nunofalcão Publicado Agosto 10, 2012 Publicado Agosto 10, 2012 boas, Setup Aquário 250L, 240L reais luzes t5, 3x39W (é pouco, estou a espera de € para comprar uma calha nova) Sistema de CO2 pressurizado (2/3 bolhas p segundo no bubble counter) Filtros Eheim Classic 600 x 2 (meio cheios com esponjas e cerâmicas para maior estabilidade) Termostato Eheim 300L Substrato Nutrasoil fértil com uma conjugação de pedra de rio, grossa e fina, por cima Tronco de videira Flora: 3 Anubias saggite 5 anubias nana 2 anubias heterophyla 4 cryptocoryne wenti green 2 echinodorus bleheri (recolocadas e cortadas recentemente estão msm muito pequenas) muitos pés de Alternanthera lilaciana alguns pés de Lysimachia Aurea muita valisneria gigantea (controlada semanalmente) Fauna: 4 espadas adultos (dezenas de filhotes) 2 SAE 1 Bristlenose pleco 4 corydoras 4 bleeding heart tetra 4 golden pristela tetra 1 gold gourami 3 three spot gourami Parâmetros: PH 7,1 idade do aqua: 8 meses (não faço mais nenhum teste) Fertilização: Elos fase 1: 1mL/dia Elos fase 2: 2mL/dia Elos k40: 1mL/d Problemas: 1) uma das anubias saggite e 2 das nana estão infestadas de greenspot e, para alem disto, o risoma mais velho desfaz-se (aparência baça acastanhada) e as folhas mais antigas também. fungos? o que faço? 2) não consigo controlar as greenspot no vidro da frente (apanha mais luz). todo o santo dia me meto a escarafunchar o vidro com lã e retiro maior parte das gspot, passados uns dias la estão elas de novo a aparecer. já aumentei a dosagem "normal" do elos fase 2, pois sei que se trata de carência de fosfatos, mas a este ritmo não vou conseguir ter € para a dosagem. até eu próprio já começo a ter dores no cotovelo tal é a esfregadela sistemática que tenho que dar ali. andei a ler aqui no forum e vi assim de relance uma maneira diy de fosfatos. podem explicar-me este processo como deve ser? cumps, nuno
Luís Fortunato Publicado: Agosto 10, 2012 Publicado: Agosto 10, 2012 Olá. Como é que sabes que as greenspot aparecem devido a carências de PO4? Nunca ouvi/li tal coisa... mas pronto, nesta "ciência empírica" que é a aquariofilia, ouve-se/lê-se de tudo... As greenspot, regra geral, indicam boas condições para as plantas. agora tens é de pensr numa coisa muito básica... as tuas plantas são praticamente todas de crescimento lento. Se tens boas condições para as plantas, as que são de crescimento lento, a menos que estejam em zonas de sombra, vão ficar sempre com greenspot. Cumprimentos Luís Fortunato Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
nunofalcão Publicado: Agosto 10, 2012 Autor Publicado: Agosto 10, 2012 Olá. Como é que sabes que as greenspot aparecem devido a carências de PO4? Nunca ouvi/li tal coisa... mas pronto, nesta "ciência empírica" que é a aquariofilia, ouve-se/lê-se de tudo... As greenspot, regra geral, indicam boas condições para as plantas. agora tens é de pensr numa coisa muito básica... as tuas plantas são praticamente todas de crescimento lento. Se tens boas condições para as plantas, as que são de crescimento lento, a menos que estejam em zonas de sombra, vão ficar sempre com greenspot. Cumprimentos Luís Fortunato maior parte dos posts que encontro aqui, e pelos quais me guio, indicam que na falta de PO4 há aparecimento de Gspot (não é condição única mas é a mais provável). o próprio GMartins, que me ajudou bastante no inicio do meu plantado, refere variadas vezes durante vários tópicos do forum "algas", cito: "confirmo o que disse o Diogo. GSA é mesmo a mais simples de todas = falta de fosfatos. Abraço GM" independentemente da causa, eu quero é livrar-me delas, principalmente das que estão incrustadas ao vidro (que me dê menos trabalho). e para isto preciso de comentários um pouco mais construtivos. de qualquer forma, sabes o que se passa com as minhas anubias? obrigado
Recommended Posts