Recommended Posts

Publicado

Boas

Hoje deparei-me com um problema que pode ser grave, tenho preso ao vidro uma folha verde, e dentro dessa folha está uma larva amarela que se mexe dentro da folha, na pratica a larva está colada ao vidro e tapada pela folha... de fora do aquario ve-se a larva de dentro do aquario só se ve a folha...

Alguem sabe o que se trata, é perigoso?

Como é obvio já retirei e deitei pela sanita abaixo, mas

As fotos não sao muito nitidas, mas não consigo melhor...

Deixo uma foto:

img0816jh.jpg

img0817ba.jpg

help Please

Publicado:

Uma larva!! Ka nojo yikes

mas essa folha é de alguma das plantas que tens?

Meteste alguma planta ou outra coisa nova no aquário recentemente?

Muito estranho, pode ser que alguém te saiba dizer o que é, mas se é mesmo uma larva tirava já isso dai antes que se reproduza.

Mas isto sou eu porque desde minhocas a lagartas metem-me um nojo.

Se vejo uma coisa dessas no meu aquário ainda parto o vidro só para a ver morta.

Mas é melhor ouvires outras opiniõs não vá isso ser alguma espécie em embrião.

Publicado:

Se era uma espécie em embriam, era, pois já não e.... Mas gostava de saber o que e... A folha parecia um bocado de valseneria, mas as minhas já estão no Aqua a muito tempo...

Publicado:

Eu não faço ideia o que será, mas se tens o aquário aberto e se as valseneria normalmente ficam a flutuar no topo pode ser algum elemento exterior tenha entrado para dentro do aquário.

Mas deste cabo da bicha? :naughty:

cumps.

Publicado:

Não dei cabo dela, apenas lhe comprei um bilhete para uma visita guiada a etár cá do sítio...

Mas o Aqua esta fechado e as plantas ainda não chegam ao topo... E mesmo muito estranho

Publicado:

Pois, realmente, não tenho grande experiência na matéria, mas se não introduziste nada de novo no aquário, se está fechado, deve ter sido alguma coisa que estava a incubar lá dentro e agora deu um ar da sua graça.

Eu também nunca meti caracois no meu e já tenho lá bastantes e de 2 espécies diferentes.

Mas era mesmo tipo larva ou lagarta o bicho?

Se era não deve ser muito aquático, pelo menos nunca vi.

Pode ser que alguém te saiba dizer o que era.

Cumps.

Publicado:

Era uma lagarta parecida com as lagartas que aparecem nas castanhas.... Esta já era, só espero que não aparecem mais...

• 1 mês depois...
Publicado:

Tenho exactamente o mesmo problema...

Já é a segunda larva que encontro. A primeira dei com ela a "arrastar" pequena folhas Elódea e Stargrass para um canto. Apanhei-a a larva e deixa-a fora.

Hoje de manhã dou com outro larva dentro de uma folha colada ao vidro, exactamente igual ao que está na foto.

Não sei o que é... e não encontro grande informação sobre o problema

Alguem tem alguma idea do que poderá ser?

Publicado:

WTF?? nunca tinha ouvido falar disto!

Vocês moram em zonas urbanas ou mais rurais?

Tanpanama - Posted Image

Publicado:

No meu caso, eu vivo na zona de Lisboa.. em plena selva Urbana... e a larva apenas me apareceu dentro do aqua... não tenho disso espalhado pela casa...

Publicado:

Estava a pensar em libelinhas, mas essas, a fase larvar é muito extensa, e a larva é predadora. Neons por exemplo, desapareciam todos!!

Tanpanama - Posted Image

Publicado:

è isso precisamente... Não encontrei grande informação do que é e como eliminar. Entretanto tenho um Botia com ictio e apliquei Omnipur, pode ser que acabe tambem com estas larvas. São apanhei 3.

Publicado:

Provavelmente já vieram com as plantas. Não há grande coisa a fazer, há medida que forem surgindo, vais tirando

Tanpanama - Posted Image

Publicado:

Boas desculpem mas eu continuo sem perceber do qoe se trata. já tive uma mas entretanto deicabo dela. ja se sabe ao certo o que é?

Publicado:

Encontrei mais duas. Estava a contar que com o sera omnipur,que coloquei para o ictio, também as eliminasse mas afinal nada... Serviu para eliminar 99% dos caraçois pelo menos.

Publicado:

Isso são larvas de um tipo de traças (Chinagraph ou China Mark Moth) cuja larva é aquática. http://wildlifenews.co.uk/2010/china-mark-moths/

Não há tratamento para elas. Podes tentar tirar todas as plantas e inspecciona-las visualmente para ver se descobres mais. Ou então á medida que as vais vendo, vais tirando as larvas. Eventualmente vais acabar com elas.

As plantas provavelmente já vinham com ovos.

Admira me é que ainda não te tenhas queixado das plantas, porque pelo que li, estas larvas são grandes devoradoras de folhas

Tanpanama - Posted Image

Publicado:

Admira me é que ainda não te tenhas queixado das plantas, porque pelo que li, estas larvas são grandes devoradoras de folhas

Queixo pois... acabaram-me com as foxtail eram só 3 pés felizmente.