jonap212 Publicado Agosto 17, 2012 Publicado Agosto 17, 2012 (editado) Caros amigos, Não resisti ao "bichinho" deste fantástico hobbie e voltei a montar um aquário de água salgada (o meu segundo)!! De facto, é um prazer pesquisar, ler, explorar e aprender coisas novas diariamente neste mundo da aquariofilia (e este fórum é responsável por isso)!!! Como é óbvio e sendo eu um principiante, tenho várias dúvidas, que me poderão ser esclarecidas por vocês... O Aquário está a ciclar há 7 dias e basicamente pretendo adquirir (a seu tempo), equipa de limpeza, alguns peixes, 1 ou 2 camarões, corais moles e LPS. Eis o que tenho: Cubo de 50cmX50cmx50cm (125 Litros) com coluna seca + pente Móvel com Sump de 40cmX40cmx40cm (coloquei umas biobolas + cerâmicas) Escumador Bubble Magus NAC 7 (que máquina!!!) 14 Kg de Rocha Viva já ciclada e maturada + 6 Kg de Rocha Morta Termostato Jager 150w Bomba de Circulação Tunze Turbelle Nanostream 6015 Bomba de Retorno 2000 litros/h Areão 9 KG Nature Ocean Próximo passo e claro, a grande dúvida, ILUMINAÇÃO!! Fiquei muito agradado com os LEDS da Aquabeam, nomeadamente a calha quadrada 1500 XG Ultima Ocean Blue (http://aquariumdiges...-maxspect-more/), parecem-me potentes mas não são baratos. O que vocês acham e aconselham? A água do meu aquário foi "transportada" de um aquário fantástico com mais de 700 litros e irei fazer as habituais TPA de 10% semanais com água de osmose + sal e faço a reposição diária de 1,5 litros por dia com água de osmose. Vou necessitar de adquirir um ventilador para arrefecer a água (não consigo baixar dos 29º com termostato desligado!) e pergunto se o filtro de areia fluidificada + nivelador automático + filtro UV + reactor de Kalk + Reactor de Cálcio serão "obrigatórios" ?? Estou a pesquisar várias opções... Prometo ir actualizando o post com novidades, fotos e claro, dúvidas...!!! Qualquer conselho/opinião será obviamente bem vinda... Cumprimentos a todos! Obrigado Editado Agosto 17, 2012 por jonap212
pedrolena Publicado: Agosto 17, 2012 Publicado: Agosto 17, 2012 Como é óbvio e sendo eu um principiante, tenho várias dúvidas, que me poderão ser esclarecidas por vocês... O Aquário está a ciclar há 7 dias e basicamente a seu tempo, equipa de limpeza, alguns peixes, 1 ou 2 camarões, corais moles e LPS. Um bocado precipitado... 7 dias de ciclo e já com peixes... Vou necessitar de adquirir um ventilador para arrefecer a água (não consigo baixar dos 29º com termostato desligado!) e pergunto se o filtro de areia fluidificada + nivelador automático + filtro UV + reactor de Kalk + Reactor de Cálcio serão "obrigatórios" ?? Estou a pesquisar várias opções... Penso que o nivelador seja o mais importante por enquanto. Apesar de não teres grande circulação, nos dias mais quentes evapora-se muita água... estar a repor 4-5 litros de uma assentada só, é um bocado puxado.
jonap212 Publicado: Agosto 17, 2012 Autor Publicado: Agosto 17, 2012 (editado) Boas Pedro, Já alterei o texto, pois induzia a erro, ou seja, eu ainda não tenho nada de vivos no aquário, está apenas a ciclar com a rocha viva e areão. Quanto à reposição, faço manualmente todos os dias com 1 litro e meio de água de osmose (garrafas), mas tenho mesmo de pensar em comprar o nivelador... Editado Agosto 17, 2012 por jonap212
rakiki_gti Publicado: Agosto 18, 2012 Publicado: Agosto 18, 2012 (editado) boa sorte com o projecto. a unica coisa que ires precisar é mesmo a reposição automatica de agua de osmose , isso sim faz um jeitão. o resto a seu tempo. reactor de kalk sim ou podes fazer de outra maneira mas so quando começares a ter corais que justifique, em relação as biobolas nao precisas disso... o escumador que tens é mais que suficiente para esse aquario. trocaria essas biobolas era por carvão sempre a agua fica mais cristalina. em relação ha iluminação esses leds nao valem o que custam... tens outras soluções para ai... Editado Agosto 18, 2012 por rakiki_gti
jonap212 Publicado: Agosto 18, 2012 Autor Publicado: Agosto 18, 2012 Muito obrigado pelo feedback, rakiki! Fiquei muitíssimo agradado com uma calha que vi hoje de manhã (1 Hki de 150w + 2 T5) e nao tinha o preço absurdo dos LEDS! O que achas/acham? Só é chato que tem de ficar suspenso na parede ou tecto, mas ligava muito bem com o aquário e resto da sala!
