Recommended Posts

Publicado

Boa noite a todos

Resolvi montar um aquario de 60l, estou a tentar montar o aquario com o minimo de equipamento possivel e á partida o aquario será apenas plantas e um cardume de tetra neons.

Surgiram-se algumas duvidas e se me puderem ajudar agradeço:

É possível ter os neons mesmo não tendo bomba de ar? Apenas com alguma agitação á superfície e bastantes plantas, os neons(á volta de 10) subrevivem a noite?

Eu estou a usar um substracto fértil, e na zona onde vou colocar mais plantas vou usar areao de rio (que vai ficar completamente tapado por plantas) mas quero tambem usar areia. Qual areia recomendam? Posso plantar plantas lá?

Ultima dúvida. Relativamente á iluminação primeiramente pensei em colocar duas lampadas de 18W, o que me parece suficiente, mas só encontro os típicos tubos cilindricos que nao entram nada bem no aquario. Estava pensar colocar dois "candeeiros" em cima do aquario. Ou seja, arranjava dois candeeiros daquelas de aluminio cónicos, tirava-lhes os pés punha uma armação na parte de cima do aquario e colocava-os lá. Quais eram as lampadas que podia usar? conseguia á mesmo ou 36W? é viavel?

Obrigado

Afonso Cunha

Publicado:

o aquário desde que tenha filtro a funcionar 24 horas não existe problema.

não poderás ter muitas plantas com pouca oxigenação, mas isso é com o aquário muito cheio de plantas.

poderás ter areia de rio ou de silica, mas poucas plantas se aguentam, não penses em ter tapetes com essa areia mais fina apenas.

eu tenho valisnerias nesse tipo de areia.

o problema dos candeeiros que te referes são as lampadas que vais utilizar, pois não serão adequadas para plantas.

tens alguns candeeiros com PLL, mas tens de procurar.

com duas lampadas de 18 W consegues ter um plantado aceitável.

Robin

O homem que tirava aos ricos para dar aos pobres( tiro a mim próprio e dou aos peixes).

Publicado:

O meu problema com as lampadas de 18W é arranjar o suporte delas, aquela caixa. Tambem se vende?

Há problema com a falta de oxigenação para os peixes? O que são esses candeeiros com pll? Recomendam alguma loja pora comprar o material (lampadas e respectiva caixa e algumas plantas)?

Afonso Cunha

Publicado:

o que dizes como sendo a caixa deve ser a calha, certo?

podes ver na aquaeden que é um bom patrocinador do forum.

quando o aquário tem pouca oxigenação, os peixes ficam a nadar junto à superficie, quando é insuficiente...morrem.

Robin

O homem que tirava aos ricos para dar aos pobres( tiro a mim próprio e dou aos peixes).

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!