Recommended Posts

Publicado

Boa tarde a todos!

Estou a começar a minha iniciação no mundo da aquariofilia.

Comecei a ver lojas e peixes por graça e agora vou montar o meu aquario

comprei um de 40 litros para começar

com filtro interno

termostato

e lampada

estou a pensar em planta-lo e em comprar um labeo bicolor e um labeo frenatus (bem novinhos), mais uns 2 ou 3 limpa fundos e 1 limpa vidros

que tipo de equipamento mais devo comprar e o que devo ter em conta na montagem do aquario.

Obrigado

Publicado:

Boas...

Se fosse a ti tentava devolver esse aquario á loja e comprava um maior, pois quanto mais pequeno é o aquario mais dificil é de controlar as substancias nocivas para os peixes, mas para não te desanimar comecei neste maravilhoso mundo com um aquario de 20litros e dei-me fenomenal com ele.

Quanto ao equipamento dava tambem jeito saber qual compraste, pois há filtros para aquarios de 40litros como o teu caso, mas são inuteis em aquarios de 400litros, assim como o restante material.

Para os filtros a regra é que o filtro deve de filtrar 5vezes a agua toda do teu aquario numa hora no teu caso será 40*5=200litros/hora, de minimo.

O termoestato deverá de ser de 1watt de potencia por cada litro, no teu caso um de 50W é o aconselhavel, pois que tenha conhecimento nunca vi um de 40W.

A lampada depende-rá do tipo de flora que queiras aplicar no aquario mas regra geral 0,5W de potencia por cada litro de agua servem para as plantas que não necessitem de muita luz

Quanto á inicialização neste mundo: http://faq.thekrib.com/pt/index.html

Tens ai pano para mangas.

Boa sorte e espero ver muitos posts teus aqui com os teus aquarios(vais ver que ao fim de algum tempo queres é ter cada vez mais e maiores aquarios)

Procuro pessoal do Sotavento algarvio para troca de material de aquariofilia

Publicado:

Boas,

Concordo plenamente que para começares o aquário é pequeno e que a dificuldade aumenta por causa disso.

Para aprenderes e iniciares da melhor maneira nada melhor que consultar os topicos já existentes no forum e consultares a informação existente na net, que neste momento deve ser a maior biblioteca do gênero.

Sem isso o sucesso do aquário está comprometido...e por vezes a desistência do hobby têm muito a ver com o sucesso ou não do 1º aquário que montamos.

O meu conselho é ler, ler e ler :wink: e claro estamos aqui para ajudar no que precisares :wink:

Já vi que compraste Labeos, quando crescerem não cabem no aquário :?

cumps

João Magalhães APC #45

http://joalmag.blogspot.com/

Publicado:

O que consideras maior? ou seja qt mais em volume?

eu julguei q sendo iniciada e comprando peixes pequeninos (de idade) seria possivel cria-los tlvz uma ou dois anos neste aquario. e depois partir para um pair com outro tipod e condiçoes.

Comprei o aquario tipo kit da aqua glow e fiz umas pequenas alterações no q trazia, por ex mudei a lampada etc...

Nao tenho muito espaço disponivel para um aquario significativamente maior, para alem disso, julgo q o risco do "investimento" é maior pela minha inesperiência.

estou memso a pensar começar peloa 40 litros e ir crescendo a medida que o gosto pela aquariofilia cresce em mim, por o que ouvi e por o que li é normalissimo q aconteça.

obrigado pela tua ajuda. vou ver os dados que deste com o material q comprei, ver se tenho de fazer alguma alteração.

Estou com muita vontade que este ecossitema funcione e como tal porei fotos assimq possivel.

obrigado Shallow_man

Pat

Publicado:

Obrigado Joalmag

Nao nao comprei nem peixes nem plantas, so o equip e nao esta montado.

estava a pensar em montar no fds para fazer uma quarentena ao aquario e fazer tudo com calma.

tenho lido tudo o q posso durante o dia na net, e o q nao posso imprimo e tenho lido em casa. tenho conveersado com outras pessoas e ja visitei algumas lojas.

os lojistas nao me colocaram objecções ao desejo de comprar os dois labeo, se calahar pq sempre estive disponivel para a hipotese de comprar um aquario maior no futuro.

comprar ou adoptar pq tenho uma amigo q desactivou o dele e é uma forte possibilidade de "herança"

a minha ideia foi nao ser demasiado ambiciosa na dimensaõ mas ja percebi qt maior mais facil é de manter.

