Rikass Publicado Agosto 20, 2012 Share Publicado Agosto 20, 2012 (editado) Boas, já tenho escalares desde que me iniciei na aquariofilia, e os que comprei (2) só sobreviveu um que tem sobrevivido a todos os problemas que me tenho deparado ate agora com os meus aquários... A cerca de 1/2 meses decidi comprar um outro escalar assim muito parecido com o que ja tinha e do mesmo tamanho... Até agora estão muito bem os dois, acontece que anteontem reparei no meu escalar duradouro e reparei na papila dela que estava de fora eu este tempo todo a achar que era macho afinal era femea via a por os ovos e a papila era bem grossa... O outro escalar não tinha a papila de fora por isso na realidade não sei se é macho ou femea, mas o que me surpreendeu foi quando cheguei a casa e vi a folha cheia de ovos e a femea a tomar conta dos ovos e a afastar os outros peixes e o outro escalar do qual não sei o sexo andava do lado oposto a passear :S Isto quer dizer o que? Que acasalaram (se ele for macho) mas que não são casal? É que agora que já não a ovos nenhuns eles estão juntos na zona dos ovos... Nasceram alvins? Será que á alguma maneira de eu ver se nasceu algo? Obrigado Editado Agosto 22, 2012 por Rikass Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Rikass Publicado: Agosto 20, 2012 Autor Share Publicado: Agosto 20, 2012 Colocarei fotos Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
José Prada Publicado: Agosto 22, 2012 Share Publicado: Agosto 22, 2012 O outro escalar tinha a papila de fora por isso na realidade não sei se é macho ou femea Nestas circunstâncias é fácil distinguir: o orgão sexual do macho é mais fino que o da fêmea. De qualquer forma, uma vez que realizaram a postura, é um casal! Isto quer dizer o que? Que acasalaram (se ele for macho) mas que não são casal? É que agora que já não a ovos nenhuns eles estão juntos na zona dos ovos... Nasceram alvins? Bem... se acasalaram são um casal! O que acontece, especialmente em casais jovens, é que há alguma descoordenação, acabando a fêmea por afastar o macho e posteriormente um dos dois a comer os ovos. Provavelmente nas posturas seguintes a coisa vai correr melhor. Infelizmente os alevins demoram um bocado mais a nascer e serão facilmente visíveis (vão passar por uma fase em que são literalmente ovos com uma cauda a abanar ), mas antes disso ainda vão ter que superar uma das partes mais difíceis... o apagar das luzes! Como os pais não conseguem proteger os ovos, têm a tendencia de os comer. Uma dica: uma luzinha de presença apontada ao ovos costuma resultar. Boa sorte, Cumps. Cumps. José Prada aka Micro-Chip Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Rikass Publicado: Agosto 22, 2012 Autor Share Publicado: Agosto 22, 2012 (editado) Obrigado, mas o que quis dizer na primeira frase que citou: "outro escalar tinha a papila de fora por isso na realidade não sei se é macho ou femea", eu enganei-me, o outro escalar NÃO tinha a papila de fora por isso e que não consegui ver XD... POrque eu sei que a papila do macho é mais fina e mais pequena do que a da femea que é mais grossa... Mas muito obrigado... Diga-me uma coisa, mas também não a possibilidade de serem duas femeas? Elas não fazem uma simulação de acasalamento ou assim? Ou quando a mesmo a postura quer dizer que é casal? Se sim, realmente eles são jovens, mas não muito... E realmente reparei que avia só metade dos ovos quando fui ver de manhã no dia seguinte :S... Mas não vi a femea a afastar o macho, como voce disse... Então quando e que eles voltarão a fazer a postura? É que como disse só ela é que tomava conta dos ovos ele andava a passear do outro lado XD Pai desnaturado lol... Editado Agosto 22, 2012 por Rikass Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
José Prada Publicado: Agosto 22, 2012 Share Publicado: Agosto 22, 2012 Diga-me uma coisa, mas também não a possibilidade de serem duas femeas? Elas não fazem uma simulação de acasalamento ou assim? Ou quando a mesmo a postura quer dizer que é casal? Se sim, realmente eles são jovens, mas não muito... E realmente reparei que avia só metade dos ovos quando fui ver de manhã no dia seguinte :S... Há sempre essa possíbilidade, mas penso que esses casos não são muito comuns. Eu apostaria que são um casal. Quando digo que são jovens não me refiro à idade dos peixes, mas à experiência de tomar conta dos ovos. Requer algum treino, por vezes não acertam à primeira! Então quando e que eles voltarão a fazer a postura? É que como disse só ela é que tomava conta dos ovos ele andava a passear do outro lado XD Pai desnaturado lol... Bem... isso é difícil de prever... depende de muitos factores. Os meus não tinham cadência fixa... era quando lhes apetecia! Quando a fêmea resolve afastar o macho, o que acontece é mesmo isso... ele cansa-se de levar porrada e simplesmente mantém-se afastado!!! Cumps. Cumps. José Prada aka Micro-Chip Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Rikass Publicado: Agosto 23, 2012 Autor Share Publicado: Agosto 23, 2012 Pois, então da proxima vez o ideal será por uma luz de presença a apontar para o sitio dos ovos certo? E outra coisa faço um tratamento para fungos enquanto os ovos estão no aqua? Obrigado Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
José Prada Publicado: Agosto 23, 2012 Share Publicado: Agosto 23, 2012 Pois, então da proxima vez o ideal será por uma luz de presença a apontar para o sitio dos ovos certo? Sim, com os meus resultava. E outra coisa faço um tratamento para fungos enquanto os ovos estão no aqua? Há quem faça sim, mas quando retira os ovos dos pais. Enquanto forem os pais a tratar deles, a situação está controlada! Cumps. Cumps. José Prada aka Micro-Chip Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Rikass Publicado: Agosto 25, 2012 Autor Share Publicado: Agosto 25, 2012 OK, mas eu reparei em ovos completamente brancos em cima da folha. isso são ovos fungados certo? Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
José Prada Publicado: Agosto 25, 2012 Share Publicado: Agosto 25, 2012 São ovos que não foram fertilizados e acabam por fungar. É normal que apareçam alguns. Os pais acabam por retirá-los para não estragarem os outros. Cumps. Cumps. José Prada aka Micro-Chip Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Rikass Publicado: Agosto 25, 2012 Autor Share Publicado: Agosto 25, 2012 Pois eles não retiraram, é a falta de experiência XD Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
StorMGirL Publicado: Setembro 19, 2012 Share Publicado: Setembro 19, 2012 Não desanimes Rikass falta de experiência é comum em Escalares, eu gosto dos cones de barro, mas na altura do macho depositar o esperma tem de ter boa pontaria. ! Cumprimentos , Neuza Pereira Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts