Recommended Posts

Publicado

Boa tarde a todos,

Somos um casal de principiantes neste mundo da aquariofilia, que graças a este fabuloso site e fórum tem vindo a aumentar o nosso interesse exponencialmente! Infelizmente não começou da melhor forma, pois foi-me aconselhado uma loja em Lisboa que pelo que verifiquei é das mais conceituadas (inclusivé neste site), mas fomos tão mal atendidos que prefiro não me pronunciar mais...

Bem a questão é que todos estes conceitos ainda me são muito confusos, e tenho dúvidas quanto ao material (testes) que adquiri, bem como o estado do aquário.

Aqui vão os dados (ainda não tem peixes e foi montado a 6 de Agosto):

Material

Kit Aqua da Aquapor 60 cm - 54 L

Filtro Aquapor 8w - 600 L/H

Termostato Aquapor 150 W - 26º

Iluminação - 2 * 15 W (sem certeza)

Hardscape

Substrato Tetra Plant Complete

Areão Monaco 10kg

1 pedra ornamental

1 vaso ornamental

Fertilização

Água da torneira

No primeiro dia adicionei um produto que é o AquaSafe da Tetra

No segundo e terceiro dia adicionei um complemento biológico Nutrafin Cycle Bio-Power

Ainda não realizei nenhum TPA

Plantas

Não tenho noção se estes nomes estão correctos:

- Elodea/cabomba em vaso

- Planta Tropical CL7

- Planta Tropical CL8

- Microsorium Pteropus

Parâmetros

Estes testes são todos da marca JBL, e deram-me somente estes três... Estes níveis são das duas ultimas noites (penso estarem bem medidos):

Nitritos (NO2) – 0,05 mg/L nos dois testes

pH – 7.6 e penso que o de ontem deverá estar em 7.7 (o máximo do teste é 7.6...)

Kh – 8ºd e ontem 7ºd

A água ficou turva nos primeiros dois dias, mas entretanto já melhorou bastante.

Gostaria que me pudessem ajudar com dicas ou conselhos de como posso melhorar, pois mesmo tendo somente 5 dias penso não estar nos parâmetros ideais para poder receber peixes, que é o que mais anseamos! (quanto tempo terei de esperar?)

(Este profile é do meu marido, mas também eu usarei para questões que apareçam)

Muito obrigado a todos :smile2:

Iolanda

Pic_20839_1.jpg

Publicado:

boas

por agora ainda tens de esperar umas 3 semanas para o ciclo do azoto ficar completo,so depois poderas a introduzir peixes.

convem saberes o ph da tua agua da torneira e de com a agua do aquario se mantem para poderes decidir quais os tipos de peixes que poderas manter.

abraços

joao santos

Publicado:

Olá e bem vindos,

Como o Diogo bem diz, é preciso paciência :)

Pela foto que tens parece bem giro :) mas eu tentava por umas anubias pressas nas rochas e no vaso, já dá para disfarçar mais e dar um ar mais natural, mas isto é só a minha opinião.

Relativamente ao equipamento, o filtro tem o cartão dentro? se sim, podes tirar e guardar que dá para tirar medicamentos da água quando precisares. Sem conhecer que tipo de filtro é, aproveitava esse espaço ou para por matérias biológicas, ou la filtrante .

A iluminação, convém teres a certeza do que tens, mas penso que para as plantas que tens chega.

Agora o mais importante agora é leres sobre o ciclo de azoto, bem, porque isso é que poderá dizer quando podes por peixes e se está tudo bem com eles. Eu tentava arranjar os teste de amónia (nh3/nh4) e de nitratos (no3). O da amónia até poderá ser desnecessário porque já tens os dos nitritos, mas ajuda sempre a compreender melhor quando acontece algo de estranho dentro do aquário. Quando os nitritos e a amónia tiverem a 0 podes por os peixes, tipo 4 por semana, com o devida ambientação.

Se tiverem quaisquer duvida disponham :)

João

O meu projecto: Mais um curioso a querer fazer um aqua

Publicado: (editado)

Na foto não da para ver bem, mas o aquário não esta cheio pois não? Enche até cima.

Uma foto do Aqua completo dava jeito...lol

Tabem não gosto da ânfora, mas confesso que já tive uma....lol

Visto que colocas-te bactérias com o complemento biológico, das duas uma, ou compras um goopy para criar amónia e continuar o ciclo, ou se não quiseres arriscar coloca um pouco de comida todos os dias, senão as bactérias que colocas morrem a fome..

Eu apostava num goopy, aposto que não morre. Foi o que fim no meu de 60l.

Relativamente a agua turva, pode demorar duas ou três semanas até ficar límpida.

Boa sorte...

Editado por CyberJ
Publicado:

Boa tarde a todos,

Antes de mais muito obrigado pela ajuda e pelos conselhos que se dispuseram a dar.

Infelizmente as coisas não estão a correr muito bem... :unsure:

Nem me atrevi a pôr peixes claro, mas a minha preocupação passa pelas plantas e pelo ph.

Para começar, as plantas estão cada vez pior. Descobri que os conselhos que me deram na primeira loja foram tão maus, que penso nem as ter plantado correctamente e como fui investigar outras lojas tentei corrigir, mas acho que já foi tarde...

Há uma que não me deram o nome quando a comprei e por mais que pesquise não a identifico, mas penso que está mesmo no fim dos seus dias - já perdeu as folhas todas, caules apodreceram - o layout mudou ligeiramente, mas se a conseguirem identificar é a ultima do fundo no lado direito (foto acima).

A que está mais à frente dessa penso ser a microsorium pteropus que por sua vez também estava mal planta, pois aprendi que não podia ser enterrada no substrato, e então segundo me indicaram separei-a e pus parte agarrada à anfora e parte à rocha, mas igualmente está a ficar com as folhas castanhas.

Quanto às outras duas, pu-las juntas no centro ao fundo, com mas sem ser num molho. Caule por caule. Será que fiz bem?

Entretanto penso que parte do problema poderá estar no meu ph. Está quase nos 7.8, o da torneira é +-7.7, mas segundo me informaram o areão poderá ser um pouco calcário (é uma de mistura de pedras escuras e mais claras) e isso influencia o ph e acho que as plantas também não estão beneficiar destes níveis... Eu queria baixá-lo até aos 7/7.2 por causa dos peixes que gostaria de ter. Para isso deram-me um ph buffer 7.2 (pó branco), segui as instruções mas após várias tentativas (já foram cinco colheres pequenas de 30 em 30 mins), nada. E por este andar gasto o frasco todo lá (são 54 litros..).

Eu (ainda :rolleyes: ) não sou entendida nestas matérias, mas acho que estou a saturar a água com químicos (suplemento biológico, apesar de já ter parado de pôr desde o 3º dia; aquasafe; buffer) e acho que não vou sair daqui, e vejo as minhas plantas morrer.. Ou continuo com o buffer ou arrisco em tpas com água do pingo doce ou outra marca que já verifiquei terem phs baixos...

Os testes de nitritos passaram de 0.05 a 0.1 :mellow: e penso ser pelas folhas mortas que lá vou tendo a atenção de as tirar (será?).

De coisas novas tenho um pequeno sistema de CO2, e dentro de dias vou buscar um filtro que penso ser EHEIM classic 2213 (acho que é isso - já agora digam-se se é uma boa escolha por 60€..).

Bem, está tudo muito confuso, por isso peço a quem puder conselhos, dicas, correcções, qualquer coisa. Queria comprar umas rochas e aumentar a flora, mas assim não... help!

Obrigado!

Publicado:

por 60 euros arranjas melhor filtro. a gama classic da eheim não é nada de especial. Dá uma olhada aos filtros deste site.

ww.zooplus.de

especialmente o tetratec ex 700 que custa o mesmo desse eheim que ias comprar e é bastante melhor.

Se vais injetar co2, o ph vai descer para 7.2 na boa.

Não te preocupes muito com o ph porque ele não é assim tão importante quanto isso, preocupa-te em estabilizar bem o aquário e em ter uma boa qualidade da água.

Não sei se é viável em termos de orçamento mas aconcelhava a trocares o areão por um substrato poroso tipo jbl manado. Substratos claros fazem com que a sujidade seja mais visível e com o tempo tornam-se o elo mais fraco da montagem.

Verifica a potência da luz e o tipo de lâmpada porque na imagem parece-me luz fraca de mais para o aquário mas pode ser só da qualidade da foto.

Carlos Marques

Publicado:

Boa tarde de novo,

Eu já estou a injectar o co2 há cinco dias não vi alteração nenhuma...

Quanto aos filtros vou fazer uma análise melhor nesse mercado, mas como o Eheim é tão bem falado (é o 2213 Plus) até fora do país tanto na net como nas lojas, pensei que seria o melhor.

Eu já tenho um substrato por baixo do areão, Tetra complete substract. Não sei se percebi, mas é para ficar só com substrato em vez de areão?

Obrigado!

Publicado:

Deves ter alguma coisa a aumentar o ph, tens que a tirar, e não uses mais químicos, continua com o CO2. Tenta estabilizar a água e um conselho para as plantas, não compres pelo aspecto dela na loja, porque podem não se de aquário e por isso é que passando uns dias começam a apodrecer (já me aconteceu isso). Tenta saber 1º quais quer e depois vais a procura delas pelo nome. Por exemplo, nos classificados do forum apanhas boas compras de plantas, eu ia por ai.

João

Publicado:

Obrigado pela resposta.

Quanto tempo é que o co2 demora a fazer efeito de baixar o ph?

Publicado:

metes o jbl manado por cima do substrato fertil. o que tens parece que te faz subir o ph.

Se ele não desce com o co2 então é qualquer coisa que tens aí que te está a subir o ph e o areao pode ser a resposta.

Quanto ao filtro, o pessoal fala muito bem da eheim mas é uma questão de moda. É verdade que os filtros são bem construídos e com bons materiais mas os outros também o são. Só a gama profissional da eheim é que vale bem a pena mesmo pelo preço a que estão. A gama classic da eheim simplesmente não vale a pena porque existe melhor ao mesmo preço.

Carlos Marques

Publicado:

Eu tenho o tetra ex700 e estou bem satisfeito. Agora há muitos por onde escolheres :) neste site http://www.zooplus.es/shop/tienda_peces/filtro_bombas_acuario/filtro_exterior são todos bons, agora ajusta um ao teu aquário.

Um filtro externo é sempre bom e se poderes vai para esse :) mas existem sempre os de cascatas.

João

Publicado:

Boa tarde,

Obrigado pelas vossas respostas.

O problema está finalmente descoberto e realmente é o areão. Na altura não me informaram que era calcário e das consequências , mas enfim...

Agora passa por começar quase de novo. Já vem um novo areão a caminho, e veremos no que dá. E vou pesquisar nas lojas esses filtros que me indicaram.

Vou aproveitar para repensar num novo layout, com os poucos conceitos que já aprendi! :animal_fish:

Obrigado!

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!