Ines Rhodes Publicado Agosto 20, 2012 Share Publicado Agosto 20, 2012 Boas malta! Sempre me fascinarem os camarões de água doce. Podia ficar a olhar para eles durante horas a fio. Há uns meses atrás comprei 5 camarões Red Cherry no estabelecimento do "Koi Park" e coloquei-os num aquário de 40L onde se encontravam alevins de guppy e de tricogaster leeri. Eles davam-se bastante bem com os peixes, no entanto, durante o seguinte mês acabaram por morrer todos, 1 por 1. Sei que há vários fatores a ter em conta para explicar essa tragédia, mas sinto que quanto mais informação procuro mais confusa fico. o ph do aquário era 7.3 e a temp cerca de 27ºC. Ainda nao comprei os testes para medir o nível de amónia e GH... Pretendo agora ir para a segunda tentativa. Tenho um aquário de 10L onde irei colocar 1 filtro de esponja, um tronco, musgo de java, uma lampada própria. O ph será de 7.0 e a temp de 26/ 27ºC, sei que os niveis de amónia devem ser praticamente nulos e para ajudar coloco tambem no filtro bactérias deporadoras. Para finalizar, os camarões que pretendo lá pôr são Crystal Red e Red Cherry. Será que me poderiam dar alguma informação sobre as condições ideais do aquário, ou se disse algo errado por favor corrijam-me. Qual será o GH ideal? Quantos camarões poderei colocar nesse aquário? E se os niveis de amónia forem considerados elevados, o que posso fazer para os diminuír? Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Ricardo.Fonseca Publicado: Agosto 20, 2012 Share Publicado: Agosto 20, 2012 Boas, Reds e CRS têm exigências diferentes de pH sendo a primeira menos exigente nesse aspecto. Do que me chamou mais a atenção no teu post foi a temperatura a 27ºC, é muito elevada mesmo para reds e para CRS essa temperatura constante não é nada saudável. Tenta apontar para os 23ºC, agora no Verão é muito dificil mas tenta-se. Att RF ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts ------------------------------------------------------------------------------------------------------- De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
José Prada Publicado: Agosto 20, 2012 Share Publicado: Agosto 20, 2012 Boas malta! O ph será de 7.0 e a temp de 26/ 27ºC, sei que os niveis de amónia devem ser praticamente nulos e para ajudar coloco tambem no filtro bactérias deporadoras. Para finalizar, os camarões que pretendo lá pôr são Crystal Red e Red Cherry. Será que me poderiam dar alguma informação sobre as condições ideais do aquário, ou se disse algo errado por favor corrijam-me. Qual será o GH ideal? Quantos camarões poderei colocar nesse aquário? E se os niveis de amónia forem considerados elevados, o que posso fazer para os diminuír? A maior dificuldade de manter um aquário pequeno é consiguir parametros estáveis na água. Se a tua água da torneira tiver os parametros ideiais para os camarões, a coisa torna-se mais simples. Bactérias no filtro só servem para acelerar o processo de ciclagem de um aquário novo. Eu pessoalmente prefiro o método tradicional... um habitante resistente para iniciar o ciclo (porque não um caracol?) e dar tempo à colónia de bactérias de se estabelecer. Não aconselho a meter CRS num aquário não ciclado... mesmo com bactérias colocadas no filtro. A questão do número da camarões que podes introduzir é relativa. Pelo menos nos red's basta pores um macho e uma fêmea que, se tudo correr bem, passados 1 ou 2 meses tens o aquário lotado! .png' alt=':biggn:'> Os CRS são mais difíceis, requerem mais atenção aos parametros da água. Amónia e nitritos, sempre a zero (caso contrário tens algum problema com o sistema de filtragem). Nitratos, quanto mais baixos melhor. Forma de resolver problemas de poluição: TPA's! Boa sorte... e vai tirando fotos para vermos como está a correr! Cumps. Cumps. José Prada aka Micro-Chip Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
helio.salgueiro Publicado: Agosto 20, 2012 Share Publicado: Agosto 20, 2012 Já desfiz algumas das minhas duvidas também para me aventurar neste fantástico mundo dos invertebrados. Mas tenho uma duvida, aconselham sump como método de filtragem? Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
José Prada Publicado: Agosto 20, 2012 Share Publicado: Agosto 20, 2012 Mas tenho uma duvida, aconselham sump como método de filtragem? Bem... a sump é o peso pesado da filtragem!!! No entanto tem aguns inconvenientes, nomeadamente precisares de outro aquário, teres de ter espaço e teres de furar o aquário principal. Parece-me um bocadinho exagerado apenas para invertebrados, mas tudo depende do que queiras fazer. Aconselho-te antes um bom filtro externo. Cumps. Cumps. José Prada aka Micro-Chip Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
helio.salgueiro Publicado: Agosto 20, 2012 Share Publicado: Agosto 20, 2012 Epá! tou a reaproveitar um aqua que já tem a sump dentro do aqua principal! por isso a minha duvida! mesmo assim achas que deva obtar por um filtro externo? abraço Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
José Prada Publicado: Agosto 20, 2012 Share Publicado: Agosto 20, 2012 Ah... ok! Mas não chames a isso uma sump! É um filtro interno embutido... ocupa espaço no aquário e é difícil de limpar! Tudo depende de que aquário estamos a falar... Em princípio eu optaria por retirar isso e colocar um filtro externo... sempre ganhava algum espaço no aquário. Se não quiseres gastar dinheiro com o filtro externos, podes sempre usar esse. Como filtro é capaz de fazer um trabalho razoável. Cumps. Cumps. José Prada aka Micro-Chip Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Ines Rhodes Publicado: Agosto 20, 2012 Autor Share Publicado: Agosto 20, 2012 Ok malta! Muito obrigada pelas vossas dicas, só tenho mais 2 dúvidas: - Como saberei se os parâmetros da água que uso são os ideais? - A Pomacea Bridgesi é compatível com os Red's? Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
José Prada Publicado: Agosto 21, 2012 Share Publicado: Agosto 21, 2012 - Como saberei se os parâmetros da água que uso são os ideais? Bem... a única forma de saber é medir! Aconselho-te a leres as fichas dos camarões aqui no forum para saber que parametros é que cada espécie exige: - Red Cherry: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=72888 - Crystal Red: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=72939 Também te aconselho a começares pelos reds, pois são bem mais tolerantes nos parametros da água que os Crystal... depois, se correr bem, podes avançar para espécies mais exigentes. - A Pomacea Bridgesi é compatível com os Red's? Perfeitamente compatível. Sempre tive ampulárias com reds sem problemas. Cumps. Cumps. José Prada aka Micro-Chip Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Ines Rhodes Publicado: Agosto 21, 2012 Autor Share Publicado: Agosto 21, 2012 Muito fixe! obrigado Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts