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Gostava de ter um aquário que ficasse giro com umas plantas, gastar pouco dinheiro e não sabe nada sobre o assunto?

 

Está no sitio certo!

 

O aquário de 60cm de frente com 60 litros é uma boa aposta a não ser que queira ter apenas camarões.

  • Dá para ter peixes (poucos)
  • É fácil encontrar em 2ª mão
  • É fácil de cuidar (uma TPA de 25% são 15 litros ou balde e meio de água)

Este custou 45€ usado e como vêm tem óptimo aspecto

Os aquários postos à venda com luz integrada na tampa plástica, em que não existe nada entre a lampada e a água são a melhor opção

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Um aquário sem tampa com calha de luz suspensa (tipo holandes) perde muita água por evaporação, gera por isso muita humidade no local onde se encontra, Algumas espécies de peixes saltam para fora de água com facilidade. Tem a vantagem de vermos algumas espécies de plantas evoluir fora de água, no entanto estas não são indicadas para luz muito fraca.

 

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A solução aquário e calha (de pousar) como esta é de evitar (aparece muito à venda usada):

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  • A calha é pesada e a tampa de suporte no aquário em plástico e vidro frágil, por isso parte ao fim de pouco tempo
  • Ficam com 1 vidro (no aquário) + 1 refletor de plástico (na calha) entre a luz e a água o que diminui a intensidade de luz que chega às plantas. O ideal é não existir nada entre a lampada e a água para maximizar a luz que chega às plantas

O filtro de 2 espumas é o suficiente para este aquário

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A bomba de ar de preferência Tetra (muito mais cara que as outras mas completamente silenciosa e com 3 anos de garantia), não é boa ideia poupar aqui a não ser que o aquário fique na garagem.

 

A APS50 chega

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O tronco de madeira é muito decorativo, melhora os parâmetros da água e coloca-se à frente do filtro para o esconder

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O termómetro digital com sonda tem a vantagem de se colocar fora do aquário (menos uma coisa dentro do aquário).

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A placa de esferovite 2cm de altura para colocar o aquário em cima e corrigir possíveis desníveis da superfície.

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O programador para ligar e desligar a luz automaticamente

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O tubo de ar e válvula anti retorno para ligar a bomba de ar ao filtro.

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Um papel de fundo para a parte de trás do aquário com ambiente natural

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Editado por pedronb
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O substrato inicial de turfa a cobrir o fundo vai libertar elementos essenciais, estabilizar o Ph e fornecer uma base importante para as plantas, 2 litros em rama ou 9 placas. Nos primeiros tempos a água ficará um pouco vermelha mas não se preocupem pois os animais gostam e com o tempo vai perdendo a "cor".

 

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Por cima vamos colocar a areia, para calcular a quantidade que queremos basta multiplicar o comprimento do aquário x a largura do mesmo x a altura da areia e dividir o resultado por 1000. Exemplo 60 x 30 x 5 = 9000 a dividir por 1000 é = a 9 (Kg).

Há muitas cores, produtos (akadama, natural soil, etc) e tipos de grão, isso fica ao vosso gosto, deixo apenas algumas noções importantes:

  • A areia grão de açúcar (suger size) 1mm não permite às plantas o desenvolvimento de raízes pelo que não deve ser aplicado em todo o aquário se querem ter plantas com raiz. Podem aplicar apenas numa zona ou colocar vasos enterrados para as plantas poderem crescer. Algumas espécie de animais não gostam de branco vivo (reflecte demasiado a luz).
  • Acima dos 4mm a comida entra com facilidade no substrato antes dos animais serem capazes de a comer.
  • A areia é pesada para comprar longe (portes 10kg) o ideal é comprar ao pé da porta.
  • A forma arredondada é a mais natural e não magoa os animais.

Grão 1.5mm

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O aquecedor não será necessário se a temperatura da sala onde está o aquário não for inferior a 15º no Inverno e se tiver "Tanichthys albonubes" e/ou Red Cherrys, eles não gostam é de calor (mais de 25º e 28º respectivamente)!

