos que sim. Adicionei alguma comida, caquinha dos peixes e ainda coloquei o filtro antigo a trabalhar uns 2 dias... Depois fiz um TPA de 10% que ajudou a repor a água evaporada. Quando regressar de férias já vejo a evolução do aqua, e esperemos que por volta do dia 8 de Setembro esteja tudo ready para os ancistrus e no dia 15 entram os CRS! Algas brancas gelatinosas..? Cheira me que o ciclo já passou a 1.ª volta Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
helio.salgueiro Publicado: Setembro 1, 2012 Share Publicado: Setembro 1, 2012 Gostei! onde arranjas as redes para fixares o musgo e a pellia!???? Mete mais fotos Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Ricardo.Fonseca Publicado: Setembro 2, 2012 Share Publicado: Setembro 2, 2012 Novidades? Citar ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts ------------------------------------------------------------------------------------------------------- De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
ruimpr Publicado: Setembro 2, 2012 Autor Share Publicado: Setembro 2, 2012 01/09/2012 Boas, Os tapetes estão a desenvolver-se lindamente! Fiz medições de amónia, nitritos e nitratos... Mas ainda está tudo a zero. Voltei a colocar mais umas fezes de peixes e comida. Daqui a uma semana faço novas medições Aqui seguem as fotos para verem a evolução. Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
mad&mor Publicado: Setembro 2, 2012 Share Publicado: Setembro 2, 2012 Tiro-te o meu chapéu! Muito muito bom, este projecto terá um futuro deslumbrante com um tapete digno da assinatura do Amano! Parabéns! PS: Estamos a montar um Aqua CRS com 70L com ADA New Amazonia mas o PH nunca mais levanta dos 4.5 1 Abraço Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
ruimpr Publicado: Setembro 2, 2012 Autor Share Publicado: Setembro 2, 2012 Boas, Obrigado pela tua mensagem de motivação Eu usei o Fluval Shrimp e parece-me que tenho bons parâmetros para os CRS, estou na dúvida se ainda coloco pedras de xisto e/ou pinhas de amieiro... Vamos ver a evolução do tapete nos próximos dias! Abraço Rui PS: Depois abre um tópico para esse teu novo projecto Tiro-te o meu chapéu! Muito muito bom, este projecto terá um futuro deslumbrante com um tapete digno da assinatura do Amano! Parabéns! PS: Estamos a montar um Aqua CRS com 70L com ADA New Amazonia mas o PH nunca mais levanta dos 4.5 1 Abraço Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Ricardo.Fonseca Publicado: Setembro 2, 2012 Share Publicado: Setembro 2, 2012 Tá a ficar com aspecto. Se tens tudo a zero é estranho, pelo menos devias ter nitratos ou começar a tê-los. É esperar mais um pouco, Cicla isso bem para teres boas chances!! Abc RF Citar ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts ------------------------------------------------------------------------------------------------------- De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
ruimpr Publicado: Setembro 4, 2012 Autor Share Publicado: Setembro 4, 2012 Boas, Sinceramente os nitratos até acho que o teste tinha uma côr muito fraquinha. Mas nem dei muita importância, pode ser alguma ilusão. No próximo domingo já volto a fazer testes Abraço Tá a ficar com aspecto. Se tens tudo a zero é estranho, pelo menos devias ter nitratos ou começar a tê-los. É esperar mais um pouco, Cicla isso bem para teres boas chances!! Abc RF Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
João Vieira Publicado: Setembro 4, 2012 Share Publicado: Setembro 4, 2012 Está a ficar fixe, a ver como fica esse tapete Citar João ________________________________________________________________ O meu projecto: Mais um curioso a querer fazer um aqua Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Fábio Silva Publicado: Setembro 4, 2012 Share Publicado: Setembro 4, 2012 O aquário parece-me bem, não conheço a efectividade do substrato da fluval, mas vai postando novidades sobre os parametros. É esperar que cicle bem e só depois é que deves colocar os camarões. Cuidado com esses tapetes pois podem acumular muito lixo por baixo, mais valia prenderes e fazeres uma parede de musgo. Vai postando desenvolvimentos. Abraço Citar Cumprimentos Fábio Silva Bateria 500 litros Crystal e Taiwan bee | Shrimproom Jungle | CRS Jungle | Black Jungle | Taiwan bee Jungle | Jungle Stripes | Lost Jungle| Real Jungle | Bee Jungle Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Noctal Publicado: Setembro 4, 2012 Share Publicado: Setembro 4, 2012 Boas, está muito fixe, os meus parabéns. Essas redes onde as arranjaste? Cumps, Bruno Pires Citar Bruno Pires Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts