Recommended Posts

Publicado (editado)

Boa tarde,

vou iniciar um aquário e apesar de ter (quase) decidido o que vou adquirir, gostaria de opiniões.

Neste momento estou inclinado para um Fluval Edge 46L. No entanto o Ciano Zeneo 30L também me parece um boa opção.

Procuro algo esteticamente diferente mas que ao mesmo tempo também permita alguma flexibilidade ao nível de flora e fauna.

O Zeneo é open top e isso pode ser um problema pois alguns peixe podem saltar para fora mas ao mesmo tempo, o Fluval tem um superfície pequena, impossibilitando alguns peixe que necessitam de vir a tona da água como as corydoras (julgo eu).

O Zeneo permite "esconder" o aquecedor, coisa que no Fluval não é possível.

Os filtros parece ser razoáveis em ambos e parece ser possível adicionar materiais de filtragem biológicos para além do mecânico. O filtro do Fluval é de cascata que julgo ser mais vantajoso que o sistema do Zeneo.

Assim sendo pedia a vossa ajuda/opinião no seguinte:

1- Qual deste escolher? os pontos fracos e forte que mencionei são pertinentes?

2- Estou com dificuldade em encontrar lojas que os vendam, especialmente o Fluval. Na zona do porto ou online onde posso encontrar-los?

3 - Aquecedor, o que recomendam?

Qualquer outra dica/concelho que possam dar, é muito bem aceites :smile2:

Obrigado,

Editado por Trytus
Publicado:

Boas

Vou te ser muito sincero acho os dois muito caros para o tamanho que queres por metade do preço montavas tu próprio o aquário e compravas o equipamento

Publicado:

pessoalmente gosto mais de ver um nano em forma de cubo do que em forma de rectangulo, parece-me que esteticamente ficam mais bonitos os cubos visto terem mais altura. Talvez não descartasse a opção pelo Aquarium Cubic 91l (45x45x45).

http://comercialvete...id_product=1147

Esse também é bom e melhor mas fica a faltar a iluminação e o filtro por isso é que não dei essa opção :)

João

O meu projecto: Mais um curioso a querer fazer um aqua

Publicado:

O problema é que é, porque se vires em baixo só fala no aquário e não no que tem, só reparei nisso porque ao pesquisar tinha 2 iguais a preços diferentes, um era o kit outro só o aquário.

João

O meu projecto: Mais um curioso a querer fazer um aqua

Publicado: (editado)

Estive a ver as sugestões. Não desgosto do de 91 litros mas se calhar é grande de mais e preocupa-me a estética dele. Não ter montes de cabos, suportes e luzes " penduradas" é uma das condições para o poder ter no local onde vai ficar.

Sei que tanto no Fluvial como no Ciano estou a pagar o design mas mesmo mandando construir um, o que seria possivelmente mais barato, nunca ira ter o aspecto que estes teêm.

Editado por Trytus
Publicado:

Boas para começar deves pensar o que queres ter num aquário e qual o espaço disponível. O aquário deve ser sempre o maior que nos podermos ter. Pois ao fim de algum tempo vais querer maior (começei com 20l, passei para 60l, passei para 110l, fiz mais aquários e agora vou para 500l), nunca se esta satisfeito.

Tu num aquário de 30l, pouco podes ter, para alguém inexperiente, vai ser uma dor de cabeça tremenda. (nesse aquário aconselho 1 betta, ou uns reds e pouco mais)

No de 46l, já é um pouco maior, mas nunca vais conseguir ter um cardume bonito, nem uma serie de espécies que realmente te agrade.

Os aquas são bonitos, mas a beleza deles vai vir do que metes no interior e dificilmente vais gostar daqui a 6 meses.

Publicado:

Após ouvir as vossas opiniões e mais alguma pesquisa, estou praticamente decidido por um Juwel Lido 120. Estou neste momento a ver se encontro algum em 2ª mão senão terá mesmo que ser novo.

Até ao final da semana, inicio da próxima, devo comprar.

Assim sendo estive a dar um vista de olhos pela fauna que gostaria de ter. Julgo que alguns não são compatíveis com os outros pelo que peço a vossa ajuda para os identificar e se possível sugerirem alternativas.

Se para alem disso pudesse igualmente dar um ajuda quanto as quantidade de cada era perfeito.

Lista:

Crystal red

Pomacea Bridgesi

Ramirezis

Neon-tetra

Escalar Dourado

Coridora Albina

Gyrinocheilus Aymonieri

Iriatherina werneri

Naturalmente não será para comprar todos de um vez.

A flora ainda vou identificar e depois volta a chatear :smile2:

Publicado:

Crytal red, são comidos pelos rams e pelos escalares, não vais conseguir ter criação até porque os neon tambem vão atacar os mais pequenos.

As iriatherina, tenho dúvidas com escalares, são muito pequenas e não sei até que ponto viram comida.

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!