 

Bons primeiros peixes

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Bons primeiros camarões

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A regra é comprar 1W por litro de água neste caso 50W.(10 litros são ocupados pelo substrato), verifique se é completamente submersível este não é e tem de ficar em pé (a água não pode ultrapassar o símbolo das ondas na parte superior):

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A localização do aquário deve ter em conta:

  • O local para colocação deve aguentar 70kg e ser plano.
  • Não deve apanhar luz de sol directa.
  • Deve ficar ao nível dos olhos para quem está sentado ou de pé de modo a que a sua "contemplação" seja confortável.
  • Se tiver alguma estrutura mais alta ao pé onde se possa colocar um balde é ideal (estante, armário) pois assim não necessita de escadote (ou bomba) para fazer as mudanças de água.

A montagem

Cortar a esferovite à medida da base com xisato.

Lavar o aquário com água salgada (água da torneira com sal marinho = desinfectante), passar bem por agua doce.

Quando secar colar o poster de fundo com fita adesiva.

Passar a turfa por água e espalhar no fundo.

Lavar a areia até a água sair limpa (5x) colocar de forma a ficar mais alta na parte de trás do aquário

Passar as espumas do filtro por água e colocar o filtro no fundo traseiro direito e a sonda do termómetro. Ligar pela ordem filtro - tubo de ar - válvula anti retorno - tubo ar - bomba.

Passar por água e colocar o aquecedor no fundo traseiro esquerdo. Vão ser geradas duas correntes uma pelo aquecimento da água e outra pelas bolhas de ar do filtro.

Passar por água e "camuflar" o filtro com o tronco deixando 1 cm de folga para a água circular.

Colocar um prato sobre a areia e encher de água.

Ligar aquecimento, bomba e a luz ao programador (10 horas dia - 10h às 20h). Ficha tripla com terra essencial. Está tudo a funcionar? Sente-se a descansar e a ver como ficou bonito.

 

Quantas plantas devo plantar?

 

Comprimento x largura do aquário a dividir por 50. Exemplo: (60cmx30cm) / 50 = 36 plantas

 

Isto é o que se costuma designar por 50% de carga de plantas (daí a divisão por 50), sendo este o valor habitualmente designado por "normal" para cálculos de luz, fertilizantes e CO2.

 

Entenda-se planta como "um pé de planta de caule", no caso das plantas de rizoma, este tem geralmente um volume de folhas maior, devemos ter em atenção a área das folhas para obtermos uma equivalência.

Exemplo 5 pés de Egeria Densa são equivalentes a 1 rizoma de Microsorum pteropus com 5 folhas

 

Microsorum pteropus

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Egeria Densa

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Editado por pedronb
Publicado: (editado)

A intensidade de luz que as plantas gostam é diferente da que os fabricantes colocam nos aquários.

 

Porquê? Porque a luz é muito cara. Por vezes mais do que o aquário com luz (muito fraca)!

 

Os aquários vêm normalmente apenas com uma lâmpada. Essa lâmpada corresponde a iluminação muito fraca ou seja 0.25 Watts por litro de água. Este é o minimo de luz para poder ter plantas vivas.

 

As melhores lâmpadas para o crescimento das plantas que permitem a utilização isolada são as Grolux, antes de comprar verifique se é:

T8 ou T5 se for tubular (diferente grossura e potência)

 

Ou compacta provavelmente é casquilho 2G11

 

Na iluminação tire sempre todas as dúvidas antes de comprar pois existe muita coisa diferente nesta área e é facílimo enganar-se. De qualquer modo só vai comprar a lâmpada quando se fundir (embora o rendimento ao fim de 1 ano seja inferior não faz diferença para estas plantas).

 

As plantas

O erro mais comum é comprar as primeiras plantas baratas de caule que encontra. As plantas para luz muito fraca são geralmente de rizoma, crescimento lento e preço elevado comparativamente às de caule. O resultado é as plantas amarelecerem, desfazerem-se e morrerem ao fim de algumas semanas.

 

Como estamos a iniciar-nos nas plantas vamos escolher espécies pouco exigentes, que necessitam de pouco CO2 (todas as plantas necessitam de CO2) e para iluminação muito fraca (0.25 Watts por litro).

 

Estas são as mais fáceis de encontrar à venda

 

Anubias nana

Anubias barteri

Anubias nana mini (Petite)

 

Anubias coffeefolia (caffeefolia)

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Chladoflora aegagropila

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Cryptocoryne wendtii tropica

Cryptocoryne beckettii

Cryptocoryne wendtii brown

Cryptocoryne wendtii green

Cryptocoryne undulata

 

Cryptocoryne willissii

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Microsorum pteropus

 

Microsorum sp. narrow

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Taxiphyllum barbieri ou Vesicularia dubyana (Java Moss)

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Existe alguma controversia sobre a designação do musgo de java (leia-se o musgo menos exigente). Não tem que enganar comprem o mais barato.

 

A tropica chama-lhe Taxiphyllum barbieri

E considera que o Vesicularia dubyana é o 'Christmas' bastante mais exigente

 

Ao contrário da Aquaplant

 

As Anubias e as Microsorum não devem ser enterradas mas sim amarradas com fio de pesca a raizes ou rochas.

As Cryptocoryne podem perder todas as folhas mas isso não quer dizer que estejam mortas, estas vão rebentar quando a planta se ambientar à vossa água.

 

As rochas

Se não tem raiz de madeira suficiente para atar as plantas, eu preferia que comprasse outra. Mas se quer antes apanhar umas rochas, se as apanhar na loja ou na praia lave-as bem se for no rio é melhor ferver.

 

Basalto "rolado" por exemplo encontra-se em São Torpes (entre Sines e Porto de Covo)

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"Para ser considerado adequado para uso em um aquário de água doce tropical, as rochas devem ser de basalto, granito, arenito e lava. Nunca adicione no aquário uma pedra de mármore, porque contém arsênico como contaminante.

Nem qualquer pedra contendo cálcio. Para verificar se uma pedra é de origem calcária, pingar algumas gotas de ácido clorídrico, esperar e observar com cuidado. Se borbulhar na superfície da pedra, não utilizar, como isso indica a presença de cálcio. Este item vai endurecer muito a água e a tornará alcalina"

 

in http://aquabloglt.bl...o-para-ser.html

Ácido clorídrico (HCl) · O ácido impuro (técnico) é vendido no comércio com o nome de ácido muriático;

 

O vinagre também dá para fazer o teste e é mais fácil de arranjar.

Ácido acético (H3C-COOH) É o ácido constituinte do vinagre, utilizado com condimento na culinária

 

Os ciclidios gostam água alcalina mas não se adequam a este aquário.

 

Já comprou e colocou as plantas? Então está na altura de ligar todos os equipamentos. A temperatura deve ser no minimo de 23º (durante o ciclo do azoto) e a luz de 10 horas dia.

Daqui por 3 dias pode comprar 1 ou 2 peixes resistentes (link Bons primeiros peixes colocado acima) e fazer o de ciclo do azoto que demora normalmente entre 2 a 6 semanas.

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Não pode colocar mais nenhum ser vivo no aquário até passarem 6 semanas No gráfico aparece apenas 1 mudança de água no entanto estas devem ser feitas a intervalos de 15 dias (ver "A troca parcial de água TPA")

 

Muito tempo? A natureza anda devagar, relaxe...vá olhando para o aquário que ajuda a libertar o stress.

Editado por pedronb
Publicado:

Curioso tenho esse elite 50w e a marca das ondas diz "nivel minimo da água" e não valor máximo e diz nas instruções ser totalmente submersivel e é assim eu tenho usado sem problemas.

Publicado: (editado)

Nelson

O aquecedor não é totalmente submersivel por isso é que foi explicitamente colocado no post, para as pessoas saberem disso antes de comprarem, com a agravante de ser uma marca de preço elevado.

Claro que não tens problemas se não o metes todo dentro de água, a não ser que avarie.

É o chamado nível "minimo e máximo" se o mergulhares completamente durante uns dias prepara os euros para comprares um novo. Aconteceu-me a mim.

Editado por pedronb
Publicado: (editado)

A alimentação

Os animais (peixes ou camarões) gostam de comer pouco preferencialmente 2 x dia, a horas certas, alimentação variada. Se trabalha por turnos ou não está para se chatear o melhor é comprar um alimentador automático e enche-lo de flocos.

 

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A quantidade certa de comida é a que for totalmente consumida em 2 minutos.

A alternativa mais económica é a comida liofilizada. Dáfnias, Tubifex e Larvas de mosquito. Compre a primeira vez em frasco e as seguintes em saco. Esta pode dar quando estiver em casa como 2ª refeição do dia.

 

A troca parcial de água TPA

Trocar no mínimo 25% da água do seu aquário de 15 em 15 dias é obrigatório, peixes bem alimentados sobrevivem vários dias sem comer, mas o seu aquário pode não sobreviver a uma ausência de mudança de água.