pedrolena Publicado: Agosto 18, 2012 Publicado: Agosto 18, 2012 Boas! Isso depende um bocado do que queres como corais. Como falas em moles e LPS acho uma calha potente demais para as tuas necessidades. Mas a verdade é que calhas T5 para aquários com 50cm, também não é fácil de se arranjar... Em relação aos LEDS, sempre podes falar com o Baltasar da Aqualed-Light, que muita gente tem lhe adquirido os leds e têm estado muito satisfeitos, quer com as calhas quer com os consumos quer com os preços. Abraço, Pedro
jonap212 Publicado: Agosto 18, 2012 Autor Publicado: Agosto 18, 2012 Boas Pedro, Gostei bastante do preço desta calha HQI + 2 T5 e apesar dos elevados consumos mensais que poderei ter, penso ser uma óptima oportunidade!! Alguém tem noção em termos de preço mensal em euros que um consumo de 150w por hora x 8h por dia x 30 dias = 36000W teria?
jonap212 Publicado: Agosto 18, 2012 Autor Publicado: Agosto 18, 2012 (editado) Esta calha poderia igualmente ser utilizada para um Aqua maior no futuro, o que me agrada... Um senão é sem dúvida o aquecimento da água!! Bem, estou indeciso... Editado Agosto 18, 2012 por jonap212
pedrolena Publicado: Agosto 18, 2012 Publicado: Agosto 18, 2012 Nos consumos deve andar na casa dos 6 - 7,5€... isto com a tarifa regular (0,1339€+IVA). Tem a desvantagem do aquecimento e de não puxar pelas cores dos corais. Como vantagem: crescimento dos corais.
jonap212 Publicado: Agosto 18, 2012 Autor Publicado: Agosto 18, 2012 Obrigado mais uma vez Pedro! Mas para puxar pela cor dos corais, podia colocar 2 actínicas T5, não era? Quanto ao aquecimento da água, tenho obrigatoriamente de comprar as ventoinhas de arrefecimento, pois em pleno verão e sem iluminação ainda, nao baixo dos 29 graus... Abraço
pedrolena Publicado: Agosto 19, 2012 Publicado: Agosto 19, 2012 Também já há lâmpadas HQI com temperatura de 15000K... dá uma tonalidade mais azulada... mas as T5 sem dúvida que são para actinicas... aproveitas para moonlight e sunrise, também...
rakiki_gti Publicado: Agosto 20, 2012 Publicado: Agosto 20, 2012 as hqi aquecem boe e fazem um consumo brutal de energia. eu tive uma no meu aquario de 45 x45 x 45 , nao ficou la mais de 2 meses troquei logo. a melhor solução neste momento é mesmo ou T5 se nao estiveres preocupado com o desgin pois vai ficar 5 cm para fora em cada lado. ou então leds mas para leds tem de ser leds mesmo como deve de ser... tipo os cree xp ou algo melhor... é uma questão de valores. em termos de leds cree para mim so os azuis sao brutais sem duvida agora o resto...
jonap212 Publicado: Agosto 20, 2012 Autor Publicado: Agosto 20, 2012 Boas, Pois, toda a gente me está a dizer o mesmo e apesar do efeito brutal da HQI sobre o aquário, não posso mesmo ter pelo aquecimento da água. Por isso, já esqueci mesmo essa ideia e acho que vou optar por uma calha T5 4x24W... como dizes e bem, vai ficar 5 cm de fora, mas vou suspendê-la e assim cria um efeito diferente. Queria fechar este tema até à próxima 4.ª feira... Já agora, esses LEDS cree xp que falas vão para que preços? Abraço
rakiki_gti Publicado: Agosto 20, 2012 Publicado: Agosto 20, 2012 cada led deves conseguir ai por 6.50 ja com lente.. mas depois tens de ter balastro , cabos , calha.. sendo que dos cree so mesmo os azul royal é que sao fixes de resto prefiro as T5.
jonap212 Publicado: Agosto 21, 2012 Autor Publicado: Agosto 21, 2012 Actualização de ideias para a calha de iluminação: 1) Esqueci por completo a ideia de ter HQI (aquecimento brutal da água + elevado consumo) 2) Gostei da T5 4X24W com 4 Leds moonlight 3) Fiquei muito agradado com uma calha de 16 LEDS Cree (3W cada, sendo que 8 são azuis e 8 são brancos) Obviamente estou indeciso entre a opção 2 e 3. Grande vantagem dos LEDS a meu ver: efeito brutral sobre o aquário, menos consumo, não obrigatoriedade de mudar as lâmpadas de 6 em 6 meses (como as T5). Agora pergunto, 48 W de LEDS são mais do que suficientes para todo o tipo de corais?
pedrolena Publicado: Agosto 21, 2012 Publicado: Agosto 21, 2012 Olá! Não sou grande expert em Leds, mas já vi aquários bem bonitos com eles. Nenhum deles tinha SPS, curiosamente. Essa calha que falas, é mesmo calha ou são aquelas calhas quadradas?
jonap212 Publicado: Agosto 21, 2012 Autor Publicado: Agosto 21, 2012 Boas Pedro, Junto envio 2 imagens da respectiva Calha de LEDS: http://www.megagaleria.com/pictures/Pic_20846_1.jpg http://www.megagaleria.com/pictures/Pic_20846_2.jpg
rakiki_gti Publicado: Agosto 21, 2012 Publicado: Agosto 21, 2012 parece porreiro so acho k as rochas estao demasiado coladas ao vidro... tem espaço para passar o mag float para limpar ? em relação ao leds nao tens potencia suficiente para todo o tipo de corais... basta fazeres as contas 4 x 24 dá te 96 watts de luz, e em leds nos brancos nao tens o mesmo espectro de luz que tens em T5. para mim o ideal é mesmo conjugar T5 com leds cree azul royal.. ai sim ficavas bem servido e com um pouco do efeito que o led faz...
jonap212 Publicado: Agosto 21, 2012 Autor Publicado: Agosto 21, 2012 (editado) Obrigado pelo comentário, para melhorar estou sempre pronto!!! Concordo contigo e por acaso o Layout foi alterado ontem, mas ainda não tirei foto. Basicamente puxei as rochas para trás do aquário, libertando espaço na parte da frente... Editado Agosto 21, 2012 por jonap212
rakiki_gti Publicado: Agosto 21, 2012 Publicado: Agosto 21, 2012 (editado) outra situação baixa um pouco a tunze e inclina a para cima... de modo a movimentar a agua ha superficie , ajuda nas trocas gasosas alem de nao criar corrente tao forte dentro do aqua e tao direccionada... Editado Agosto 21, 2012 por rakiki_gti
jonap212 Publicado: Agosto 23, 2012 Autor Publicado: Agosto 23, 2012 Actualização: Layout Bomba de circulação mais em baixo e direcionada para cima Adicionei mais 3 Kg de Rocha Viva Tenho uma ventoínha daquelas da Worten apontada para água de forma a baixar a temperatura (evapora água de uma maneira incrivel) 1 Litro de Siporax - Alguém usa? O escumador por vezes "escuma/baba" água para o copo e consequentemente cai na SUMP e causa várias bolhinhas no aquário. Se alguém me puder ajudar?
rakiki_gti Publicado: Agosto 23, 2012 Publicado: Agosto 23, 2012 (editado) eu conheco que musava.. o siporax nao te esquecas que tens de o limpar todas as semanas.. e pelo que sei deviar de ter um pouco mais de corrente. em relaçao ao lyout nao consegues dar um toquezinho nas rochas ? parece que estao um bocado ao monte e nao dá aspecto natural.. em relação ha espuma ele tem o copo cheio ? para sair assim as bolhas ? que nivel de agua tens ? abertura do ar esta em que nivel ? Editado Agosto 23, 2012 por rakiki_gti
jonap212 Publicado: Agosto 23, 2012 Autor Publicado: Agosto 23, 2012 Acho que vou retirar toda a rocha morta que coloquei no aquário (cerca de 6 KG) e assim dar um ar mais natural ao aquário! Assim tornava o layout mais simples e tirava a rocha da sump, para não acumular detritos em demasia... Confesso que ao vivo não está tão amontoado, mas concordo que está um pouco "cheio"! Em relação ao escumador, o copo não enche, apenas fica uma camada de espuma e um pouco de água, que é logo "despejada" para a Sump, o que causa logo uma circulação diferente no aquário (não tão pura e limpa). A abertura do ar está no 4,5 perto do máximo, pois quando tento reduzir, aí sim o copo enche com água! O que não acontecia antes, ou seja, estando no 2 o nível de espuma não atingia o nível ideal, só no 4 é que sentia a "fervilhar" ao nível do aro vermelho (quando retiro o copo para lavar).
Recommended Posts