jonap212 Publicado Agosto 9, 2012 Publicado Agosto 9, 2012 Bom dia, Vou montar um Cubo de 125 litros (50X50X50) e estou na dúvida se encho com água do Mar ou com água de Osmose com Sal. A minha preferência seria a água do mar do Cabo da Roca, no entanto nunca o fiz nem sei muito bem como o fazer (logística/local ideal,etc). Em termos de maturação e ciclagem da água, o que recomendam? Por acaso, alguém tem de ir ao Cabo da Roca esta semana/fim de semana? Obrigado
rakiki_gti Publicado: Agosto 9, 2012 Publicado: Agosto 9, 2012 eu para mim prefiro agua de osmose , mais sal... claro k que do mar tras sempre mais qualquer coisa..
jonap212 Publicado: Agosto 9, 2012 Autor Publicado: Agosto 9, 2012 (editado) Para 125 litros, quantos kilos de sal marinho iria necessitar? Existe uma "fórmula"/percentagem ou depende da marca do sal? Editado Agosto 9, 2012 por jonap212
Sérgio Carmo Publicado: Agosto 9, 2012 Publicado: Agosto 9, 2012 Ola... a conversao é mais ou menos 33g por litro mas pode variar dependendo da marca do sal e da salinidade que pretendes Sent from my GT-I9100 using Tapatalk 2
Pedro Conceição Publicado: Agosto 9, 2012 Publicado: Agosto 9, 2012 Toma atenção que provavelmente os 125lts é bruto e na realidade o aqua leva cerca de €115lts + sump se existir. MEGA ARQUIVO
jonap212 Publicado: Agosto 10, 2012 Autor Publicado: Agosto 10, 2012 Muito obrigado pelos vossos comentários!! Surgiu a oportunidade de aproveitar a água já maturada e ciclada de uma muda de água de um aquário de 800 litros totalmente de confiança e acho que vou aproveitar para iniciar com 15 kg de rocha viva! Acham bem? Durante a ciclagem (3 / 4 Semanas) e tendo apenas o areão, rocha, escumador na sump (sem luz para já), será necessário fazer a reposição (diária/semanal) de água de osmose? e a mudança de água de osmose com sal quinzenal de 20% do total? Obrigado
rakiki_gti Publicado: Agosto 10, 2012 Publicado: Agosto 10, 2012 15 KG de rocha viva em 125 litros ? na minha opinião e nos tempos que correm rocha viva quase nem ve la. mas va tipo algum bocado so para iniciar e ajudar o ciclo a ser mais rapido mas de resto rocha morta. so o dinheiro que gastas em rocha viva dá para comprar outros equipamentos que merecem melhor atenção. eu colocaria o suficiente para criar um lyout armonioso mas simples mas tudo com rocha morta praticamente . por exemplo se usar 7 kilos digamos 6 de morta 1 de viva... a reposição tens sempre de fazer porque a agua evapora... em relação ha tpa eu começaria por 10 % semanais agora no inicio e depois do o aquario maturar ai sim fazer quinzenal ou ate mesmo mensal. tambem vai depender do equipamento que tenhas. escumador etc etc...
jonap212 Publicado: Agosto 11, 2012 Autor Publicado: Agosto 11, 2012 De facto a Rocha viva tem um preço absurdo, mas consegui aproveitar um bom preço de 15kg de um amigo que se desfez do aquário! No entanto, concordo com a tua opinião e vou adicionar rocha morta à sump, talvez mais 8/10kg. 1 azar na montagem do aquário de ontem: aquário acabadinho de encher e verifiquei que a sump estava furada!! Bah! vou tentar resolver hoje!!
jonap212 Publicado: Agosto 11, 2012 Autor Publicado: Agosto 11, 2012 Esqueci me de referir que o meu escumador é um bubble magus NAC 7.
Pedro Conceição Publicado: Agosto 11, 2012 Publicado: Agosto 11, 2012 Eu sei que a rocha viva é cara, mas tem a sua importância que é, hoje em dia, esquecida por alguns. A rocha morta é barata, no entanto tudo o ue estava nela quando foi seca, fica lá dentro e torna-se um contaminaste para a água. Normalmente demora cerca de 2 semanas a maturar por dentro tendo depois o tempo de colonização. Conheço casos de montagens com muito pouca Rocha viva ou mesmo nada, que tiveram depois problemas constantes de algas e cianos. Na minha opinião, e baseado na experiência que tenho é que deve ser colocado, pelo mens, 20% de viva e o resto morta. Não adianta estarmos a poupar no inicio quando depois vamos acabar por gastar o mesmo ou mais. MEGA ARQUIVO
Recommended Posts