Meça a altura da coluna de água (nível superior da areia ao nível inferior da tampa de plástico) e coloque uma fita adesiva colada a marcar a água que tem de tirar do aquário num dos vidros de lado com mais 2cm para a água que fica “dentro” da areia.

Compre 2 baldes de plástico “especiais de 13 Litros” para o aquário (um resto de champô do carro pode ser nocivo para os peixes), 3m de tubo de ar, um sifão de plástico para mudar a água, 2 molas de roupa e um escadote caso não tenha um ponto alto para colocar o balde cheio.

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Encha o balde “A” e deixe repousar a água durante 24h para que o cloro seja libertado.

 

Remova a água para o balde “B” com o sifão sem “apanhar” nenhum peixe, desligue o filtro (e o aquecedor se necessário) lave uma das esponjas do filtro nessa água. Aponte num caderno qual foi, pois na próxima muda só vai lavar a outra. Ligue o filtro.

 

Coloque o balde A no escadote e o tubo de ar preso com uma mola com início no fundo do balde, chupe na outra extremidade do tubo e coloque-o dentro do aquário junto à área de maior corrente. A água flui assim lentamente evitando o choque térmico que poderia acontecer pelo aquário ter água aquecida e o balde não (inverno). Como tem 2 baldes deve ser mais leve dividir a água em 2 meios baldes.

 

Coloque umas gotas de Flourish Excel no aquário em cada TPA.

 

Em 1 de cada 2 TPA coloque umas gotas de fertilizante sem fosfatos ou nitratos.

Nunca mais de ¼ das dose recomendadas!

 

O vidro frontal vai ficar com algas e necessita de comprar um limpador magnético flutuante, os limpadores normais como o da foto (não flutuam) vão cair para o fundo várias vezes

 

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Mais fauna?

Estava a ficar triste de não colocar mais peixes? A população precisa de ser aumentada devagar, com dois ou três peixes de cada vez. Tudo no aquário deve de ser alterado em pequenas quantidades.

A partir do momento em que temos o ciclo feito, existe no nosso aquário um sistema ecologico frágil em equilibrio, qualquer alteração para mais ou para menos em grande quantidade: Peixes, plantas, água, luz. Vai destabilizar o sistema.

Exemplo: Uma remoção de grande número de plantas, provoca o aumento de nutrientes não consumidos na água e uma praga de algas.

 

aquarium-cycle.gif

in

http://www.pet-expo....ums-cycling.htm

 

ciclo+azoto.png

in

http://aquario-ap12-...de-da-agua.html

 

Quantos peixes posso colocar? "Máximo de 2.5 cm de PEIXES PEQUENOS por cada 4l." Neste caso 31cm de peixes pequenos ou se quiser 10 peixes com 3cm (a cauda também conta).

 

Quando trás um saco com peixes corte o topo e coloque o saco a um canto preso com uma mola de roupa, ao fim de meia hora a temperatura estará igualada, adicione uma chavena de café da água do seu aquário de 15 em 15 minutos duante 1 hora para aclimatar os novos peixes à sua água, no fim deste processo apanhe os peixes com uma rede e coloque-os no seu aquário, nunca junte a água da loja á do seu aquário.

 

Se todas estas regras forem seguidas vai ter um aquário bonito e saudável garantido durante muito tempo, com pouco investimento de tempo e dinheiro.

 

Como contrapartida só lhe vou pedir que tire uma foto do seu aquário e a coloque aqui...

Editado por pedronb
Publicado:

Tenho um aqua da Elite, 37L, um filtro EliteStingray 15, termostato Elite 50, bomba de ar.

Já tenho lá uns peixitos, mas estava a pensar em mudar, colocar um areão do rio (após ser fervido), com uns "calhãos" do rio também, que já foram fervidos.

O areão que lá está é daqueles sacos azuis, que se vendem no Bricomarché.

Inicialmente tinha umas plantas artificiais, que retiri, porque disseram-me que poderia fazer mal à Betta.

O pH 7.2, sempre, nunca se alterou, mesmo com TPA e a temperatura fica entre 26 a 28º.

 

Dúvidas:

 

Os peixinhos abaixo são demasiados?

As plantas suficientes?

Necessito de sistema de CO2?

Aquando da troca de cenário, deve-se fazer o ciclo do azoto, deixar a água cerca de 2/3 semanas sem peixinhos?

A temperatura é alta?