Publicado:
Obrigado Joalmag

não (palavra corrigida) não (palavra corrigida) comprei nem peixes nem plantas, so o equip e não (palavra corrigida) esta montado.

Quanto ao equipamento o que te posso dizer é que os kits que se compram tipo os da aquapor são uma desgraça, normalmente o que se aproveita é o aquário em si e o aquecedor. Falo por experiência propria :wink: o meu 1º aquário foi um kit de 60cm.

os lojistas não (palavra corrigida) me colocaram objecções ao desejo de comprar os dois labeo, se calahar pq sempre estive disponivel para a hipotese de comprar um aquario maior no futuro.

Para encontrares um lojista que te coloque objeções ao comprar um peixe não é fácil :wink: a não ser que não queiras pagar, até acredito que te vendam um "nemo" para colocares aí nesse aquário :lol:

comprar ou adoptar pq tenho uma amigo que (palavra corrigida) desactivou o dele e é uma forte possibilidade de "herança"  

Eu começava mesmo por aí :? antecipava a herança :wink: eu não tive o meu de 60lts meio ano sem comprar um de 200lts

cumps

João Magalhães APC #45

http://joalmag.blogspot.com/

Publicado:

:wink:

essa dos lojistas deve ser na aquariofilia como em tudo

por acaso ate acho q tenho sido bem informada

mesmo em relação a comprar um aquário maior, em relação a compatibilidade comunitaria de algumas especies etc...

mas sei de casos em que nem perguntam q tipo de aquario é e deixam o cliente comprar peixes de agua quente e fria e mesmo de agua salgada a mistura :wink:

Publicado:

Sim de facto os logistas nestes casos ao toparei a lerdice do comprador acabam sempre por vender peixes que não têm nada a ver com nada, com o intuito de terem mais alguns tostões na caixa ao fim do dia :wink::?:wink::lol:

Quanto ao tamanho do aquario só te disse o que irias acabar por perceber ou com o tempo ou com as leituras, mas é como te disse, comecei com um aqua de 20litros e tive optimos resultados, desde nascimentos de guppies( sem o uso de maternidades e/ou algum tipo de protecção para os avelins, apenas tinham as poucas cavernas que as rochas permitiam para se protegerem), ou peixes sobreviventes durante 2anos sempre no mesmo aquario, pois consiguia controlar bem os niveis nocivos para os peixes.

Se tiveres mesmo a certeza que recebes a herança do aquario, antecipa-a se possivel ou retarda a criação do outro aquario, pois mesmo que recebas o outro aquario maior vais ver que o mais pequeno em menos de 1 mes tambem estará montado :wink:

A fauna e a flora podes sempre ir estudanto na net qual a mais indicada para pores no teu aquario.

PS: mandei-te uma PM

Procuro pessoal do Sotavento algarvio para troca de material de aquariofilia

Publicado:

O meu aquario de 40 litros acabou de evoluir para 60l um risco no vidro provocou uma troca

pode nao se excelente mas é melhor :wink::wink::?

Publicado:

Bem melhor :D

Eu e muitos de nós iniciamos em aquários desse tamanho.

Não são fáceis de manter equilibrados mas já servem para uma boa iniciação.

Agora é colocares a ciclar e enquanto isso acontece ires estudando as espécies.

Um peixe atinge a idade adulta normalmente em poucos meses, o que significa que cresce depressa e por esse motivo deves evitar peixes que fiquem muito grandes.

Para o teu aquário, peixitos que atinjam os 5 a 6cm são ideais, quer porque têm espaço, quer porque sujam menos a água tornando a manutenção menos "pesada".

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Publicado:

Eu comecei num de 40l...isto se excluirmos a caixa plastica que tinha prai um litro e que foi a primeira experiencia quando era pequenino...enfim...desde lavagens semanais completas, a inexistencia de filtro os peixes aguentaram-se estoicamente...hoje em dia percebo o que aqueles peixes de agua fria devem ter sofrido nas minhas mãos.

O de 40 foi o primeiro aquario a serio inserido em casa como uma prenda para a irma...e depois de varios anos sempre a melhorar...tive uma bendita fuga no aquario que provocou a mudança para o de 80 litros.

e ai as coisas tornaram-se muito mais faceis...

depois...bem depois voltei aos pequenos que considero desafios...e nao ha espaço para mais dos grandes. Posso-te garantir que é preciso andar em cima deles todos os dias...

Boa sorte!

Pedro Alves

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!