Necessito de termostáto? - A temperatura da casa nunca baixa dos 15/20º no inverno.

 

Fauna:

 

Betta - 1 (mais para lá do que para cá)

Cae - 2 (iniciais)

Guppy - 2 (iniciais)

Neon - 3 (iniciais)

Neon - 5

Tetra Silver tips - 5

Corydora Paleatus - 3

 

Flora:

 

Hygrophila polysperma - 1

Limnophila sensiflora - 1

Musgo de Java - 1

Vallisneira gigante var "Curly" var asiatica - 2

 

Link do meu aqua.

 

http://imageshack.us/g/706/dscf1802k.jpg/

Publicado: (editado)

1º aconselhava-te a criares um topic só teu, até porque o que percebi, a função deste topic, digamos que é um manual de aquariofilia para iniciantes..

 

mas vou-te responder a algumas coisas...dentro do que sei...

 

neons são de cardume, 5 já é alguma coisa, mas o pessoal fala de 7 para cima, 10 já era bom...

corys tb são de cardume, numero e que já nao palpito xD mas umas 5 ou +...

 

vais ter de jogar tudo muito bem, ate pk, tas limitado em termos de litragem...

 

co2 vai depender das plantas, e da quantidade de luz tb..um substrato fertil, ajuda em algumas plantas, nomeadamente as de baixa exigência.

 

quando mudas um aquario completo, para mudar layout, aproveitas sempre agua do anterior layout, e como n desligas o filtro as bacterias, não morrem...logo continuas com o ciclo feito...

 

temperatura, e que convinha ser mais alta, minimo 26ºC, para o inverno....por isso seria melhor usar termostato...ate pk todos os peixes que tens são de agua quente...

 

 

 

ja agora, belo manual...pedronb

Editado por DiogoAlexandre
Publicado:

Nelson

O aquecedor não é totalmente submersivel por isso é que foi explicitamente colocado no post, para as pessoas saberem disso antes de comprarem, com a agravante de ser uma marca de preço elevado.

Claro que não tens problemas se não o metes todo dentro de água, a não ser que avarie.

É o chamado nível "minimo e máximo" se o mergulhares completamente durante uns dias prepara os euros para comprares um novo. Aconteceu-me a mim.

 

Discordo nas instruções diz mesmo que é totalmente submersivel o meu esteve um ano mas siga o post que isto ja é muito off topic

  • 2 meses depois...
Publicado:

O meu aquário é igual ao que foi utilizado neste tópico! Agora falta aumentar a iluminação

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<p><span style="font-size:14px;"><a data-ipb='nomediaparse' href='<a class='bbc_url' href='href='http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=216458#entry1234104'>Black&White 96l</a> | <a data-ipb='nomediaparse' href='http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=223623'>Rock Valley (96l)</a></p> <br />

<p> </p><br />

<p> </p>

Publicado:

Curioso tenho esse elite 50w e a marca das ondas diz "nivel minimo da água" e não valor máximo e diz nas instruções ser totalmente submersivel e é assim eu tenho usado sem problemas.

 

Nelson

O aquecedor não é totalmente submersivel por isso é que foi explicitamente colocado no post, para as pessoas saberem disso antes de comprarem, com a agravante de ser uma marca de preço elevado.

Claro que não tens problemas se não o metes todo dentro de água, a não ser que avarie.

É o chamado nível "minimo e máximo" se o mergulhares completamente durante uns dias prepara os euros para comprares um novo. Aconteceu-me a mim.

 

Eu também tenho um destes e também o uso completamente submergido. Já vai para lá de 1 ano sem qualquer problema. Acho que tiveste azar com o teu!

 

Abraço

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Publicado:

óptimo manual! já deu para aprender mtas coisas.

 

só fiquei com uma duvida!

 

se por ex usar-mos plantas de baixa manutenção (tipo anuvias e musgo de java) convém de vez em qd (e com q frequência) usar pastilhas de CO2?

Publicado:

Boas Pedronb,

 

Gostei muito do teu incentivo. Está muito fixe. Para melhoria apenas vejo que em vez de fazeres várias mensagens, utilizares apenas uma e incluires links directos para cada zona (não sei se o código deste fórum permite)... A ideia está porreira :)

 

Falta também falar um pouco da fertilização e talvez dos tipos de lâmpadas e calhas que existem (diferenças, vantagens e desvantagens) ;)

 

cumps, David

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

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